conecte-se conosco


Barra do Garças

Corpo de Bombeiros prepara soldados para combate aos incêndios florestais em Mato Grosso

Publicado

O Estágio de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, realizado para os alunos do Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso será concluído hoje. O estágio é parte da grade curricular do curso e prepara os bombeiros para atuarem nas ocorrências de incêndios florestais já nesta temporada de seca que tem início em julho. Os bombeiros estão preparados para atender mais de 600 ocorrências.

A unidade responsável pelo conteúdo do estágio é o Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar. O BEA é a unidade especializada em prevenção e combate a incêndios florestais e em resposta a emergências com produtos perigosos. Durante o treinamento os militares habilitam-se para as técnicas de aproximação das chamas, produção de aceiros, manutenção das ferramentas e para cuidarem da própria segurança e dos companheiros.

Neste ano, os “florestais”, como são chamados os bombeiros capacitados para esse tipo de ocorrência, terão apoio de mais uma ferramenta para a gestão de incêndios florestais, as salas se situação desconcentradas. Elas se somam aos florestais e às brigadas mistas municipais como apoio intermediário de unidades de gestão de incêndios florestais com autonomia para a tomada de decisões sobre a prevenção e enfrentamento às ocorrências. A função das quatro salas (Tangará, Cáceres, Sinop e Barra do Garças) é escalar equipe, providenciar viaturas e equipamentos necessários para o combate.

Segundo o Major Jean Carlos Oliveira, do Batalhão de Emergências Ambientais, as despesas com deslocamento e diárias aumentam consideravelmente durante a temporada de incêndios florestais. “Durante três meses, a Temporada de Incêndios Florestais demanda quase a mesma quantidade de diárias que a corporação inteira durante o resto do ano, é um grande desafio administrativo e logístico”, ressaltou, por meio da assessoria.

O mês de fevereiro tem sido o de menor registro de ocorrências de incêndios e queimadas. Em 2018, por exemplo, foram 24 ocorrências em todo o estado, contra 675 no mês de julho. O aumento é de mais de 30 vezes em cinco meses. A soma de janeiro até 17 de junho já conta com 405 ocorrências atendidas. Nos cinco primeiros meses deste ano, a média é de 35 ocorrências atendidas, mas o mês de junho já puxa a média para cima.

Os números de ocorrências se referem aos atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros. A quantidade de focos de calor, registrados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais é bem maior. Os satélites registram focos de calor em plantações e florestas sem que ninguém abra um chamado, mas ainda assim são contados no total de focos de calor.

Redação Só Notícias (foto: Henrique Cotrim)

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Garças

Pai do prefeito de Ponte Branca morre com Covid-19 em Barra do Garcas

Publicado

por

FONTE: Araguaia Notícia

Faleceu na manhã de domingo, por volta das 07h40, no hospital MedBarra, o terceiro paciente com o novo coronavírus (Covid-19) na cidade de Barra do Garças. O idoso Sandoval Nogueira de Moraes, de 82 anos, que foi prefeito da cidade de Ponte Branca em 1973 e trabalhou por 38 anos como servidor da Justiça de Mato Grosso.

Sandoval esteve internado em duas oportunidades no Hospital MedBarra. A primeira vez foi no início do mês de abril quando também esteve internado no mesma unidade hospitalar o caminhoneiro de 54 anos, que foi a primeira vítima de Covid na Barra.

O aposentado recebeu alta e foi para casa em Ponte Branca. Ele que tinha problema de infecção pulmonar voltou a passar mal e foi internado novamente dia 2 de maio e no dia 6 de maio em novo exame confirmou que estava com coronavírus.

Os filhos de Sandoval, Humberto Nogueira (que é o prefeito de Ponte Branca, atualmente) e Demilson Nogueira (que já foi prefeito e hoje é suplente de vereador em Cuiabá e foi diretor do Intermat) acreditam que o pai deve ter se contaminado da segunda vez no MedBarra. Eles relataram que há informações além da enfermeira, de mais dois profissionais do hospital com Covid, um enfermeiro e uma nutricionista que tiveram contato o aposentado.

Sandoval deixa esposa e sete filhos sendo quatro legítimos e três de adoção. O corpo dele segue agora de manhã para Ponte Branca e não terá velório por orientação da Vigilância Epidemiológica. “Meu pai foi um homem muito bom e deixa uma história de amor com a nossa cidade de Ponte Branca”, diz o prefeito Humberto Nogueira triste com o ocorrido.

Demilson fez questão de frisar a comunidade que da primeira internação do Sandoval, todos da família fizeram o exame e deu negativo e por isso ele acredita que aposentado pode ter sido contaminado da segunda internação.

A cidade de Barra do Garças tem agora infelizmente três óbitos confirmados e todos aconteceram no hospital MedBarra. O caminhoneiro de 54 anos que faleceu dia 20/4 e ontem, sábado dia 9/5, faleceu o empresário de 72 anos. De acordo com o boletim de sábado da Secretaria Municipal de Saúde, Barra do Garças tem 20 casos confirmados dos quais cinco internados.

O site Araguaia Notícia pede as pessoas que tomem cuidado usem máscaras, mantenham o distanciamento social de 1,5 metro das pessoas e evitem o contato físico. Lavem bem as mãos e evitem colocar a mão no rosto.

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Garças

Menor é apreendida com 9 kg de maconha dentro da mochila

Publicado

por

Uma menina menor de idade foi apreendida com 9,75kg de maconha, na madrugada desta segunda-feira (13), na entrada do município de Barra do Garças (512 km de Cuiabá). A suspeita estava vindo de Rondonópolis.

Conforme informações do boletim de ocorrência, a Força Tática estava realizando abordagem a veículos, na entrada da cidade. Durante revista em um ônibus, os militares  encontraram na mochila da menor alguns tabletes de maconha e mais outros em sua mala no bagageiro.

Ao total 15 tabletes foram encontrados.

A adolescente, que já possuía passagens pela polícia por tráfico, foi apreendida e levada à Central de Flagrantes.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana