conecte-se conosco


Saúde

‘Dia D’ contra Sarampo é realizado neste sábado na rede SUS de Cuiabá

Publicado

Abertura oficial da campanha será às 8h30 na Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Vitória I

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (15), o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Esta fase da campanha, que começou no último dia 10, contempla a faixa etária de cinco a 19 anos.

De acordo com a Responsável Técnica (RT) de Imunização da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Sandra Horn, o público-alvo foi definido com base nas idades pontuadas pelos boletins epidemiológicos como mais susceptíveis a desenvolverem a forma grave da doença, podendo inclusive levar à morte.

“O Ministério da Saúde considerou as idades que, segundo as notificações da vigilância epidemiológica, apresentaram maior incidência em desenvolver casos mais graves onde a possibilidade de óbitos é de 0,80 por 100.000 habitantes”, explicou Horn.

A abertura oficial da campanha acontecerá às 8h30 na Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Vitória I. Entretanto, em toda a cidade estarão funcionando 67 salas de vacinas, incluindo três na área rural – no Distrito da Guia, Aguaçu e Rio dos Peixes -, que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco. O horário de atendimento em todas elas será das 8h às 17h.

Serviço:

O que: Dia D de Vacinação contra Sarampo

Quando: Sábado (15), das 8h às 17h

Onde: Abertura oficial, unidade básica de Saúde Jardim Vitória I, Av. Central, 958 – bairro Jardim Vitória

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Prefeito mantém aulas suspensas até 10 de maio: “Não vou deixar Cuiabá se transformar em uma nova Milão”

Publicado

Com o discurso de que não deixará Cuiabá se transformar em uma “nova Milão”, cidade localizada na Itália, o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou novas medidas preventivas à disseminação da Covid-19, o coronavírus. Entre essas, está manutenção da suspensão das aulas da rede pública municipal de Educação no período de 6 de abril ao dia 10 de maio. O anúncio foi feito neste sábado (4), por meio de uma live nas redes sociais.

Conforme Emanuel, as atividades escolares suspensas incluem atividades em creches públicas municipais e conveniadas. O novo decreto, assinado no dia 3, deve ser publicado em Diário Oficial.

“Estão suspensas atividades em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o programa Bom de Bola, Bom de Escola também. Fica proibido qualquer programa escolar que implique em aglomeração de pessoas”, destacou.

O chefe do Executivo Municipal também fez uma recomendação às instituições de ensino privado, como creches e berçários privados que estejam instalados no município de Cuiabá, que obedeçam, que acompanhem, esse novo decreto.

“No que depender de mim, como prefeito da Capital, não vou deixar Cuiabá se transformar em uma nova Milão. E para isso eu preciso da compreensão e colaboração de todos”, ressaltou, esclarecendo que conforme estudos de projeção, a previsão de pico para o vírus está entre a segunda quinzena de abril e a segunda quinzena de maio.

Já os alunos do Ensino Fundamental (1° ao 9º Ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) irão receber apoio as atividades educacionais na forma virtual (EAD). Hoje, a rede municipal atende a 54 mil alunos.

O emedebista destaca que as famílias dos alunos que não conseguirem acesso à internet via celular ou computador poderão retirar as atividades impressas nas unidades de ensino.

Merenda garantida

Preocupado com as mais de 18 mil crianças em situação de vulnerabilidade social matriculadas na rede municipal, o prefeito afirmou que as merendas continuarão sendo entregues.

“Temos 18 mil crianças abaixo da linha de pobreza que têm na merenda escolar a sua única alimentação diária. Essa era a nossa maior preocupação, a nossa maior angústia”, pontuou.

“Vamos garantir até 10 de maio, até quando durar a suspensão das aulas. Pretendemos até ampliar para os demais alunos, mas por enquanto estamos atendendo os alunos de vulnerabilidade social que, entre 54 mil tem 18 mil crianças, nessa situação”, completou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Saúde

Primeira morte por coronavírus em MT é de homem de 54 anos que retornou do Sul

Publicado

A primeira morte pela Covid-19, o coronavírus, em Mato Grosso foi confirmada pela prefeitura de Lucas do Rio Verde (340 km de Cuiabá) como sendo de um homem de 54 anos que retornou da região Sul do país, local com elevados índices de espalhamento e mortes por conta da doença.

Segundo o Executivo do município, que confirmou o óbito por meio de uma nota oficial na manhã desta sexta-feira (03), o paciente estava internado desde o último domingo (29) no Hospital São Lucas.

O homem de 54 anos estava enquadrado em algumas das classificações do grupo de risco por conta de um quadro de hipertensão e diabetes do tipo dois. Ele procurou a rede privada de saúde no dia 26 antes de se submeter à internação no domingo, quando sofreu agravamento em razão da doença.

Ao hospital, o paciente relatou que retornou de viagem ao Sul do país no dia 19 de março. Por conta disso, a família do homem foi orientada a se manter isolamento social e a adotar medidas de preventivas individuais.

Um comitê de enfrentamento ao coronavírus do município está em reunião para planejar novas medidas que serão adotadas na cidade para combater o espalhamento do vírus.

Coronavírus em Mato Grosso

O boletim epidemiológico emitido pela SES na quinta-feira apontou que Mato Grosso sofreu uma elevação de 46% no número de casos de contágio pela Covid-19, o coronavírus.

Com a divulgação dos dados atualizados, Mato Grosso passa a registrar 41 infectados pelo vírus – 13 casos a mais em relação ao último levantamento da pasta.

Ainda segundo a SES, também são monitorados no estado outros 297 pacientes que apresentaram sintomas de síndrome respiratória aguda grave, a qual inclui o coronavírus.

Dos 41 infectados pela doença, 14 estão hospitalizados. Além disso, o balanço informa que Mato Grosso não registrou o aumento no número de pessoas curadas, permanecendo o montante de nove pacientes que se recuperaram do contágio.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana