conecte-se conosco


Policial

Após denúncia, PM encontra menores consumindo álcool em festa

Publicado

MidiaNews

Um homem, de identidade não revelada, foi detido na madrugada desta quinta-feira (10), após dar uma festa regada à álcool com presença de menores, em Sinop (a 477 km de Cuiabá).

De acordo com informações da Polícia Militar, moradores do bairro Gente Feliz II acionaram os agentes por causa do som alto que vinha da festa.

Os militares, então, foram ao endereço e conversaram com o suspeito, organizador da festa, que se comprometeu em abaixar o som para não incomodar vizinhos.

No entanto, algum tempo depois, a PM recebeu outro chamado denunciando o mesmo endereço por pertubação do sossego.

Diante da situação, os policiais cercaram o imóvel e abordaram cerca de 100 pessoas que estavam no local.

Durante a revista, a PM identificou duas adolescentes de 15 e 16 anos, que consumiam bebida alcoólica e fumavam narguilé.

Uma delas estava com a mãe e a responsável também foi levada para a delegacia por expor a menor.

Os militares apreenderam um aparelho de som, várias garrafas de bebida destilada, latas de cervejas e diversos narguilés.

Devido aos fatos, conduziram o organizador do evento para a delegacia, onde foi autuado por corrupção de menores e perturbação do sossego.

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Polícia Civil e Vigilância Sanitária Municipal apreendem cigarros eletrônicos em loja de Cuiabá

Publicado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, apreenderam na tarde de quarta-feira (17.04), frascos com cigarros eletrônicos e essências, comercializados ilegalmente em uma loja na Capital.

No estabelecimento localizado na avenida Antártica, foram apreendidos sete frascos com cigarros eletrônicos de diversas marcas, e sete essências para cigarro eletrônico, que estavam sendo comercializados na loja.

O proprietário do local, de 37 anos, foi preso em flagrante pela prática de crime contra as relações de consumo, com pena de até 5 anos de prisão. Após a confecção dos autos, o suspeito foi encaminhado para audiência de custódia.

Legislação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio da Resolução da Diretoria Colegiada nº 46, de 28 de agosto de 2009, proibiu a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarro eletrônico, e-cigaretes, e-ciggy, ecigar, entre outros, especialmente os que aleguem substituição de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo e similares no hábito de fumar ou objetivem alternativa no tratamento do tabagismo

Além disso, a ANVISA também incluiu na proibição quaisquer acessórios e refis destinados ao uso em qualquer dispositivo eletrônico para fumar.

Fiscalização

A Polícia Civil, por meio da Decon, intensificará as ações de repressão à venda de cigarros eletrônicos e essências ilegais.

O consumidor que quiser denunciar uma loja ou empresa que estiver comercializando esses produtos pode comparecer na DECON, que fica Avenida Dante Martins de Oliveira, s/nº, antigo CISC Planalto, no bairro Carumbé, em Cuiabá, durante o horário comercial de segunda a sexta-feira, ou encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected]

O consumidor também pode realizar denúncia anônima ligando para o telefone 197 da Polícia Civil, ou pela Delegacia Virtual através do link: https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam

É importante que o denunciante procure detalhar a prática da empresa informando, por exemplo, o nome do local, o seu endereço completo, o nome e o telefone, se souber, do proprietário da loja, o tipo de produto comercializado, se o comércio é na própria loja ou por telefone, redes sociais ou sites e, se for, qual o número do telefone, o nome da página ou do site utilizado, onde o produto fica armazenada, o modelo e a placa de motocicletas ou veículos utilizados para a entrega e, se possível, o valor cobrado pelos cigarros eletrônicos e essências ilegais.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Vem aí o FETRAN 2024: Educação, Arte e Diversão no Trânsito!

Publicado

No próximo dia 18 de abril, terão início as inscrições para a 19ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) 2024 em Mato Grosso.

Este evento, promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no estado (SPRF/MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/MT), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT), além de prefeituras municipais e diversos outros parceiros, tem como objetivo principal sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre a importância do comportamento correto no trânsito.

O FETRAN utiliza o teatro como uma poderosa ferramenta didática, visando formar cidadãos comprometidos com a segurança própria e a dos outros nas vias públicas, promovendo assim um convívio social mais harmonioso. Além disso, o festival busca fomentar a produção cultural e artística nas escolas, promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas.

O festival será dividido em seis etapas, sendo cinco regionais e uma estadual. Confira o calendário das etapas regionais do FETRAN 2024 em Mato Grosso:

Etapa Aricá Mirim: Campo Verde, de 03/06 a 07/06/24
Etapa Araguaia: Primavera do Leste, de 17/06 a 21/06/24
Etapa Guaporé: Campo Novo do Parecis, de 12/08 a 21/08/24
Etapa Várzea Grande: Várzea Grande, de 26/08 a 30/08/24
Etapa Teles Pires: Sorriso, de 23/09 a 26/09/24

Os vencedores de cada uma dessas etapas regionais terão a oportunidade de competir na etapa estadual, que será realizada em Cuiabá, no Cine Teatro Cuiabá, de 23 a 26 de setembro de 2024.

As inscrições para o FETRAN 2024 podem ser feitas através do site oficial do evento, www.fetran.com.br, dos dias 18 de abril a 25 de maio de 2024.

Estudantes e escolas interessados em participar deste importante festival educativo e cultural têm a chance de contribuir ativamente para a construção de um trânsito mais seguro e consciente.

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana