conecte-se conosco


Várzea Grande

Com infecção generalizada, criança de 3 anos aguarda UTI e corre risco de morte em MT, segundo laudo

Publicado

Por Kessillen Lopes e Kethlyn Moraes, G1 MT e TV Centro América

Uma criança de 3 anos de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, está internada em estado grave no Pronto Socorro de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, desde domingo (9). Amanda Vitória de Paula Mendes está com infecção generalizada, passou por duas cirurgias e aguarda uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Um laudo médico apontou que Amanda precisa ser transferida com urgência para a UTI, pois corre risco de morte.

A família conseguiu uma liminar na Justiça, na quarta-feira (12), determinando que a paciente fosse transferida com urgência para uma UTI.

Conforme a decisão, havia uma vaga no Hospital Regional de Cárceres, a 220 km de Cuiabá, e a criança deveria ser transferida para o local.

No entanto, a família foi informada pelo hospital que a vaga já havia sido preenchida.

Médico cita risco de morte e internação na UTI com urgência — Foto: Arquivo pessoal

A Secretaria de Saúde de Cuiabá informou, em nota, que a criança será transferida para uma UTI pediátrica na tarde desta sexta-feira (14), após a liberação de uma vaga ocupada por uma paciente que será transferida para a enfermaria.

Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que já autorizou o procedimento cirúrgico, que será custeado pelo estado, e determinou a cotação de preço de serviços necessários para o atendimento da criança, com urgência, e, se necessário, que a paciente seja encaminhada a uma unidade de saúde particular.

A tia da criança, Elen Karoline Sebastião de Paula, contou que Amanda estava com caxumba e foi a um hospital de Chapada dos Guimarães por duas vezes, na semana passada, até ser transferida.

“No domingo ela passou mal e estava com o pescoço roxo, o médico disse que ela teve gangrena (sangue parou de circular) e a transferiu. Na segunda-feira (10), ela passou por uma cirurgia de drenagem e saiu da sala entubada”, disse.

Segundo Elen, o estado de saúde da sobrinha se agravou e uma infecção generalizada foi constatada. A criança foi submetida a uma nova cirurgia, na quinta-feira (12), para a retirada de pus do pescoço dela.

“A mãe está com ela no hospital. Ela (Amanda) está com a respiração ofegante e continua entubada, em estado grave.”, contou.

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Fiscalização flagra máscaras chinesas de má qualidade na UPA do Cristo Rei

Publicado

por

Problemas com EPIs foram identificados também em Cuiabá e no interior

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) voltou a notificar nesta segunda-feira (18) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Rei, em Várzea Grande, onde foram encontradas máscaras de origem chinesa, aparentemente do tipo N95/PFF2, que apresentaram rasgaduras durante o uso e falhas de vedação. Durante a fiscalização, na última sexta-feira (15), foram flagrados profissionais usando esparadrapo para vedar a máscara na parte de cima do nariz, que deveria estar fechada por um clipe nasal.

Na UPA, a orientação da administração é que profissionais da saúde que estão em contato com pacientes de Covid-19 troquem as máscaras a cada sete dias, os que não tem contato, a cada 15 dias, e os do setor administrativo, uma vez por mês. Segundo o conselho, eles relataram insegurança por trabalhar com EPI de qualidade duvidosa.

O Coren-MT alerta para as dificuldades enfrentadas pelos funcionários para conferir especificações, já que o material vem com descrição apenas em chinês. E lembra da interdição direcionada a várias marcas de máscaras produzidas na China, publicada no último dia 11 de maio pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Durante a visita, a fiscalização entregou à Gerência de Enfermagem 90 máscaras do tipo PFF2, doadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Má qualidade

Denúncias sobre EPIs fora das especificações das autoridades sanitárias estão entre as principais recebidas pelo Coren-MT.  A UPA do Cristo Rei já havia sido notificada no final de abril pelo uso de máscaras de de TNT fora dos padrões para uso hospitalar.

Também foram identificados problemas de falta ou inadequação de equipamentos no Hospital Santa Helena (Cuiabá), e nas Unidades de Saúde da Família Agenezio Novaes de Araújo e Sebastião Antônio da Silva e Hospital Municipal José Thomaz Correia (Salto do Céu, a 349 km da capital). Na semana passada, as gerências destas unidades comunicaram ao conselho a regularização da situação.

Anvisa

Segundo a mais recente atualização da Nota Técnica 4/2020, da Anvisa, as máscaras cirúrgicas são obrigatórias na triagem de pacientes com sintomas respiratórios, na triagem preliminar de profissionais da saúde e em áreas de assistência, como quartos, consultórios e Centro de Material e Esterilização (CME).

Nestes três últimos casos, elas devem ser utilizadas juntamente com o EPI julgado necessário, de acordo com situações específicas.

Máscaras de modelo N95/PFF2, juntamente com óculos de proteção, gorro descartável, avental e luvas, são indicadas para áreas como os quartos e boxes onde há contato direto com pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Homem é preso após mostrar o pênis na fila da Caixa Econômica em Várzea Grande

Publicado

por

Um homem foi preso nesta terça-feira (5), depois de abaixar o short e mostrar o órgão genital às pessoas que estavam na fila da Caixa Econômica Federal, região central de Várzea Grande, em busca do auxílio emergencial do governo federal.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, uma vítima relatou aos militares, que o suspeito que não teve a identidade revelada, estaria perturbando todos que estavam no local.

Depois de ficar circulando pela fila da agência, o homem abaixou o short, mostrou o pênis e ficou fazendo gestos obscenos.

A vítima disse ainda que na fila havia diversas crianças e idosos que presenciaram a cena.

Depois de rondas pela região, o suspeito foi localizado e encaminhado à Central de Flagrantes do município. O suspeito foi detido por perturbação e ato obsceno.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana