conecte-se conosco


Cuiabá

Alunos com deficiência visual não frequentam o Instituto dos Cegos desde o início do ano por falta de transporte

Publicado

Por Tiago Terciotty, TV Centro América

Os estudantes de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, que possuem deficiência visual não conseguem mais frequentar as aulas no Instituto dos Cegos, em Cuiabá, pois o ônibus que fazia o transporte deles não passa para buscá-los desde o início do ano.

O problema está nos repasses da Secretária Estadual de Educação (Seduc) que garantiam o combustível para o micro-ônibus que buscava os alunos. Atualmente, o veículo está parado.

Em nota, a Seduc explicou que os convênios para 2019 e 2020 estão sendo analisados, mas que não existe recurso para combustível – o dinheiro destinado é apenas para custeio de pessoal.

O Instituto dos Cegos, há 40 anos, oferece cursos e promove a independência de pessoas que têm deficiência visual.

Cerca de 100 alunos frequentavam o local, com a falta do transporte, esse número caiu para 30.

“Eles estudam tanto aqui (no instituto), como em escolas da rede estadual, então eles estão comprometidos com a falta do transporte”, ressaltou a vice-presidente do Instituto dos Cegos, Natalicia Maia.

A estudante Ariane Araújo dos Santos, que tem deficiência visual e é cadeirante, mora no Bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, distante a cerca de 14 quilômetros do instituto e a família dela não possui veículo próprio para ir ao instituto.

“Pretendo terminar o ensino médio, pois quero conseguir um emprego e ajudar a minha mãe. Em nome de todos, estou pedindo que abasteçam o micro-ônibus para que possamos utilizá-lo novamente”, pontuou.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretaria de Saúde promove “Dia D” de vacinação contra Influenza neste sábado (20)

Publicado

No próximo sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde realiza o “Dia D” de Vacinação contra a Influenza. Esta iniciativa é parte da campanha, que teve início em 25 de março na capital e tem como objetivo imunizar diversos grupos prioritários, garantindo a proteção contra a gripe.

O público-alvo do “Dia D” abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas,  professores do Ensino Básico e Superior, indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e jovens e adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Este ano, a campanha de vacinação foi antecipada pelo Governo Federal devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o país, o que ressalta a importância da imunização para a prevenção de doenças.  A vacina utilizada é trivalente, oferecendo proteção contra as principais cepas de vírus em circulação no Brasil.

É importante ressaltar que todas as pessoas que forem se vacinar devem levar o cartão de vacinação, para que as equipes possam fazer a verificação da situação vacinal e garantir uma cobertura efetiva. No “Dia D”, todas as unidades básicas de saúde da capital estarão abertas das 8h às 16h30, sem interrupção, facilitando o acesso à vacinação para toda a população.

SERVIÇO:

O que: “Dia D” de vacinação contra a Influenza

Quando: Sábado (20), das 8h às 16h30

Onde: Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Centro de Tratamento de Epilepsia do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) realiza treinamento técnico para atendimento a pacientes

Publicado

O Centro de Tratamento de Epilepsia do Hospital Municipal de Cuiabá Leony Palma de Carvalho (HMC) realizou nesta quinta-feira (18) treinamento inédito para a equipe multidisciplinar de profissionais que trabalha diariamente na avaliação, tratamento e na realização de cirurgias em pacientes portadores de epilepsia. 

“Esta é a primeira reunião do centro como um grupo multidisciplinar , após termos o primeiro paciente operado, sendo fruto do bom desempenho da equipe, marcando a efetividade dos processos iniciado em 2023”, afirmou o médico neurologista e especialista em epilepsia Bruno Gumiero. 

Criado em 2023, o Centro de Tratamento de Epilepsia realizou treinamento no ano anterior após a implantação do Vídeo Eletroencefalograma (Vídeo-EEG) na unidade, que permitiu a criação do centro especializado. 

Naquele momento, o treinamento foi dividido em quatro etapas durante um mês, visando orientar toda equipe: enfermeiros, médicos de plantão e outros profissionais da equipe. 

“Essa reunião inaugural demonstra para toda equipe do HMC como o centro foi estruturado, deixando todos a parte do seu funcionamento, trazendo toda a equipe para participar dos processos. Nas próximas reunioes, mensais, o objetivo e discutir condutas dos pacientes com epilepsia refrataria”, afirmou Bruno Gumiero. 

A neuropsicóloga Ana Carla Freire da Silva explicou durante o treinamento a função da neuropsicologia no tratamento da epilepsia. O acompanhamento faz parte de um dos serviços realizados pelo Centro de Tratamento. 

“O paciente chega até mim com o CID de epilepsia não identificada e nós fazemos um acompanhamento neuropsicológico porque conforme o paciente tem essas crises ele pode ter declínios cognitivos de linguagem e de memória, por exemplo”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana