conecte-se conosco


Política MT

Negociação avança e greve dos professores pode acabar na 5ª em MT

Publicado

FolhaMax

A nova rodada de negociação entre Governo do Estado e o Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público), mediada pelo Tribunal de Justiça, deve resultar no fim da greve da categoria a partir da próxima semana. A categoria, parada desde 27 de maio, realiza uma assembleia geral na próxima quinta-feira.

Em audiência realizada no Tribunal de Justiça, o governo fez a proposta para pagar o ponto cortado dos professores. Ele será pago em duas parcelas – em 26 de julho e 26 de agosto -. Além disso, os dias faltados em julho não serão descontados.

O grande imbróglio – a lei 510/2013 – também teve uma proposta, apesar do Executivo descartar fazer qualquer tipo de pagamento de imediato. A proposta é de realizarem reuniões a cada quadrimestre para avaliar a evolução da receita e controle da despesas.

O pagamento de reajuste salarial só está condicionado ao enquadramento do Estado aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 49% da receita com salários.

O Governo saiu otimista da reunião e prevê o retorno as aulas a partir da próxima segunda-feira (15). “Estamos confiantes no retorno das aulas a partir da próxima segunda-feira”, pontou.

Já a direção do Sintep destacou que uma posição final ocorrerá apenas na assembleia geral.

 

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Profissionais de Administração são homenageados em sessão especial

Publicado

Profissionais da área de Administração foram homenageados durante sessão especial realizada na noite desta segunda-feira (15), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). 

As honrarias foram concedidas pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), a 47 administradores, pelos relevantes serviços prestados ao estado. Entre eles, membros do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT), pesquisadores e profissionais com atuação em diferentes setores.

Em sua fala, Botelho salientou a importância do administrador para o crescimento econômico do país, do estado e das cidades e lembrou que a função social da profissão está muito além do controle de empresas.

“O fato deste profissional se encontrar num ponto-chave, onde as intenções sociais são concretizadas em realizações, coordenando grupos transdisciplinares e tornando possível a produção e consequente manutenção do padrão material da sociedade, torna-o dono de responsabilidades para com a própria configuração do modo de produção e do entendimento das demandas da sociedade. O bom administrador é peça fundamental de boa engrenagem tanto da administração pública como das empresas de capital privado e do terceiro setor”, afirmou.

Segundo o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo Macedo, homenageado com título de cidadão mato-grossense, há atualmente 450 mil profissionais de administração registrados em todo Brasil e cerca de 7,2 mil em Mato Grosso. 

“Nós somos uma comunidade muito grande e agradeço muito ao nosso presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso por hoje nos receber nesta Casa. Estou muito honrado por receber o título de cidadão do Mato Grosso junto com outros pares meus, pois este estado sempre deu vez aos profissionais de administração, mais até do que outros do país”, afirmou.

Agraciado com moção de aplausos, o presidente do CRA-MT e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Alberto Miranda, reforçou a relevância do profissional da área para a sociedade.

“O administrador é aquele que planeja e que ajuda a executar através de técnicas de administração já conceituadas e inovadoras. É aquele que busca a eficiência a todo momento para a execução das metas, tanto na área privada quanto na área pública. É uma profissão lindíssima, de muita importância para a sociedade, e que tem ganhado cada vez mais espaço e respeito”, disse.

O empresário, ex-secretário chefe da Casa Civil e suplente de senador de Mato Grosso, Mauro Carvalho, também foi homenageado por Eduardo Botelho com moção de aplausos e destacou o valor do reconhecimento à profissão.
“Muitas vezes a gente enxerga o administrador de empresas ligado apenas à iniciativa privada, mas ele também atua no Poder Público e está presente em várias atividades da sociedade. O administrador de empresas, com a sua forma de fazer a gestão, é o que impulsiona a economia deste país e que impulsiona a economia do nosso estado de Mato Grosso. A administração fez total diferença na minha vida profissional e foi o que me trouxe até aqui. Sinto-me muito lisonjeado com essa honraria e parabenizo também todos os demais homenageados”, declarou.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

CPI das Invasões recebe policiais que atuaram em prisão de invasor suspeito de tráfico de drogas

Publicado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as invasões urbanas e rurais ocorridas em Mato Grosso ouviu comandantes do 7º Comando Regional de Tangará da Serra da Polícia Militar em reunião na tarde desta segunda-feira (15). Os militares falaram sobre prisão realizada no fim de fevereiro em um sítio localizado no assentamento Antônio Conselheiro, quando também foi apreendida grande quantidade de droga.

Chefe do 7º Comando Regional, o tenente-coronel Murilo Franco de Miranda afirmou que a propriedade onde ocorreu a ação faz parte de uma invasão de área de reserva permanente do assentamento. “A nossa inteligência recebeu a informação de que essa área estaria sendo utilizada para o tráfico, de posse dessa informação os nossos policiais foram até o local e lá chegando constataram que de fato se tratava de um paiol de uma ação criminosa. Além de custodiar a pessoa responsável pela área, nós apreendemos 76 tijolos de maconha, seis tijolos de pasta base de cocaína e dois tijolos de cloridrato de cocaína. Os nossos heróis ainda apreenderam uma arma de fogo, munições e um rádio comunicador”, revelou. 

De acordo com o comandante da Força Tática de Tangará, tenente-coronel Osmário Cícero de Oliveira Júnior, essa área de invasão já é conhecida por abrigar a prática de diferentes crimes. “Existe a prática de utilização da área para a realização de crimes em geral, seja para homiziar [esconder] entorpecentes, seja para direcionamento de materiais ou produtos de roubo e furto, principalmente veículos. Nossa equipe de inteligência e força tática estão sempre sendo direcionadas àquela região. Por mais de uma vez foram localizados lá veículos produtos de roubo. Então ainda existe a presença de criminosos na região, mas é de ciência da Polícia Militar o direcionamento das nossas tropas para buscar identificar e prender todos os indivíduos envolvidos nessas práticas criminosas”, disse à CPI.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, deputado estadual Gilberto Cattani (PL), explicou que as oitivas dos policiais foram realizadas com o objetivo de saber se há ligação entre o crime organizado e invasão de terras. “Desde quando nós começamos com os trabalhos da CPI, nós notamos várias denúncias relatando que em todas as invasões existe o dedo das organizações criminosas organizadas no nosso estado. Por isso nós resolvemos levar isso mais a sério. Quando foi preso o Jonas Sem Terra [suspeito capturado na ação exposta pelos policiais], que é um conhecido invasor de terras no estado do Mato Grosso, inclusive de invasões de áreas de reserva legal, nós vimos a forte ligação que realmente existe entre o tráfico e as invasões. O Jonas foi preso como um faccionado”, sustentou. 

O parlamentar ainda acredita que possa haver envolvimento do crime organizado no assassinato de João Pinto, no Contorno Leste, em Cuiabá. “Nos relataram que ali também existe o dedo do tráfico naquelas invasões”, ressaltou. O caso tem sido acompanhado pela CPI, que inclusive ouviu o filho da vítima, José Antônio Ribeiro Pinto, no dia 18 de março. Cattani adiantou que na próxima reunião, prevista para 20 de maio, a CPI deve fazer a oitiva do corregedor-geral da Polícia Civil. 

“Aprovamos hoje um requerimento para a solicitação da presença do corregedor geral da Polícia Civil. Nós queremos entender o que está acontecendo, porque um dia após a nossa visita àquela invasão da propriedade do senhor João Pinto, ele foi assassinado. Isso nos causou uma comoção muito grande. Nós queremos ouvir o corregedor, uma vez que foi um policial civil que efetuou o disparo que levou a óbito o João Pinto”, justificou.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana