conecte-se conosco


Esportes

David Moura e Flávio Canto inauguram novo espaço em Cuiabá para formar vidas e atletas com projeto solidário

Publicado

A junção de forças entre dois campeões do judô, David Moura e Flávio Canto, proporcionou a Cuiabá receber o primeiro polo do Instituto Reação, fora do Rio de Janeiro. O projeto solidário tem como objetivo formar vidas e também atletas, oferecendo a crianças, adolescentes e jovens a possibilidade de praticar o esporte de graça.

0 e que não tinha noção da dimensão que ele iria tomar. “Eu tinha muita dúvida do tamanho do impacto que o judô poderia ter na transformação da vida dos nossos alunos. O tempo foi me ensinando que era muito mais poderoso do que imaginava. Fomos sofisticando nossos programas, trazendo mais repertório, estamos com o projeto de mães agora também”.

“Usamos aquilo para dar repertório para as crianças se conhecerem melhor, descobrirem seu potencial, sonhar um pouco mais alto. É para quebrar o paradigma de que passado é igual destino, o que não é”, disse Flávio Canto. David Moura acrescenta que “estamos vindo com tudo, com o judô, trazendo o plano educacional para impactar, mudar um pouco a sociedade. No Reação, temos um lema, que diz ‘formando faixas-preta dentro e fora do tatame’. Os valores do judô são incorporados por uma criança que vai levar para onde ela estiver. Chegará mais longe, será bem-sucedida, seja qual profissão escolher”.

Flávio Canto também disse ter se surpreendido com o carinho dos cuiabanos com ele e toda sua equipe, dizendo que várias pessoas resolveram abraçar o projeto. “É um lugar com muita coisa boa acontecendo. Minha mãe é voluntária no Reação do Rio de Janeiro há 15 anos. Quando o pessoal de Cuiabá começar a enxergar aquele espaço como de todos que quiserem gastar energia para fazer o bem, será muito maior do que já é. Estamos abertos para todos que quiserem contribuir”.

Leia mais:  Mixto faz campanha para subir no ranking do Timemania e ter mais recursos

“O objetivo principal é formar vidas. No meio destes alunos, teremos um ou outro que irá se encantar por ser um atleta e ajudaremos ele com o máximo que pudermos para que seja campeão. Só dentro da escola são 1.100 alunos, tem lista de espera, porque estamos só esperando a finalização do galpão. É algo bom. Quero que, daqui 20 anos, um destes alunos me pare na rua e diga que isto o ajudou, o transformou”, completou David Moura.

O Instituto Reação Cuiabá ficará em uma escola do bairro Três Barras. O espaço foi doado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e poderá ser utilizado pelo projeto durante, pelo menos, dez anos. A BV Financeira tem auxiliado no projeto, ajudando a construir o galpão.

“Quando vimos aquele espaço pela primeira vez, há um ano, achei muito bacana. É uma área bacana. O diretor da escola é faixa preta de judô. Teremos todo apoio da escola e vimos naquele espaço aberto já um galpão, que nós estamos terminando”, pontuou o ex-atleta.

Na última terça-feira (12), foi realizado um jantar solidário, com o objetivo de arrecadar recursos para auxiliar no projeto. O evento teve a presença do governador Mauro Mendes (DEM) e do vice-prefeito Niuan Ribeiro. Além disto, padrinhos e madrinhas abraçaram o desafio.

Leia mais:  Com dois desfalques Júnior Rocha aposta em reforços para derrotar o Paysandu pela Série C

Instituto Reação

Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. Mais de mil e oitocentas crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos são beneficiados no Rio de Janeiro e agora Cuiabá.

A construção da nova sede começou em abril deste ano, e a previsão é que esteja pronta até início de dezembro. Com a finalização, também será oferecido o programa Reação Educação, que conta com a realização de oficinas pedagógicas no polo, além de aulas semanais visando promover o pensamento crítico e uma postura ativa nos alunos, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade.

A construção da nova sede começou em abril deste ano, e a previsão é que esteja pronta até início de dezembro. Com a finalização, também será oferecido o programa Reação Educação, que conta com a realização de oficinas pedagógicas no polo, além de aulas semanais visando promover o pensamento crítico e uma postura ativa nos alunos, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade.

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Já Campeão, Flamengo derrota o Palmeiras

Publicado

Neste domingo (1º), o já campeão Flamengo venceu mais uma no Campeonato Brasileiro. No Allianz Parque, o Rubro-Negro dominou as ações diante do Palmeiras e derrotou a equipe paulista por 3 a 1.

Fora de casa, o Flamengo não encontrou dificuldades diante do Palmeiras, no Allianz Parque. O time campeão da Série A dominou as ações no primeiro tempo e foi para o intervalo com a vantagem de 2 a 0. Aos três minutos, Gabriel Barbosa recebeu na frente e tocou para Arrascaeta abrir o placar. Depois, já aos 46 minutos, foi a vez do artilheiro deixar o dele. Gabigol recebeu dentro da área e bateu cruzado para fazer o segundo.

Logo na volta do intervalo, Vitor Hugo errou a saída de bola, Gerson roubou e rolou para Gabigol, que não desperdiçou: 3 a 0. O Palmeiras esboçou uma reação aos 14 minutos, quando Bruno Henrique arriscou de longe e acertou a trave. Depois, aos 34, William recebeu dentro da área e mandou de canhota no travessão. A pressão alviverde seguiu e, aos 38 minutosMatheus Fernandes recebeu entre os zagueiros e descontou para o time da casa: 3 a 1. Ainda em vantagem, o Rubro-Negro foi administrando o resultado até o apito final e garantiu mais três pontos na tabela.

Leia mais:  Sorriso pega o Marreco nas quartas de final da Copa do Brasil de Futsal

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Cuiabá chega a Mato Grosso com taça da Copa Verde e festeja com torcida

Publicado

O elenco do Cuiabá, que conquistou o bicampeonato da Copa Verde, quarta-feira passada, ao derrotar o Paysandu nos pênaltis, em Belém, só chegou ontem na capital de Mato Grosso. O time foi recepcionado por torcedores no aeroporto de Várzea Grande e entrou no carnaval fora de época feito pela bateria da torcida organizada. O treinador Marcelo Chamusca, que assumiu o time após a demissão de Itamar Schülle e que mudou a cara do Dourado, era um dos mais requisitados e um dos mais simpáticos com os fãs.

O goleiro Victor Souza, ídolo da torcida, também foi muito festejado e tirou fotos com os torcedores e com a taça. O zagueiro Anderson Conceição e o meia Renan Bressan também retribuíram, com bastante atenção, o carinho dos fãs no aeroporto. “Olha esse carinho aqui. Isso aqui não tem preço. Isso aqui é Dourado. História. O Cuiabá é grande e a torcida faz o Cuiabá ser maior ainda”, declarou o goleiro.

Após a conquista do título, o Dourado viajou de Belém para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde empatou com o Botafogo por 0 a 0, no sábado, pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e consolidou o time na 8ª colocação.

Leia mais:  Com dois desfalques Júnior Rocha aposta em reforços para derrotar o Paysandu pela Série C

O compromisso final na Série B é neste sábado, na Arena Pantanal, diante do já rebaixado Vila Nova-GO, comandado justamente por Itamar Schülle. Se vencer, o Cuiabá chega a 55 pontos e pode tomar a 7ª colocação do Paraná.

No ano que vem, além de assegurada a permanência na Série B, o Cuiabá tem acesso direto às oitavas de final da Copa do Brasil, graças ao título da Copa Verde.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana