conecte-se conosco


Saúde

‘Dia D’ contra Sarampo é realizado neste sábado na rede SUS de Cuiabá

Publicado

Abertura oficial da campanha será às 8h30 na Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Vitória I

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (15), o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Esta fase da campanha, que começou no último dia 10, contempla a faixa etária de cinco a 19 anos.

De acordo com a Responsável Técnica (RT) de Imunização da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Sandra Horn, o público-alvo foi definido com base nas idades pontuadas pelos boletins epidemiológicos como mais susceptíveis a desenvolverem a forma grave da doença, podendo inclusive levar à morte.

“O Ministério da Saúde considerou as idades que, segundo as notificações da vigilância epidemiológica, apresentaram maior incidência em desenvolver casos mais graves onde a possibilidade de óbitos é de 0,80 por 100.000 habitantes”, explicou Horn.

A abertura oficial da campanha acontecerá às 8h30 na Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Vitória I. Entretanto, em toda a cidade estarão funcionando 67 salas de vacinas, incluindo três na área rural – no Distrito da Guia, Aguaçu e Rio dos Peixes -, que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco. O horário de atendimento em todas elas será das 8h às 17h.

Serviço:

O que: Dia D de Vacinação contra Sarampo

Quando: Sábado (15), das 8h às 17h

Onde: Abertura oficial, unidade básica de Saúde Jardim Vitória I, Av. Central, 958 – bairro Jardim Vitória

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Policlínica do Verdão passará por reparos na parte elétrica nesta quarta, 19

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá comunica à população cuiabana, bem como os serviços móveis de urgência e emergência (dentre os quais ambulâncias e Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Samu), que a Policlínica Dr. José Faria de Vinagre (instalada no bairro Verdão) terá os atendimentos interrompidos das 7h às 17h da quarta-feira, 19.

A paralisação do atendimento será necessária para reparos na parte elétrica da unidade e culminará no desligamento do quadro geral de energia. Durante a interrupção, a Secretaria orienta que a busca pelos serviços seja realizada perante as demais unidades da rede SUS Cuiabá.

“É um reparo necessário ao bom atendimento da população. Por isso, nesse período em que a unidade estará com o atendimento suspenso, pedimos a compreensão da população para que busque outras unidades de atendimento à urgência e emergência.

Comentários Facebook
Continue lendo

Saúde

Jovem com vitiligo promove autoaceitação criando ilustrações sobre a pele

Publicado

Ash Soto, da Flórida, Estados Unidos, foi diagnosticada com vitiligo – condição que causa despigmentação na pele – aos 12 anos. Ela conta que, na época, ouviu diversos comentários maldosos sobre as manchas. Isso a deixou insegura a ponto de parar de usar biquínis e outras peças de roupa que deixavam o corpo à mostra. Hoje aos 24 anos, a jovem está superando essa questão com um projeto viral no Instagram.

Por causa do vitiligo, Ash sofreu bullying durante a infância e deixou de usar roupas que mostrassem o corpo
“Quando as manchas nos meus cotovelos e braços começaram a ficar maiores, me senti indefesa. [As crianças] agiam como se eu fosse contagiosa. Já fui chamada de vaca e perguntavam se eu estava tentando ser branca”, conta em entrevista à Barcroft TV .

O bullying afetou a autoconfiança de Ash, que mesmo vivendo em uma região tropical dos EUA, começou a usar casacos e blusas de manga comprida até no verão para esconder as manchas causadas de vitiligo . “Eu era uma concha da pessoa que costumava ser, não me reconhecia mais”, explica ela.

A relação da jovem com a própria pele mudou quando ela decidiu postar fotos nas redes sociais. “Estava cansada de olhar para a minha pele de uma maneira negativa, não queria ficar triste. Senti que, se pudesse me fortalecer e ter confiança, poderia ensinar aos outros. E se isso significasse me colocar nas redes sociais, eu faria isso”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana