conecte-se conosco


Esportes

Começa em Sorriso fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude

Publicado

Começou, nesta terça-feira, em Sorriso, a etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude de modalidades coletivas, com disputas da categoria B (12 a 14 anos). O município vai reunir as melhores equipes escolares de Mato Grosso nas modalidades de basquete, handebol, futsal e vôlei. As equipes campeãs garantem vagas para representar o Estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB.

A cerimônia de abertura oficial do evento teve início, às 19h, no Estádio Municipal Egídio José Preima e contou com a presença do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec. A competição prossegue até a próxima segunda-feira (22), nos ginásios Domingão e Fermino Maleski, nas quadras poliesportivas das escolas Ivete Lourdes Arenhardt e Bela Vista e do Centro de Educação Básica São José e também no ginásio da AABB.

Para a realização dos Jogos Escolares, a Secel conta com o apoio do município-sede, responsável por providenciar os instrumentos locais para viabilização do evento, como locais dos jogos e de alojamentos para as delegações e organização do cerimonial de abertura.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Sorriso, Júnior Brandão, o município preparou todas as condições para acolher satisfatoriamente os participantes e o público do evento.  “Preparamos os alojamentos para dar tranquilidade aos atletas e também deixamos tudo adequado no refeitório para servirmos uma boa alimentação, com aval de nutricionistas. Nossas quadras poliesportivas e nossos ginásios passaram por revitalização. A expectativa por aqui é das melhores, todos na cidade estão envolvidos para receber bem os atletas, professores e público durante essa semana de jogos”, relata Júnior Brandão.

Para essa etapa está aguardada a participação de 94 equipes de 69 diferentes instituições de ensino públicas e privadas de 38 municípios mato-grossenses. Todas as equipes participantes foram campeãs em suas respectivas modalidades durante as etapas regionais, que envolveram as 10 regiões esportivas do Estado, de maio a julho deste ano. Serão quase mil estudantes-atletas vivenciando a emoção de competir no maior evento esportivo escolar de Mato Grosso.

“Sabemos da importância dos Jogos Escolares para o esporte educacional, por isso temos a certeza de que fizemos o certo em priorizar sua realização neste ano. O evento só tem trazido resultados positivos, desde o fomento à prática esportiva a partir do período escolar ao envolvimento dos municípios e da população, passando, é claro, pelas oportunidades que oferece aos jovens atletas, com integração, inclusão social e aprendizado para suas vidas”, enalteceu o secretário da Secel, Allan Kardec.

Após a fase estadual em Sorriso, jovens de 15 a 17 anos, da categoria A, disputam a competição estadual em Água Boa, de 28 de julho a 3 de agosto. No fim de setembro, os esportes individuais serão disputados em Várzea Grande.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Atletas já estão ansiosos para voltarem aos trabalhos, diz técnico do Luverdense

Publicado

por

Com 52 dias de suspensão, o futuro do Campeonato Mato-grossense ainda segue incerto. No entanto, mesmo com as dúvidas e incertezas, os atletas do Luverdense Esporte Clube já estão na “pré-disposição” e “ansiosos” para retornarem aos treinos e jogos. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pelo treinador da equipe Toninho Pesso.

“Todos estão na expectativa. A vontade do atleta é estar voltando, logicamente se preocupa com a saúde, mas como as movimentações estão começando nos outros Estados, principalmente nas equipes maiores, os jogadores já ficam naquele desejo de estar voltando também. Sabemos que há diferenças entre lugares, cidades, clubes, então ficamos aguardando”, destacou.

“Gostamos de estar dentro do campo, trabalhando no dia a dia, participando das competições, mas o que podemos fazer nesse momento é aguardar, não tem outra saída”. “Não depende só da gente, temos que aguardar os órgãos competentes de saúde para ter a liberação”, acrescentou.

Conforme o treinador para um maior alinhamento, a diretoria e comissão mantém conversas constantes com os jogadores. “Sempre falamos com os jogadores, com a comissão, buscando expor as ideias e deixar tudo da melhor maneira possível para quando haver a retomada”, revelou.

Toninho ainda completou expondo acreditar que “quando voltar a temporada vai começar do zero novamente, muitas equipes serão modificadas, e é como se você estivesse começando a temporada de novo. Deixar para trás o que passou, implementar seu trabalho e adquirir o que necessitar para o decorrer”, pontuou.

Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo)

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

“COT não será usado para treinamentos de times”, diz secretário de Cultura

Publicado

por

O secretário estadual da pasta de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec (PDT), declarou que o Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não será utilizado para preparação de times. Na ocasião, o gestor apontou que o espaço deve ser usado para receber jogos e não como “pista social”.

A declaração do secretário foi feita durante o evento de inauguração do COT, realizado no final da tarde de terça-feira (28). O espaço estava previsto para ser utilizado na Copa do Mundo de 2014, porém, a obra foi adiada por problemas estruturais e orçamentários.

“Treinamento não está no nosso foco, porque treinamento é cada equipe tem que ter seu espaço. Agora, o que a gente pode e deve fazer aqui são as competições. Então, a gente pode trazer para cá um jogo da federação, a gente pode trazer um Sub-20, um futebol feminino, a gente pode estar colocando amistosos aqui”, declarou Kardec.

Durante o evento, o secretário também anunciou que o COT deve receber o Campeonato Nacional de Atletismo. A realização do evento no Centro de Treinamento ainda está sendo discutida entre a Secel e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT).

“Já protocolamos o pedido e, a partir de agora, queremos trazer as competições regionais, nacionais e internacionais. A ideia é essa, utilizar essa pista em alto nível”, disse o secretário.

Kardec finalizou suas declarações pontuando que o COT poderá, sim, ser utilizado para preparação de atletas de corrida, tanto nas categorias amadoras quanto os profissionais. Contudo, conforme o secretário, a utilização do espaço precisará ser agendada.

“O que não estará liberado é o portão aberto para vir a qualquer momento e fazer seu treinamento, até porque não é uma pista social, é uma pista de alto rendimento. Então, quem é atleta, seja ele amador ou profissional, pode utilizar mediante agendamento”, finalizou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana