conecte-se conosco


Cidades

Mulheres vivem 6 anos a mais que homens em Mato Grosso

Publicado

As Tábuas Completas de Mortalidade do IBGE mostraram que, em Mato Grosso, as mulheres vivem 6,7 anos a mais que os homens. Fatores como redução da fecundidade e acesso a serviços médicos contribuíram para que os mato-grossenses atingissem a expectativa de vida de 74,7 anos em 2018, idade menor que a média nacional, que é de 76,3 anos.

 

Em 1980, a chance de uma pessoa nascida em Mato Grosso chegar aos 80 anos era de 268 indivíduos a cada mil habitantes. Em 2018 esse número passou para 562 pessoas a cada mil moradores, o que representa um aumento de 109,7%.

Segundo o estudo do IBGE, para 2060, a perspectiva é que de cada mil habitantes, 623 cheguem aos 80 anos, sendo o 11º pior resultado no país.

Já para quem nasce as probabilidades de completar o primeiro ano de vida são alvo de alerta. Dos recém-nascidos em Mato Grosso, 16,8% não chegarão ao primeiro ano, sétimo pior percentual entre os estados brasileiros. O menor risco é no Espírito Santo, onde apenas 8,1% dos nascidos não completa um ano de idade.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Aplicativo de táxi passa a aceitar pagamento de viagens via QR Code

Publicado

por

Agência Brasil

Os usuários do aplicativo Taxi.Rio Cidades têm, a partir de hoje (4), uma nova modalidade de pagamento das corridas por meio da leitura do QR Code. De acordo com a Empresa Municipal de Informática (IplanRio), a iniciativa traz mais praticidade e segurança para taxistas e passageiros e reduz a necessidade de contato com dinheiro e máquinas de cartão.

Segundo o coordenador do Taxi.Rio Cidades, Lauro Silvestre, como o enfrentamento à pandemia da covid-19 demanda medidas sanitárias como o distanciamento, a plataforma disponibiliza mais uma forma de pagamento para evitar o contato entre o passageiro e o taxista. “O próprio passageiro vai digitar o valor da corrida ao final e o taxista é alertado na hora sobre o pagamento”.

Um código de barras que pode ser lido pelas câmeras dos aparelhos celulares é disponibilizado pelo taxista que já se cadastrou para usar essa forma de pagamento digital. Cerca de 3,5 mil motoristas já estão aceitando esse meio de pagamento.

Segundo Silvestre, os taxistas que quiserem aprender sobre essa modalidade podem receber informações por intermédio da empresa Mercado Pago e do Taxi.Rio Cidades.

A plataforma Taxi.Rio conta atualmente com 31 mil taxistas e 700 mil passageiros cadastrados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Prefeito irá notificar Assembleia de Deus

Publicado

por

Noticia Max

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou na manhã desta quarta-feira (29), durante entrevista à rádio Nativa, que irá notificar a igreja Assembleia de Deus para que não seja realizada assembleia marcada para a próxima semana. O ato deve homologar a posse do novo presidente Silas Paulo de Souza, filho do pastor Sebastião Rodrigues de Souza, que morreu vítima da coronavírus.

Conforme o regulamento da sede, todos os pastores podem participar da cerimônia, o que pode gerar aglomeração no Grande Templo, e na verdade não deve acontecer devido a pandemia que se instalou no mundo todo.

Segundo a organização, o local será preparado para receber mil pessoas, com segurança para evitar contágio pelo novo coronavírus. As medidas adotadas não foram detalhadas na reunião que ocorreu na terça-feira (4).

“Não pode. Não é aconselhável. Eles sabem disso. Aglomeração não pode acontecer. É preocupante e vou conversar com eles. Me dou bem com eles para saber como será, mas aglomeração não pode”, afirmou.

Além do presidente, pai de Silas, o irmão dele Rubens Ciro também morreu por conta da pandemia.

A decisão sobre o novo presidente foi parar na Justiça e a direção provisória da igreja está a cargo do pastor Enézio Barreto Rondon. A tendência é que seja escolhido o filho de Sebastião Rodrigues, Silas Paulo de Souza, como novo presidente da igreja na Capital.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana