conecte-se conosco


Esportes

David Moura e Flávio Canto inauguram novo espaço em Cuiabá para formar vidas e atletas com projeto solidário

Publicado

A junção de forças entre dois campeões do judô, David Moura e Flávio Canto, proporcionou a Cuiabá receber o primeiro polo do Instituto Reação, fora do Rio de Janeiro. O projeto solidário tem como objetivo formar vidas e também atletas, oferecendo a crianças, adolescentes e jovens a possibilidade de praticar o esporte de graça.

0 e que não tinha noção da dimensão que ele iria tomar. “Eu tinha muita dúvida do tamanho do impacto que o judô poderia ter na transformação da vida dos nossos alunos. O tempo foi me ensinando que era muito mais poderoso do que imaginava. Fomos sofisticando nossos programas, trazendo mais repertório, estamos com o projeto de mães agora também”.

“Usamos aquilo para dar repertório para as crianças se conhecerem melhor, descobrirem seu potencial, sonhar um pouco mais alto. É para quebrar o paradigma de que passado é igual destino, o que não é”, disse Flávio Canto. David Moura acrescenta que “estamos vindo com tudo, com o judô, trazendo o plano educacional para impactar, mudar um pouco a sociedade. No Reação, temos um lema, que diz ‘formando faixas-preta dentro e fora do tatame’. Os valores do judô são incorporados por uma criança que vai levar para onde ela estiver. Chegará mais longe, será bem-sucedida, seja qual profissão escolher”.

Flávio Canto também disse ter se surpreendido com o carinho dos cuiabanos com ele e toda sua equipe, dizendo que várias pessoas resolveram abraçar o projeto. “É um lugar com muita coisa boa acontecendo. Minha mãe é voluntária no Reação do Rio de Janeiro há 15 anos. Quando o pessoal de Cuiabá começar a enxergar aquele espaço como de todos que quiserem gastar energia para fazer o bem, será muito maior do que já é. Estamos abertos para todos que quiserem contribuir”.

“O objetivo principal é formar vidas. No meio destes alunos, teremos um ou outro que irá se encantar por ser um atleta e ajudaremos ele com o máximo que pudermos para que seja campeão. Só dentro da escola são 1.100 alunos, tem lista de espera, porque estamos só esperando a finalização do galpão. É algo bom. Quero que, daqui 20 anos, um destes alunos me pare na rua e diga que isto o ajudou, o transformou”, completou David Moura.

O Instituto Reação Cuiabá ficará em uma escola do bairro Três Barras. O espaço foi doado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e poderá ser utilizado pelo projeto durante, pelo menos, dez anos. A BV Financeira tem auxiliado no projeto, ajudando a construir o galpão.

“Quando vimos aquele espaço pela primeira vez, há um ano, achei muito bacana. É uma área bacana. O diretor da escola é faixa preta de judô. Teremos todo apoio da escola e vimos naquele espaço aberto já um galpão, que nós estamos terminando”, pontuou o ex-atleta.

Na última terça-feira (12), foi realizado um jantar solidário, com o objetivo de arrecadar recursos para auxiliar no projeto. O evento teve a presença do governador Mauro Mendes (DEM) e do vice-prefeito Niuan Ribeiro. Além disto, padrinhos e madrinhas abraçaram o desafio.

Instituto Reação

Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. Mais de mil e oitocentas crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos são beneficiados no Rio de Janeiro e agora Cuiabá.

A construção da nova sede começou em abril deste ano, e a previsão é que esteja pronta até início de dezembro. Com a finalização, também será oferecido o programa Reação Educação, que conta com a realização de oficinas pedagógicas no polo, além de aulas semanais visando promover o pensamento crítico e uma postura ativa nos alunos, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade.

A construção da nova sede começou em abril deste ano, e a previsão é que esteja pronta até início de dezembro. Com a finalização, também será oferecido o programa Reação Educação, que conta com a realização de oficinas pedagógicas no polo, além de aulas semanais visando promover o pensamento crítico e uma postura ativa nos alunos, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade.

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Atletas já estão ansiosos para voltarem aos trabalhos, diz técnico do Luverdense

Publicado

por

Com 52 dias de suspensão, o futuro do Campeonato Mato-grossense ainda segue incerto. No entanto, mesmo com as dúvidas e incertezas, os atletas do Luverdense Esporte Clube já estão na “pré-disposição” e “ansiosos” para retornarem aos treinos e jogos. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pelo treinador da equipe Toninho Pesso.

“Todos estão na expectativa. A vontade do atleta é estar voltando, logicamente se preocupa com a saúde, mas como as movimentações estão começando nos outros Estados, principalmente nas equipes maiores, os jogadores já ficam naquele desejo de estar voltando também. Sabemos que há diferenças entre lugares, cidades, clubes, então ficamos aguardando”, destacou.

“Gostamos de estar dentro do campo, trabalhando no dia a dia, participando das competições, mas o que podemos fazer nesse momento é aguardar, não tem outra saída”. “Não depende só da gente, temos que aguardar os órgãos competentes de saúde para ter a liberação”, acrescentou.

Conforme o treinador para um maior alinhamento, a diretoria e comissão mantém conversas constantes com os jogadores. “Sempre falamos com os jogadores, com a comissão, buscando expor as ideias e deixar tudo da melhor maneira possível para quando haver a retomada”, revelou.

Toninho ainda completou expondo acreditar que “quando voltar a temporada vai começar do zero novamente, muitas equipes serão modificadas, e é como se você estivesse começando a temporada de novo. Deixar para trás o que passou, implementar seu trabalho e adquirir o que necessitar para o decorrer”, pontuou.

Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo)

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

“COT não será usado para treinamentos de times”, diz secretário de Cultura

Publicado

por

O secretário estadual da pasta de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec (PDT), declarou que o Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não será utilizado para preparação de times. Na ocasião, o gestor apontou que o espaço deve ser usado para receber jogos e não como “pista social”.

A declaração do secretário foi feita durante o evento de inauguração do COT, realizado no final da tarde de terça-feira (28). O espaço estava previsto para ser utilizado na Copa do Mundo de 2014, porém, a obra foi adiada por problemas estruturais e orçamentários.

“Treinamento não está no nosso foco, porque treinamento é cada equipe tem que ter seu espaço. Agora, o que a gente pode e deve fazer aqui são as competições. Então, a gente pode trazer para cá um jogo da federação, a gente pode trazer um Sub-20, um futebol feminino, a gente pode estar colocando amistosos aqui”, declarou Kardec.

Durante o evento, o secretário também anunciou que o COT deve receber o Campeonato Nacional de Atletismo. A realização do evento no Centro de Treinamento ainda está sendo discutida entre a Secel e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT).

“Já protocolamos o pedido e, a partir de agora, queremos trazer as competições regionais, nacionais e internacionais. A ideia é essa, utilizar essa pista em alto nível”, disse o secretário.

Kardec finalizou suas declarações pontuando que o COT poderá, sim, ser utilizado para preparação de atletas de corrida, tanto nas categorias amadoras quanto os profissionais. Contudo, conforme o secretário, a utilização do espaço precisará ser agendada.

“O que não estará liberado é o portão aberto para vir a qualquer momento e fazer seu treinamento, até porque não é uma pista social, é uma pista de alto rendimento. Então, quem é atleta, seja ele amador ou profissional, pode utilizar mediante agendamento”, finalizou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana