conecte-se conosco


Cuiabá e VG

Fantástico denuncia três faculdades de MT por fraudar exame nacional

Publicado

Da Redação FolhaMax com Fantástico

O Fantástico mostrou um lugar onde aluno bom não tem moleza. Quem vai mal é que ganha logo um diploma. A inversão de valores seria usada para fraudar o Enade, a prova que avalia as universidades brasileiras. Pelo menos três faculdades particulares de Mato Grosso são suspeitas de participarem do esquema de fraude ao Enade: a Fausb (Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão) localizada em Várzea Grande, a Fauc (Faculdade Cuiabá) e Cândido Rondon, ambas em Cuiabá.

A maior parte dessa nota, 55% dela, sai de uma prova feita por estudantes veteranos que já tenham cumprido 80% do curso. A direção dessas faculdades deu um jeito de garantir que só os bons alunos fizessem o Enade: apressou a formatura dos alunos mais fracos, que poderiam abaixar a nota média.

O Fantástico teve acesso à gravação de reunião liderada por Maria Aparecida Enis Andrade, diretora das três faculdades. No áudio, ela fala com professores e repassa orientações de como proceder. “Tem que parar tudo e só intensificar Enade”, diz ela em um trecho do diálogo exibido na reportagem.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O objetivo é avaliar as próprias instituições de ensino tanto públicas quanto particulares.

“Do jeito que nós estamos a gente nunca vai sair do protocolo de risco”, diz a diretora na reunião se referindo a um conjunto de protocolo de sanções aplicadas pelo MEC às faculdades que se saem mal no Enade. Conforme a reportagem, em 2015 as três faculdades tiveram notas baixas: um ou dois quando o máximo é cinco. Na edição de 2018 do Enade se houve uma repetição do mal resultado as instituições poderiam ser punidas com a primeira sanção: diminuir o número de alunos nas faculdades.

A reunião que foi gravada e teve trechos exibidos pela emissora foi realizada um mês antes do exame. “Nós vamos ter que colocar de goela abaixo porque senão no Enade vai ser zero”, diz a diretora em outra parte da reunião.

Para evitar isso, a direção da universidade deu um jeito para que só os “bons alunos fizessem o Enade e apressou a formatura dos estudantes considerados “mais fracos” que poderiam derrubar a nota média da turma.

Um dos entrevistados pelo Fantástico, um professor que trabalhava em uma das faculdades em 2018, confirmou a fraude por determinação da diretoria. “A ordem que foi dada era a seguinte: para os alunos que são ruins se antecipa a formatura deles fazendo com que eles ganhem notas. Mesmo que não tivesse cumprido toda a carga do curso”, afirma o professor.

Conforme a reportagem até o questionário os estudantes preenchem como parte da avaliação do Enade com uma série de questionamentos, era manipulado. Isso porque os professores obrigavam os universitários a preencherem o formulário nos computadores da própria falculdade para controlar as respostas dadas por eles. “Antes do aluno enviar tem que ter um auditor olhando as respostas e chancelando pro aluno ir embora. Essa coisa de liberdade não existe. Ela é entre aspas”, diz a diretora na reunião.

A reportagem do Fantástico falou com estudantes que confirmaram a fraude.

Diante da situação,uUm estudante de administração fez uma denúncia anônima na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enade.

Segundo a denúncia, a faculdade ameaçou reprovar alunos que se negassem a participar da fraude. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que a autarquia federal já iniciou processo de verificação da denúncia e enviou questionários às instituições de ensino. “Já recebemos, estamos fazendo agora a apuração interna e assim que nós concluirmos enviaremos ao Ministério da Educação”, disse ele.

Ainda de acordo com a reportagem, até a vistoria técnica dos profissionais do Inep realizada nas instituições para avaliar a estrutura como laboratórios e bibliotecas, também era fraudada. Isso porque antes das visitas, a diretoria montava salas interativas, com móveis novos como frigobar, sofás e ampliava o acervo de livros. Porém, recolhia tudo após as visitas dos profissionais do Inep.

A gravação indica também que as faculdades interromperam as aulas da graduação para dar curso preparatório para o Enade.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá e VG

Cuiabá volta a registrar chuva após 4 meses; qualidade do ar melhora

Publicado

por

A tão esperada chuva, que traz um certo alívio no calor e deve melhorar a qualidade do ar em Cuiabá, caiu logo nas primeiras horas deste domingo (20). A capital e a região metropolitana ficaram quase 4 meses sem ver uma gota d’água cair do céu – a última chuva registrada foi em 22 de maio.

Outros municípios, como Nossa Senhora do Livramento, também registraram chuva desde a madrugada.

Na última semana, os institutos de metereologia já havia indicado a possibilidade haver pancadas de chuva na região a partir desta semana. A maior possibilidade era a partir de segunda-feira, mas ela resolveu antecipar. Não foi nenhuma chuva forte – a previsão é de apenas 5 mm -, mas melhorou aspectos como a umidade do ar.

Ontem, as regiões Médio-Norte, Norte e parte da região Sul do Estado receberam as primeiras pancadas de chuva. Diante disso, já havia expectativa de chiver em Cuiabá neste domingo.

Apesar da chuva, durante o dia a temperatura seguirá alta. A previsão é de que chegue aos 35ºC. Existe a possibilidade de chover a tarde a noite. A umidade do ar, que não passava de 20% nos últimos dias, subirá para 43%.

A grande expectativa é de que a chuva e a alta umidade afastem a fumaça densa que se instalou na região por conta dos incêndios no Pantanal e em Chapada dos Guimarães. Isso porque, para os próximos três dias, também há possibilidade de chuva.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Centro de Triagem atenderá 600 pessoas por dia

Publicado

por

O Centro de Triagem Covid-19, que funcionará na Arena Pantanal, será aberto à população nesta quinta-feira (23.07) e terá a capacidade de atender 600 pessoas por dia. O Governo de Mato Grosso estima que, em dois meses, aproximadamente 36 mil cidadãos sejam atendidos na central.

A iniciativa do Governo é um auxílio às prefeituras da Baixada Cuiabana e tem o objetivo de conter os casos graves de coronavírus e reduzir a taxa de hospitalização dos pacientes contaminados.

“É um serviço que criamos aqui para colaborar com aquilo que as prefeituras fazem nos PSFs, UPAs e policlínicas. Melhorando o diagnóstico e a testagem, podemos diminuir a curva de contágio e fazer o tratamento precoce, diminuindo a necessidade de o cidadão procurar hospital e precisar de UTI”, declarou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o planejamento, as 600 senhas serão entregues das 6h às 6h45 e os atendimentos iniciam às 7h. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção no local e as equipes profissionais do Corpo de Bombeiros ajudarão para que não haja aglomeração de pessoas durante a entrega das senhas.

O Centro contará com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.

Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

“Esse não é um atendimento para casos agravados. Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as UPAs. Por isso é importante que apenas as pessoas que tenham sintomas leves venham até aqui”, esclareceu o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Nesta semana, o atendimento do Centro de Triagem ocorrerá de quinta-feira a sábado, mas a expectativa é oferecer atendimento diário, inclusive aos domingos. A equipe da central atenderá das 7h às 19h, contudo, o acesso à Arena Pantanal se encerra às 17h.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana