conecte-se conosco


Nortão

Bandidos rendem motorista na BR-163 no Nortão e roubam carreta com milho

Publicado

O crime ocorreu neste final de semana, na rodovia federal num trecho entre Sinop e Itaúba. O motorista, de 47 anos, contou aos investigadores na delegacia de Polícia Civil que a ação dos criminosos ocorreu após as rodas dos vagões da carreta carregada com milho, que estava sendo puxada por um caminhão trator Volvo FH-540 branco travarem.

Consta ainda no boletim de ocorrência, que o travamento das rodas por pouco não causou um acidente. No momento que ele abriu a porta para verificar o que havia ocorrido, foi surpreendido por um homem armado. Depois, foi obrigado a ficar na cama no caminhão com a cabeça baixa o tempo todo e sendo ameaçado de morte.

O caminhoneiro contou ainda que depois de ao menos 20 quilômetros, o bandido que dirigia parou o caminhão, mandou descer e um dos comparsas permaneceu com ele no local armado em uma área de mata até às 10h de sábado. Ele conseguiu chegar até a rodovia federal e pediu ajuda.

Um policial informou, ao Só Notícias, que apenas o caminhão foi encontrado com ajuda do rastreador da empresa de transportes na região da MT-130, em Paranatinga. O caso continuará sendo investigado pela Polícia Civil. Até o momento, ninguém foi preso.

Comentários Facebook
publicidade

Nortão

Mais de 230 pedem registros de candidaturas a vereador em Sinop; 12 buscam reeleição

Publicado

por

Os mais de 97,9 mil eleitores de Sinop terão lista grande de opções para candidatos a vereador em 15 de novembro. Ao todo, 233 pessoas registraram as candidaturas junto à Justiça Eleitoral e agora aguardam julgamento. O número é 48,4% maior que no último pleito, em 2016, quando foram 157 candidatos.

Na capital do Nortão são 15 cadeiras no legislativo. Caso todos os registros sejam aprovados, a corrida terá média de 15 candidatos por vaga. Entre os concorrentes, 79 são mulheres e 154 homens.

Só Notícias apurou que, por partidos, o Republicanos, PROS e PSDB tem 23 nomes cada. O PL tem 22, PSB tem 20, Podemos são 19, PT tem 18 candidatos, DEM com 17, Solidariedade tem 15, MDB tem 14, Patriota 13, PSL são 12, PDT tem 6, PC do B conta com 5 e DC com 3 representantes.

Entre as ocupações mais frequentes dos candidatos ao legislativo estão empresários, vendedores, comerciantes, administradores, e donas de casa. Mais de 31% tem o superior completo, 26% o ensino médio completo, 10,6% fundamental concluído e 10,2% o fundamental incompleto.

Já entre os 15 atuais vereadores, apenas três não tentarão a reeleição. Ícaro Severo, que inicialmente cogitou compor chapa pelo PSL como vice do delegado Sérgio Ribeiro, mas recuou e manteve seu posicionamento anterior de não concorrer à reeleição. Joacir Testa (PSDB) também. Billy Dal Bosco (DEM) vai como candidato a vice de Juarez Costa.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nortão

Economia de Sinop cresce e número de novas empresas no semestre é 21,5% maior

Publicado

por

Mesmo com a crise econômica e social causadas pela pandemia do novo Coronavírus desde março, a economia da maior cidade do Nortão conseguiu se fortalecer no primeiro semestre do ano (janeiro a junho) com considerável número de novas empresas iniciando suas atividades. Foram 1.233 de grande, médio e pequeno portes, aumento de 21,5% em comparação ao mesmo período de 2019, quando 1.014 estabelecimentos abriram as portas.

O levantamento obtido por Só Notícias, junto ao Departamento de Cadastro Técnico da secretaria de Desenvolvimento Econômico, detalhou que em janeiro 196 estabelecimentos iniciaram suas atividades (160 em 2019), fevereiro foram 195, ante 177. Março foi o mês recordista. Foram 279 aberturas (161 no ano anterior).

Em abril foi registrado o menor número, com 132 aberturas, ante 104. Em maio a emissão de novos alvarás voltou a apresentar crescimento, com 207 (191 ano passado). Em junho, o resultado também foi positivo, com 224 estabelecimentos abrindo as portas, ante 221.

Não é detalhado, no entanto, o segmento das empresas, porém de acordo com o Mapa de Empresas do ministério da Economia, as atividades que mais englobam aberturas são de promoção de vendas, prestadores de serviço, cabeleireiros, manicure e pedicure, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, obras de alvenaria, além de lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares.

Ainda de acordo com a nova ferramenta do governo Federal, as microempresas compreendem a grande maioria dos novos alvarás emitidos na capital do Nortão. Também foram registradas aberturas de filiais durante o período.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Klayton Gonçalves, o resultado positivo é fruto do desenvolvimento buscado durante vários anos, além de união. “Aqui é distinto de outras regiões, Sinop respira ares diferentes. Em pandemia, por exemplo, ficamos apenas quatro dias parados, foi um tipo de enfrentamento diferente, uma união muito grande. Então as peças acabam se encaixando de uma forma diferente para nossa região”, analisou.

“Também está acontecendo uma migração de nossa região, em especial Sinop, com a chegada de grandes indústrias, que já abriram amplas e estão praticamente dobrando seu tamanho, isso tem um impacto muito positivo”, acrescentou.

Segundo o presidente, é necessário ainda que os empresários busquem cada vez mais se adaptar ao momento atual para que a economia não apresente retração. “É um novo comum, é importante entender isso, que o empresário não pense em quando vai acabar, mas sim se adapte. Mais do que nunca o brasileiro se destaca nesse momento, porque a gente cria novas oportunidades, um novo mercado”, reforçou.

“As empresas estão se reinventando, aprimoraram os métodos de venda on-line, de condicional. Talvez, todo o déficit tecnológico que tínhamos com as outras regiões do país comece a desaparecer agora, porque começamos a correr atrás. Essa fase de readaptação é quase que uma emancipação, até mesmo na parte dos critérios de gestão dos empresários, tudo isso faz diferença no resultado final”, completou Klayton.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana