conecte-se conosco


Política MT

DEM e PSB fazem dobradinha e lançam pré-candidaturas de Souza e Dr. Thiago à Prefeitura de Livramento

Publicado

Silmar de Souza Gonçalves “Souza” foi confirmado como pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Livramento, cidade situada a 42 Km de Cuiabá, em convenção do DEM que faz coligação com o PSB que indicou o seu vice Dr. Thiago Almeida, também em encontro convencional realizado no mesmo dia, no mesmo espaço, porém em horários diferentes. Dessa forma os partidos fazem dobradinha nas eleições de 15 de novembro rumo à reeleição de Souza – atual prefeito do município papa-banana.

As convenções foram bastante prestigiadas contando com militantes políticos históricos do lugar, entre eles, os ex-prefeitos Zenildo Sampaio e Nereu Botelho que na ocasião foi representado pelo filho Osvaldinho. Já na condição de pré-candidatos Souza e Thiago também receberam incentivos dos irmãos Campos; senador Jaime e Júlio Campos, e do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso deputado Eduardo Botelho. Outras lideranças como ex-vice-prefeitos, ex-vereadores também se fizeram presente e todos foram enfáticos ao declararem apoio à reeleição de Souza.

“Em nome do Diretório Regional do Democrata de Mato Grosso, em nome do nosso presidente Fábio Garcia, em nome do nosso governador Mauro Mendes, do senador Jaime Campos e de toda direção estadual venho aqui trazer o nosso apoio especial à reeleição do nosso grande prefeito Silmar de Souza”, destacou Júlio Campos.

Para o ex-governador, “é necessário Livramento continuar progredindo, continuar crescendo, continuar desenvolvendo e a gestão do Souza tem sido uma gestão séria, primorosa e que merece dar continuidade nos próximos quatro anos.”

Quase que no mesmo tom seguiu o deputado Botelho ao declarar também apoio à pré-candidatura de Souza e Dr. Thiago: “Na condição de vice-presidente do Partido Democrata trago aqui o apoio, não só meu, mas também do presidente do Democrata Fábio Garcia que me pediu para representá-lo e declarar apoio total dele e dos deputados Dilmar Dal Bosco e Max Russi”, ressaltou o presidente da ALMT.

Botelho ainda completou: “Trago também o apoio do governador Mauro Mendes que me disse pessoalmente que vai estar aqui com você Souza nessa campanha, no dia que precisar estar presente, ele virá. Você tem o apoio total do governador Mauro para sua campanha e para sua administração.”

“Gostaria de chancelar aqui o meu apoio que é incondicional na candidatura de Souza e Dr. Thiago”, destacou o ex-prefeito por Livramento Zenildo Sampaio.

Segundo Zenildo, nos últimos três anos Souza fez muito por Livramento e tem a chance de continuar fazendo “por isso comprometi em apoiá-lo e defender a sua candidatura a reeleição. Souza sabe administrar Livramento porque governa para os pobres e para aqueles que mais necessitam, para os mais vulneráveis, para aqueles que de fato precisam da saúde e da educação”, salientou Zenildo.

Conheça um pouco dos pré-candidatos

Silmar de Souza Gonçalves ou simplesmente “Souza” é casado, tem 58 anos e é natural de Guiratinga/MT. É comerciante no ramo de autopeças em Várzea Grande, porém, reside em terras livramentense (Região da Morraria) há muitos anos. Souza também é criador de gado da raça Nelore, contudo se destaca mesmo como maior criador de peixe em água parada (represada) de Livramento. A produção de pescado eleva o município ‘papa banana’ em 2º lugar em criação de peixe em cativeiro de Mato Grosso. Livramento também já despontou como o 3º maior produtor em peixe de represa em nível nacional.

Hoje as atividades rurais de Souza o credencia como um dos maiores empregadores no meio rural, pois implantou uma fábrica de ração em sua propriedade onde usa mão-de-obra local.

Lá se produz alimentos, tanto para peixes como para outros animais de pequeno, médio e grande porte. Isso qualifica Souza como um dos maiores recolhedores de impostos aos cofres do município papa-banana, inclusive já recebeu ‘titulo de honrarias’, oferecido pela Prefeitura livramentense.

O pré-candidato a vice tem o nome completo de Thiago Gonçalo Lunguinho de Almeida e idade de 30 anos. Por ser médico é conhecido popularmente como Dr. Thiago. Este já vem de família tradicional da política livramentense, pois é nada menos que bisneto do saudoso João Pereira e sobrinho de finado Gabi, – os maiores cabos eleitorais da Região da Morraria livramentense. Ambos deixaram histórias inusitadas a respeito, assim como Nhonhô Tamarineiro.

Thiago é neto do ex-prefeito “Batista de Rancharia” que administrou Livramento de 1997 a 2000; também é sobrinho de Vicente Pereira Leite que foi prefeito de Livramento de 1973 a 1977; sobrinho também de José de Lima Barros, conhecido por seu Zeca, também prefeito de Livramento por duas vezes: de 1955 a 1959 e de 1967 a 1970; sobrinho ainda do ex-prefeito Joeli de Lima barros que governou Livramento de 1977 a 1983.

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Fávaro encontra Bolsonaro e defende ferrovia em Cuiabá

Publicado

por

Redação

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) esteve com o presidente da República na Base Aérea de Brasília, antes do embarque do presidente para a visita a Sinop e Sorriso, em Mato Grosso, na manhã desta sexta-feira (18), e aproveitou a conversa para defender a importância da chegada da ferrovia Ferronorte a Cuiabá.

O presidente e o senador Carlos Fávaro conversavam sobre a Ferrogrão, considerada uma obra-chave do governo Bolsonaro e que vai alavancar a região Centro-Oeste, por permitir o escoamento da produção pelo arco norte, ligando Lucas do Rio Verde ao Pará.

O presidente chamou a atenção do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para dar total atenção à obra da Ferrogrão.

Isso porque a extensão dos trilhos da Ferronorte de Rondonópolis até a região norte do Estado já é um compromisso da concessionária Rumo, mas é fundamental garantir que o traçado da ferrovia passe pela capital. “As ferrovias serão grandes obra do presidente Bolsonaro para revolucionar a logística do Centro-Oeste, mas fazer passar por Cuiabá vai colocá-lo na História. Será lembrado como o presidente da República que conseguiu trazer a ferrovia até a capital de Mato Grosso, um sonho de todos os que amam Cuiabá, a matriz cultural do Centro-Oeste”.

Enquanto a Ferrogrão levará os trilhos até os portos paraenses, a Ferronorte potencializa o escoamento da produção pelos portos do Sul e Sudeste. “Esses dois projetos, somados ao da Fico, que cortará o Estado no sentido leste-oeste, vão levar Mato Grosso a um patamar de competitividade totalmente novo, porque resolvem um gargalo histórico que é a questão logística, o custo do transporte”, defende o senador.

“Mas tudo isso perde brilho se a nossa capital ficar à margem do processo. Cuiabá precisa ser contemplada com a passagem da ferrovia, que vai trazer importantes avanços e desenvolvimento socioeconômico para todos os municípios da Baixada Cuiabana”, pontua.

Incêndios no Pantanal

O senador Carlos Fávaro e o presidente conversaram ainda sobre os incêndios no Pantanal. O senador disse que o governador Mauro Mendes está combatendo os incêndios, destacou a visita dos ministros e o apoio do Governo Federal e reafirmou a importância dessa ação. O presidente Bolsonaro manifestou a sua preocupação na discussão, a longo prazo, sobre os parques na região e a questão do desenvolvimento naquela região.

Ele acabou de ser nomeado como suplente na comissão temporária do Senado que está tratando da questão dos incêndios e vai participar da inspeção agendada para este sábado nas áreas afetadas. Além disso, já apresentou projeto de lei para incentivar o uso de aviões agrícolas pelos órgãos públicos no combate aos incêndios florestais, aproveitando o grande número de aeronaves tecnicamente preparadas para isso que estão ociosas devido à entressafra.

Camisas do Cuiabá

Durante o encontro com o presidente, Fávaro entregou a ele duas camisas do Cuiabá, a pedido da direção do clube. O presidente demonstrou estar por dentro da Série B do Campeonato Brasileiro, perguntando se o Cuiabá está brigando pela liderança com a Ponte Preta e o Paraná.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Deputado quer usar mão de obra dos reeducandos

Publicado

por

Redação

O deputado estadual Thiago Silva apresentou o projeto de lei 801/2020 na Assembleia Legislativa para usar a mão de obra dos reeducandos para o combate ao incêndio no pantanal, Amazônia e também no cerrado. O projeto foi protocolado na última sessão, e agora tramita nas comissões para ir para o plenário do parlamento estadual.

De acordo com o projeto, a prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção da unidade prisional (Estado), vai depender da aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena.

“Precisamos usar a mão de obra dos reeducandos, que após passarem por treinamento junto aos bombeiros, poderão nos ajudar nesse momento difícil da maior seca dos últimos 50 anos do pantanal de Mato Grosso. Nosso objetivo é direcionar a mão de obra para que possamos evitar maiores desastres ambientais”, disse Thiago Silva.

Thiago Silva já realizou parcerias com a mão de obras de reeducandos para limpeza de terrenos públicos, o que trás economia e gera oportunidade para o cidadão na reinserção social.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana