conecte-se conosco


Cuiabá

Governador: “O grande objetivo é fazer o diagnóstico e tratamento precoce da doença”

Publicado

O governador Mauro Mendes afirmou que o grande objetivo do Centro de Triagem Covid-19, que abre para a população nesta quinta-feira (23.07), é ajudar as prefeituras a “fazer o diagnóstico e tratamento precoce da doença”.

A unidade está instalada na Arena Pantanal, em Cuiabá. O Centro contará com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.

“Esperamos atender cerca de 600 pessoas por dia aqui na Baixada Cuiabana, porque aqui é o maior foco de contaminação, além de ser o maior conglomerado urbano. Essa atividade é um papel da atenção básica, que eu imagino que deve estar acontecendo nos PSFs, UPAs e policlínicas, mas a demanda tem sido muito grande. Então montamos esse Centro de Triagem com o grande objetivo de fazer o diagnóstico inicial e o tratamento precoce da doença”, ressaltou o governador, em entrevista à Rádio Capital, na manhã desta quarta-feira (22).

Mendes explicou que o diagnóstico e tratamento precoce visa evitar que a doença se agrave e os pacientes precisem de uma unidade hospitalar.

“O médico que estiver atendendo vai poder avaliar o paciente de forma clínica e também pelo teste rápido para dar o encaminhamento. Ainda vamos ter tomografia computadorizada caso seja identificado um agravamento. Teremos também medicamentos para, se o médico receitar, o cidadão já poder sair com o remédio. O objetivo é evitar que a doença se complique e que o cidadão precise ir a um hospital e até mesmo a uma UTI”, reforçou.

Para o interior do estado, o governador destacou que estão sendo enviados 300 mil testes rápidos e lotes dos medicamentos do “kit-covid” para auxiliar as 141 prefeituras.

Como vai funcionar

De acordo com o planejamento, as 600 senhas serão entregues das 6h às 6h45 e os atendimentos iniciam às 7h. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção no local e as equipes profissionais do Corpo de Bombeiros ajudarão para que não haja aglomeração de pessoas durante a entrega das senhas.

O Centro contará com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

Nesta semana, o atendimento do Centro de Triagem ocorrerá de quinta-feira a sábado, mas a expectativa é oferecer atendimento diário, inclusive aos domingos. A equipe da central atenderá das 7h às 19h, contudo, o acesso à Arena Pantanal se encerra às 17h.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Na TV, Abílio explora apoio das mulheres e denuncia Emanuel por perseguir servidores

Publicado

por

O candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Júnior (Podemos), abriu o programa eleitoral desta segunda-feira (23) falando de propostas para as mulheres e logo em seguida partiu para o ataque contra seu adversário, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que busca a reeleição e foi classificado como o “prefeito vergonha nacional” por ser o “símbolo da corrupção”.

Logo na abertura, a propaganda mostrou imagens da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, da candidata derrotada no primeiero turno, Gisela Simona (Pros), que se juntou a Abílio no segundo turno, e da vereadora eleita, Michelly Alencar (DEM). A estratégia foi desfazer a imagem de “machista” e um candidato sem propostas para as mulheres, que Abílio ficou conhecido no primeiro turno, inclusive, por causa de declarações feitas por Gisela Simona que o acusou de faltar com o respeito e ofendê-la apenas pelo fato de ser mulher.

Elas também abordaram o tema corrupção. “Todos sabem que a corrupção mata e temos que votar contra a corrupção”, disse Virgínia Mendes.

A propaganda de Abílio também acusou Emanuel Pinheiro de ser um prefeito que “persegue servidores públicos”, numa tentativa de derrubar por terra os argumentos do emedebista que se coloca como o candidato que valorizar o funcionalismo público e acusa Abílio de querer demitir 3 mil servidores, conforme ele mesmo chegou anunciar no primeiro turno.

Para desqualificar Pinheiro, a propaganda de Abílio usou trechos de um áudio gravado pela ex-vereadora de Várzea Grande, Miriam Pinheiro (MDB), acusada de coagir servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, para que votem no atual prefeito. A denúncia foi feita no último sábado (21) durante uma coletiva de imprensa virtual de Abílio e seu vice, Felipe Wellaton (Cidadania).

Mirian Pinheiro atuou como diretora na Secretaria de Saúde durante a gestão de Emanuel, mas se desligou do cargo para disputar as eleições deste ano, onde ficou como suplente.

Na propaganda, Abílio também denunciou Gilson Guimarães, Coordenador técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, de fazer o mesmo, ou seja, de também tentar intimidar servidores para que votem em Emanuel. Foram exibidos trechos de dois áudios, nos quais supostamente aparecem Miriam e Gilson conversando com servidores e orientando que façam campanha para Emanuel. “É para depois das 18 horas todos fazerem campanha. Cada um no seu bairro, sua região”, disse Miriam.

Já Gilson, falou sobre a existência de um grupo de WhatsApp de chefes de setores para unificarem as ações em torno da campanha do atual prefeito de Cuiabá.

Ao final, ainda foi exibida uma cena do vídeo no qual Pinheiro foi gravado guardando maços de dinheiro no bolso do paletó, quando era deputado estadual, divulgado em agosto de 2017, após a homologação do acordo de delação premiada do ex-governador Silval Barbosa pelo Supremo Tribunal Federal.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

“Precisamos limpar a prefeitura”, diz advogado ao declarar apoio a Abílio

Publicado

por

Além da advogada Gisela Simona (Pros), o vereador e candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Junior (Podemos), recebeu o apoio de mais três legendas no segundo turno da eleição municipal, que será realizado no dia 29 de novembro. Na manhã desta quinta-feira (19), o candidato derrotado a prefeitura de Cuiabá, Aécio Rodrigueus (PSL), declarou apoio ao candidato de oposição ao Palácio Alencastro.

Aécio, que também é presidente do PSL estadual, defendeu a necessidade de fazer uma grande renovação na prefeitura de Cuiabá e, por conta disso, afirmou que não poderia ficar em cima de muro. Ele ainda afirmou que não combinou a nomeação de qualquer cargo com o candidato do Podemos e que não tem esta pretensão.

“Precisamos fazer um limpa e quebrar o atual sistema. Por isso eu não poderia estar do outro lado ou estar em cima do muro. Então hoje eu declaro meu apoio ao meu amigo Abílio”, disse o advogado.

Aécio também enfatizou que apoio dele a Abílio é pessoal. No entanto, revelou que existe um consenso para que a legenda caminhe integralmente com o projeto do vereador no segundo turno. Segundo ele, o PSL vai se reunir para definir a questão.

“Felizmente, eu decidi seguir o caminho, que foi muito positivo para mim, a minha campanha, que pude mostrar o que eu queria para Cuiabá, e acredito que mantendo a minha linha e tudo que pretendo para Cuiabá, o meu caminho natural é com Abílio”, pontuou.

O advogado seguiu dizendo que, assim como Gisela, ele teve alguns entraves com Abílio durante a campanha eleitoral. Há algumas semanas, Aécio chegou a afirmar que Abílio fazia um “circo” na Câmara “pagando de bom moço”. Além disso, chegou a “perder” seu candidato a vice, Professor LAC, que decidiu apoiar o vereador no meio da campanha.

Apesar dos embates, Aécio tratou a troca de farpas como um “cenário isolado” e defendeu a união em torno do projeto de Abílio “para combater a corrupção na administração municipal”.

“A gente teve algumas troca de farpas durante a campanha, mas estávamos numa disputa e tinha que correr com o que tinha. Graças a Deus eu saí de cabeça erguida e conto com Abílio para a gente combater a corrupção e fazer um limpa dentro da prefeitura”, concluiu.

Durante o evento, os candidatos derrotados ao Senado – deputado Elizeu Nascimento (DC) e o advogado Euclides Ribeiro (Avante) – também sacramentaram apoio a Abílio.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana