conecte-se conosco


Cuiabá e VG

Cuiabá volta a registrar chuva após 4 meses; qualidade do ar melhora

Publicado

A tão esperada chuva, que traz um certo alívio no calor e deve melhorar a qualidade do ar em Cuiabá, caiu logo nas primeiras horas deste domingo (20). A capital e a região metropolitana ficaram quase 4 meses sem ver uma gota d’água cair do céu – a última chuva registrada foi em 22 de maio.

Outros municípios, como Nossa Senhora do Livramento, também registraram chuva desde a madrugada.

Na última semana, os institutos de metereologia já havia indicado a possibilidade haver pancadas de chuva na região a partir desta semana. A maior possibilidade era a partir de segunda-feira, mas ela resolveu antecipar. Não foi nenhuma chuva forte – a previsão é de apenas 5 mm -, mas melhorou aspectos como a umidade do ar.

Ontem, as regiões Médio-Norte, Norte e parte da região Sul do Estado receberam as primeiras pancadas de chuva. Diante disso, já havia expectativa de chiver em Cuiabá neste domingo.

Apesar da chuva, durante o dia a temperatura seguirá alta. A previsão é de que chegue aos 35ºC. Existe a possibilidade de chover a tarde a noite. A umidade do ar, que não passava de 20% nos últimos dias, subirá para 43%.

A grande expectativa é de que a chuva e a alta umidade afastem a fumaça densa que se instalou na região por conta dos incêndios no Pantanal e em Chapada dos Guimarães. Isso porque, para os próximos três dias, também há possibilidade de chuva.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Centro de Triagem atenderá 600 pessoas por dia

Publicado

por

O Centro de Triagem Covid-19, que funcionará na Arena Pantanal, será aberto à população nesta quinta-feira (23.07) e terá a capacidade de atender 600 pessoas por dia. O Governo de Mato Grosso estima que, em dois meses, aproximadamente 36 mil cidadãos sejam atendidos na central.

A iniciativa do Governo é um auxílio às prefeituras da Baixada Cuiabana e tem o objetivo de conter os casos graves de coronavírus e reduzir a taxa de hospitalização dos pacientes contaminados.

“É um serviço que criamos aqui para colaborar com aquilo que as prefeituras fazem nos PSFs, UPAs e policlínicas. Melhorando o diagnóstico e a testagem, podemos diminuir a curva de contágio e fazer o tratamento precoce, diminuindo a necessidade de o cidadão procurar hospital e precisar de UTI”, declarou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o planejamento, as 600 senhas serão entregues das 6h às 6h45 e os atendimentos iniciam às 7h. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção no local e as equipes profissionais do Corpo de Bombeiros ajudarão para que não haja aglomeração de pessoas durante a entrega das senhas.

O Centro contará com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.

Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

“Esse não é um atendimento para casos agravados. Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as UPAs. Por isso é importante que apenas as pessoas que tenham sintomas leves venham até aqui”, esclareceu o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Nesta semana, o atendimento do Centro de Triagem ocorrerá de quinta-feira a sábado, mas a expectativa é oferecer atendimento diário, inclusive aos domingos. A equipe da central atenderá das 7h às 19h, contudo, o acesso à Arena Pantanal se encerra às 17h.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá e VG

“Juca é meu amigo pessoal”, diz Contreira sobre denúncia

Publicado

por

O vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-MT), Claudecir Contreira, emitiu uma nota nesta terça-feira (21) sobre uma denúncia de injúria racial contra ele envolvendo o vereador Juca do Guaraná (MDB).

Em um áudio que circulou em aplicativo de mensagens, Contreira supostamente chama o parlamentar de “preto” ao comentar sobre uma pesquisa eleitoral para o Senado.

Segundo  Claudecir, o conteúdo trata-se de uma montagem e ele considera Juca seu amigo pessoal.

“Com certeza foi uma montagem, daquelas que pessoas boas em lidar com computador, trocam umas palavras pelas outras e junta dois áudios. Juca é o meu amigo pessoal, meu vizinho de condomínio, já demos muitas risadas sobre o assunto”, disse ao Notícia Max.

Ainda conforme Contreira, as mensagens são relativas aos anos de 2017 e 2018, aonde ele se posicionava, à época, sobre o pleito.

“Colocaram em cheque minha amizade com Juca, chamando ele de “preto”, e na verdade não é isso. Tenho respeito pelas instituições e pessoas”, finalizou.

Confira a nota na integra:

“Tendo em vista a matéria publicada em site da Capital, venho a público para esclarecer e repudiar os ataques maldosos e inescrupulosos de algumas pessoas que de forma covarde e difamatória utilizam um áudio adulterado, envolvendo a minha pessoa Claudecir Contreira e o vereador Juca do Guaraná, onde a matéria insinua que no áudio teria ocorrido ofensas ao vereador por minha pessoa, no entanto, em conversa particular, eu e ele, esclarecemos que esse áudio, que ora circula em alguns meios de comunicação, não condiz com a verdade dos fatos e que possivelmente seja fruto de algum adversário político de ambos querendo causar discórdia na excelente relação de amizade, relação de vizinhos e o excelente relacionamento entre o vereador e o vice Presidente do CRECI MT.

Assim, serão tomadas todas as medidas judiciais pertinentes para apurar e punir os responsáveis por essa empreitada criminosa. Finalizamos pedindo a imprensa séria, e a quem interessar possa que se contenham diante desse fato, pois está configurada a má fé de algumas pessoas que tem por hábito fazer intrigas para se promover e ao mesmo tempo tentar desgastar a relação de dois excelentes amigos e apoiadores mútuos.”

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana