conecte-se conosco


Mato Grosso

Intenção de consumo tem melhor resultado em janeiro, aponta Fecomércio

Publicado

Apesar de ainda estar em nível considerado insatisfatório, com 89,4 pontos em janeiro de 2020, a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22) pela Fecomércio-MT, que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá, teve o seu melhor desempenho para o mês desde 2015. Na época, o indicador contabilizava 130 pontos, acima do nível de satisfação (100 pontos). Já na comparação com janeiro de 2019, houve crescimento de 7,3%.

Dos sete componentes do ICF, o que trata do Emprego Atual foi o único que apresentou variação mensal negativa, de -1,7%. O destaque positivo foi Momento para Duráveis, com alta de 6,8% no mês. Já o item que avalia a situação atual do crédito – o acesso a empréstimos para compras a prazo – registrou maior variação na comparação com janeiro de 2019, aumento de 16,1%.

De acordo com a Fecomércio-MT, os resultados representam um cenário mais otimista, além de serem um indicativo de que a economia deve ter um 2020 melhor que 2019 e anos anteriores. A recuperação da economia se traduz nos indicadores medidos pela pesquisa, sinalizada também pelo aumento da confiança dos empresários do comércio nos últimos meses. A inflação e taxas de juros mais baixos contribuem para uma melhora da percepção econômica.

Consumo

Apesar do componente que mede o nível de consumo atual das famílias em Cuiabá estar abaixo da margem de satisfação e registrar em janeiro 73 pontos, o índice é 16% maior do que o verificado no ano passado. Das 500 famílias entrevistadas na capital do estado, 26,9% delas disseram estar comprando mais no primeiro mês de 2020, 53,9% alegaram estar comprando menos e 19% das famílias estão comprando a mesma coisa.

Renda

Sobre a Renda Atual, o índice saltou de 94,2 pontos em janeiro passado para os atuais 103,6 pontos, aumento observado de 9,9%. Na comparação com o mês anterior, a alta foi de 2,5%. 34,5% das famílias disseram que a renda familiar está melhor, 30,9% alegaram piora, 33,7% que está igual ao ano passado e 0,8% não souberam ou não opinaram.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Família faz vaquinha para pagar enterro de morto

Publicado

por

A família do jovem Jhon Devid Bonifacio de Lima, 22, iniciou uma campanha nas redes sociais para pagar o enterro do rapaz que morreu no confronto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Caso foi registrado no bairro Itamaraty, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (29).

Além de Jhon, foram mortos no tiroteio Gabriel de Paula Bueno, 20, André Felippe de Oliveira silva, 24 , Willian Dhiego Ribeiro Moraes, 37, o soldado da PM Oacy da Silva Taques Neto, 30, e Leonardo Vinícius Pereira de Moraes, 24, filho de um sargento da PM.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Virginia Mendes pede orações para a mãe que está internada

Publicado

por

A primeira-dama Virginia Mendes disse estar em oração pela recuperação de sua mãe Euridice Gomes da Silva, internada há 12 dias em um hospital por conta da Covid-19. Em postagem nas redes sociais, Virginia destaca a saudade por não tê-la perto e que está em oração em confiante na recuperação.

“A saudade aperta, o coração dói de não te ter por aqui pertinho de nós mãe. Mas estamos confiantes no amor infinito de Deus por você e por todos nós, em oração e confiantes de que logo logo estará recuperada. Amigos, peço que continuem orando pela recuperação da minha mãe, que já está há 12 dias internada. Peço também que continuem enviando boas energias a minha família toda, a mim, para meus três filhos e para Mauro. Neste momento, uma oração feita de coração é o que mais precisamos. Agradeço todo o carinho que temos recebido, o apoio e orações. Que a luz divina proteja a todos que precisam e esperam a cura no mundo Tenho fé e creio no poder de Deus e no amor infinito que Ele tem por todos nós”, postou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana