conecte-se conosco


Nortão

Coligação do prefeito eleito de Colíder elege apenas um vereador; confira os 20 mais votados

Publicado

A coligação do prefeito eleito em Colíder (632 quilômetros de cuiaba) Hemerson Máximo, o Maninho (Patriota), formada pelo PSL, DC e Republicanos, elegeu apenas um vereador e deve ter outros 12 na oposição pelos próximos quatro anos. A eleita da base de Maninho é a professora Leila Teixeira (Patriota), que recebeu 366 votos.

Já entre os eleitos que subiram no palanque e apoiaram o atual prefeito Noboru Tomiyoshi (PSD), que tentou reeleição, estão Rica Matos (PSD), Alencar Pereira da Silva (PSD), José Moreira (PSD) e Maria Helena (PSD).

Na coligação de Jaime Marques (PSC) estavam Luciano Aparecido Milani (DEM), Jaime Lima (DEM), Adriano dos Santos (PSC), Euler (PSDB) e Dra Joize Marques (PSC). Já Flavinha (MDB), Marcelo Canova (MDB) e Luiz Fiscal (MDB) integravam a coligação do candidato a prefeito Osmar Serafini (MDB).

Em Colíder, o cálculo do quociente eleitoral resultou em apenas uma mudança na composição da câmara. Carlos Enfermeiro (MDB) foi o 8º mais votado (431 votos), mas perdeu a vaga para Dra Joize Marques (PSC), que fez 326 votos e terminou na 17ª colocação na lista geral.

Ao todo, foram 17.563 votos, sendo 584 nulos, 307 brancos e outros 16.672 em algum candidato. Portanto, a conta para composição final do parlamento foi feita dividindo os 16.672 (votos válidos) pelo número de vagas (13), chegando ao quociente de 1,2 mil votos para o partido garantir uma cadeira no legislativo.

Entre os atuais parlamentares e que tentaram reeleição (11), seis não conseguiram. São eles Dóris Rejane Sguizarbi (DEM), Denny Michel Rodrigues (Podemos), Edina Martins de Oliveira (PT), Roberto Ferreira (MDB), Marcos Aragão Pinheiro (PSD) e Ruam Batista da Silva (PSD). Já Ricardo Caldeira Rezende (PSDB) e José Roberto Andrade (PSDB) não participaram das eleições.

20 mais votados em Colíder:

1 – Luciano Aparecido Milani (DEM) – 1.057 votos 6,35%
2 – Flavinha (MDB) – 922 votos 5,54%
3 – Jaime Lima (DEM) – 854 votos 5,13%
4 – Adriano Santos (PSC) – 648 votos 3,89%
5 – Rica Matos (PSD) – 454 votos 2,73%
6 – Marcelo Canova (MDB) – 451 votos 2,71%
7 – Luiz Fiscal (MDB) – 449 votos 2,70%
8 – Carlos Enfermeiro (MDB) – 431 votos 2,59%
9 – Maria Helena (PSD) – 408 votos 2,45%
10 – Alencar Pereira da Silva (PSD) – 402 votos 2,42%
11 – José Moreira (PSD) – 390 votos 2,34%
12 – Euler (PSDB) – 383 votos 2,30%
13 – Professora Leila Teixeira (Patriota) – 366 votos 2,20%
14 – Marcos Aragão (PSD) – 364 votos 2,19%
15 – Ruam Batista (PSD) – 341 votos 2,05%
16 – Denny Serafini (Podemos) – 337 votos 2,03%
17 – Dra Joize Marques (PSC) – 326 votos 1,96%
18 – Saboia (MDB) – 303 votos 1,82%
19 – João da Feira (PSD) – 302 votos 1,92%
20 – Edina Martins (PT) – 289 votos 1,74%

Comentários Facebook
publicidade

Nortão

Prefeito cita “campanha tensa”, mas não crê em crime político

Publicado

por

O prefeito reeleito de Peixoto de Azevedo (a 672 km de Cuiabá), Maurício Ferreira (PSD), prefere não acreditar que seu assessor de imprensa, Ediney Menezes, tenha sido assassinado por questões políticas.

“Prefiro [acreditar] que tenha sido um acerto de contas por inimizade do que uma questão política”, afirmou.

O jornalista foi morto com três tiros na cabeça disparados por dois homens que ocupavam uma moto, na noite do último domingo (15), após a votação que garantiu a reeleição de Ferreira.

O prefeito disse que o pleito municipal foi bastante tenso e que a notícia da morte do assessor pegou a todos de surpresa.

“Ele foi um grande companheiro, um parceiro da gente. Sempre foi muito ativo na campanha”, disse.

 

MAURÍCIO FERREIRA

O prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira

No dia do crime, o prefeito relatou que havia conversado com Ediney durante a tarde na sede da produtora responsável pela campanha. Ferreira se despediu e foi para sua residência acompanhar a apuração dos votos com a família.

Após a divulgação do resultado oficial, por volta das 22h30, a equipe decidiu fazer uma carreata pelas ruas da cidade.

No momento do crime, Ediney e o amigo Iago Chaves estavam indo se juntar ao resto do grupo.

O prefeito lamentou a perda do assessor e prestou solidariedades à família.

“Ele era um bom menino, uma pessoa gentil e educada. Eu o conhecia desde pequeno. Ele não era uma pessoa má. Lamento pela família e pela grande perda”, disse.

Ele disse ainda que pede urgência para que as investigações sejam concluídas.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nortão

Bandidos rendem motorista na BR-163 no Nortão e roubam carreta com milho

Publicado

por

O crime ocorreu neste final de semana, na rodovia federal num trecho entre Sinop e Itaúba. O motorista, de 47 anos, contou aos investigadores na delegacia de Polícia Civil que a ação dos criminosos ocorreu após as rodas dos vagões da carreta carregada com milho, que estava sendo puxada por um caminhão trator Volvo FH-540 branco travarem.

Consta ainda no boletim de ocorrência, que o travamento das rodas por pouco não causou um acidente. No momento que ele abriu a porta para verificar o que havia ocorrido, foi surpreendido por um homem armado. Depois, foi obrigado a ficar na cama no caminhão com a cabeça baixa o tempo todo e sendo ameaçado de morte.

O caminhoneiro contou ainda que depois de ao menos 20 quilômetros, o bandido que dirigia parou o caminhão, mandou descer e um dos comparsas permaneceu com ele no local armado em uma área de mata até às 10h de sábado. Ele conseguiu chegar até a rodovia federal e pediu ajuda.

Um policial informou, ao Só Notícias, que apenas o caminhão foi encontrado com ajuda do rastreador da empresa de transportes na região da MT-130, em Paranatinga. O caso continuará sendo investigado pela Polícia Civil. Até o momento, ninguém foi preso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana