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Sem apoio, organizadores temem que Carnaval não aconteça

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Há 32 anos as associações de comerciantes e de moradores da Praça da Mandioca se juntam para organizar o tradicional Carnaval no Centro de Cuiabá. Este ano, porém, a festividade corre o risco de não acontecer.

O fundador do Carnaval da Praça da Mandioca, Marcos Araújo, revelou que desde 2019 a Prefeitura não tem colaborado com a execução da festa, que dura cinco noites e tem duas matinês.

“Desde o ano passado a gente está sem apoio da Secretaria de Cultura. Não tem verba e a Prefeitura já deixou claro que não irá ajudar”, afirmou.

No final de janeiro, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo anunciou que o carnaval de rua deste ano será no Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) entre 22 a 25 de fevereiro.

Araújo disse que, no ano passado, os organizadores conseguiram realizar o Carnaval da praça ao cobrar uma taxa de vendedores ambulantes e barracas de comidas e bebidas. Nesta edição, no entanto, o grupo não quer poluir o local com tantos comerciantes.

Desde o ano passado a gente está sem apoio da Secretaria de Cultura. Não tem verba e a Prefeitura já deixou claro que não irá ajudar
O idealizador também contou que os comerciantes não conseguem bancar com toda a estrutura, atrações culturais, segurança e licenças sozinhos.

Com público de cerca de 1,5 mil pessoas por dia, Araújo acredita que seria uma perda cultural muito grande para a Capital se o tradicional Carnaval não acontecer.

“Vai ter o desfile dos blocos lá [Acrimat], vai montar uma estrutura com barzinho e essas coisas. Mas os nossos foliões querem manter a tradição. É o Carnaval da banda com marchinhas, é um Carnaval bem família”, declarou.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Cultura relatou que, desde 2019, a recomendação é que as festividades de Carnaval não sejam realizadas com dinheiro público e sim pela iniciativa privada.

A Prefeitura afirmou que está buscando recursos com a iniciativa privada para que o evento aconteça e o Carnaval na Acrimat será todo financiado por empresas.

A Pasta ainda disse que reconhece a importância do carnaval no Centro Histórico e está aberta ao diálogo com a organização do evento.

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Microsoft pode enfrentar desafios técnicos em aquisição do TikTok, diz agência

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Reuters

A oferta da Microsoft para comprar parte das operações do TikTok de sua proprietária chinesa ByteDance será um esforço tecnicamente complexo, de acordo com o que fontes familiarizadas com o assunto disseram à agência Reuters.

O presidente norte-americano, Donald Trump, deu à Microsoft até 15 de setembro para fechar um acordo de compra do aplicativo. A Microsoft está negociando um período de transição que dará tempo de isolar o TikTok da tecnologia da ByteDance.

A ruptura que Trump e parlamentares dos EUA esperam pode levar um ano ou mais, disseram algumas fontes. O TikTok é tecnicamente semelhante ao aplicativo Douyin, também da ByteDance e disponível apenas na China, e compartilha recursos técnicos com ele e outras propriedades da empresa, disseram pessoas próximas do assunto.

A ByteDance começou a trabalhar na separação tecnológica do TikTok há vários meses, em meio ao escrutínio do governo dos EUA, disse uma fonte.

Embora o código do aplicativo, que determina o design do TikTok, tenha sido separado do Douyin, o código do servidor ainda é parcialmente compartilhado entre outros produtos da ByteDance, disse a fonte.

Qualquer dependência técnica ou operacional contínua dos negócios dos EUA na empresa chinesa após a venda geralmente seria inaceitável para o Comitê de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos (CFIUS), disse Aimen Mir, ex-secretário adjunto do Tesouro responsável pelo CFIUS, agora sócio do escritório de advocacia Freshfields Bruckhaus Deringer.

Algoritmo exclusivo
Outro desafio que a Microsoft enfrenta é como vai transferir o que é visto como o ingrediente secreto do TikTok, o mecanismo de recomendação que mantém os usuários grudados em suas telas. Este algoritmo alimenta a seção “For You” do aplicativo, que recomenda o próximo vídeo a ser assistido com base em uma análise da atividade do usuário.

O TikTok usa algoritmos de recomendação independentes do Douyin, segundo duas fontes. Mas o que o faz funcionar é o conteúdo e as informações do usuário que são inseridos no algoritmo.

“Algoritmos não valem nada sem os dados”, disse Jim DuBois, ex-diretor de informações da Microsoft e consultor de risco na Ignition Partners.

As negociações da Microsoft para a aquisição das operações do TikTok nos EUA, Canadá, Nova Zelândia e Austrália complicam a separação. Não apenas o TikTok teria que ser separado da ByteDance, como também teria que ser separado das outras regiões em que opera. Isso aumenta os desafios técnicos devido à quantidade de dados envolvidos.

“Segmentar os dados para esses países é uma tarefa significativa”, afirmou DuBois.

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Samsung anuncia que celulares da linha Galaxy S terão três ‘gerações’ de atualização para o Android

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Altieres Rohr

A Samsung anunciou no evento “Galaxy Unpacked” que pretende manter o sistema operacional Android atualizado na em seus smartphones topo da linha, como a linha Galaxy S e Galaxy Note. O benefício deve valer para o Galaxy S10 e modelos mais recentes, como o Galaxy S20.

Antes, a companhia mantinha os smartphones atualizados por mais ou menos 2 anos – prazo inferior aos 3 anos oferecidos pelo próprio Google nos celulares da linha Pixel e muito inferior aos 4 anos que a Apple tem atingido com suas próprias atualizações do iOS para o iPhone.

As atualizações do Android garantem a segurança do sistema e a presença das funcionalidades mais modernas. Mesmo com um processador rápido e boa capacidade de memória, um smartphone com sistema desatualizado pode parecer defasado em relação a um celular mais simples com um sistema recente.

Enquanto outras fabricantes de aparelhos com Android como Nokia, Motorola, LG e Xiaomi aderiram à iniciativa “Android One” do Google, oferecendo alguns aparelhos com Android “puro” e 3 anos de atualização garantida, a Samsung manteve suas personalizações do Android em toda a linha, sem garantias explícitas de atualização para a maioria dos modelos.

A fabricante sul-coreana foi uma das marcas que não respondeu ao levantamento sobre as atualizações do Android feito por este blog em 2019.

O blog procurou a Samsung para saber se a nova oferta vale para o mercado brasileiro. A marca deu uma resposta positiva. “A Samsung segue um calendário de desenvolvimento, em que será contemplada no Brasil a diretriz global de atualizações do sistema operacional para até três gerações”, afirmou a empresa.

Se cumprir sua nova promessa, a Samsung oferecerá atualizações ainda mais completas que o Android One, já que deve atualizar o Android por três gerações. O Galaxy S20, que saiu de fábrica com o Android 10, deve receber o Android 13, por exemplo.

Android One
Com exceção do Google, poucos fabricantes se comprometem a lançar atualizações regulares para seus aparelhos Android por períodos superiores a dois anos. Aparelhos de baixo custo muitas vezes não recebem nenhuma atualização.

O “Android One” é uma iniciativa do Google para que fabricantes lancem smartphones com personalizações mínimas para o Android, concentrando a experiência do usuário nas funções universais do sistema.

Dessa maneira, fica mais fácil distribuir atualizações – inclusive para aparelhos de custo mais baixo, que normalmente ficam em desvantagem nesse quesito. As atualizações de segurança no Android One são garantidas mensalmente por 3 anos e por duas gerações do Android.

Ou seja, um aparelho “Android One” que sai de fábrica com o Android 9 deve receber o Android 11 até o fim da sua vida.

No Brasil, apenas a Nokia e a Motorola disponibilizam produtos na linha “Android One”. Aparelhos que não fazem parte da lista do Android One dependem das regras da fabricante para as atualizações – e nem sempre essa informação existe na data da compra.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com

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