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Economia

Sicoob Norte Mato Grosso inaugura moderna agência no centro de Sinop

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O Sicoob Norte MT inaugurou, nesta sexta-feira, sua segunda agência em Sinop. Localizada em um dos endereços mais valorizados, ela foi construída já dentro da perspectiva de crescimento da cooperativa na região. São mais de 670 m², com estacionamento próprio, seguindo os novos padrões exigidos pelo Sistema Sicoob, que aliam funcionalidade e conforto em um ambiente convidativo.

Situada no coração comercial do município, na avenida governador Júlio Campos, nº 1142, a nova agência encontra-se ao lado da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces). O presidente do Sicoob Norte MT, Norival Curado, conta que a unidade inicia suas atividades já com 150 contas abertas e projeção de atingir, aproximadamente, 250 associados até o final do ano.

Além do estacionamento próprio, a agência conta ainda com um espaço para reuniões e internet de ponta. “O associado agora terá um local para confraternizar e falar sobre coisas boas. Queremos que ele se sinta como se estivesse em casa, será uma extensão de suas residências”, garante Norival.

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É mais um passo importante do Sicoob Norte MT, que assim ratifica sua posição como uma das cooperativas que mais cresce dentro do Sistema, comemora o presidente.

A nova agência leva o nome do colonizador de Sinop, Enio Pipino, em homenagem ao fundador de Sinop. Sua esposa, Lelia Vieira, o presidente do conselho do grupo, Enio Pipino Sobrinho e diretores também prestigiaram a solenidade.

Com mais de quatro anos de existência a singular se faz presente hoje em quatro municípios do Norte de Mato Grosso – avançou também para Colíder, Alta Floresta e Guarantã do Norte -, com perspectiva de inaugurar mais duas ou três na região em 2020.

O Sicoob Norte nasceu em setembro de 2015 com cinco colaboradores e 109 sócios fundadores e hoje possui mais de 3.700 associados. A equipe também cresceu para atender o aumento da demanda e hoje possui 63 colaboradores, contando sede administrativa e agências

 

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Economia

Multas do Procon somam R$ 1,1 milhão

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Em novembro, 22 processos foram julgados em segunda instância, pela Turma Recursal do Procon-MT. As multas somaram R$ 1.185.500,00 sobre 19 fornecedores. Os processos são referentes ao Edital nº 08/2019.

Das empresas com recursos em andamento, Banco do Brasil e Energisa tiveram mais de um processo julgado nesta sessão, acumulando os maiores valores em multas. Do montante, destaque também para seguradoras e rede de eletrodomésticos.

Os processos aguardavam julgamento de recurso, que em segunda instância é submetido aos votos da Turma Recursal, formada por conciliadores do Procon-MT e a secretária adjunta do órgão, Gisela Simona, em decisão colegiada.

Após julgamento do recurso, caso seja mantida a penalidade, o fornecedor recebe a notificação com uma via do voto, que é a decisão final do processo, e o boleto para quitar a multa. Após recebimento  da notificação, o prazo para efetuar o pagamento do boleto é de 30 dias.

A decisão no âmbito do Procon é definitiva, sem possibilidade de recurso por vias administrativas. No caso de não pagamento, a empresa é inscrita na dívida ativa do Estado, e executada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

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Economia

Especialista dá dicas para consumidor não cair em armadilha

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A tão esperada Black Friday chegou e muita gente se prepara para comprar produtos com bons descontos. No entanto, a especialista Camila Rossi dá algumas dicas para que o consumidor não caia em golpes e acabe endividado. Esse ano, a promoção ocorre no dia 29, mas muitas lojas já estão anunciando descontos desde o início do mês.

Conforme a contadora especialista em finanças, o cliente deve estar atento ao histórico de preços, ter uma lista do que precisa, saber se tem orçamento para a compra e não ceder ao impulso de comprar porque está barato.

“É preciso ficar atento porque tem muita empresa que é sacana. Sobe o preço e depois baixa na Black Friday para dizer que está com desconto”, explica Camila.

 

Confira algumas dicas para não se arrepender das compras
Acompanhar preços
A contadora conta que o ideal seria que a pessoa já viesse monitorando os preços dos produtos que deseja há algum tempo, no entanto há sites que oferecem esse histórico.

 

“O consumidor tem que avaliar se aquele produto está mesmo com um bom preço. Porque ele pode ter subido o valor dias antes da promoção e depois ter oferecido o desconto, que acaba não sendo um desconto real. Com o acompanhamento, ele pode ter noção se tem ou não tem o desconto”, alerta.

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Muitas vezes um produto em promoção na Black já esteve naquele mesmo valor em outros meses, o que não é um bom negócio para o consumidor.

 

Lista de compras
Camilla Rossi destaca que é muito importante a pessoa ter uma lista do que precisa para não comprar e coisas que não vai usar.

 

“Essa lista tem que conter coisas que realmente precisa na sua vida. Muitas vezes as pessoas vão lá e passam o cartão só porque está na promoção, mas a fatura chega. Às vezes, aquele desconto que ela ganhou não vale a pena se ela se enrolar para pagar a fatura do cartão”, ressalta.

Camila orienta que toda a vez que a pessoa tiver uma dúvida sobre uma compra ela deve fazer a pergunta: “quem eu quero enriquecer? A mim ou ao outro?”.

 

Orçamento
A especialista afirma que, depois de ter monitorado os preços e feito a lista, a pessoa precisa identificar se terá dinheiro para pagar a fatura.

 

“Eu tenho R$ 1 mil para gastar. Isso cabe no orçamento do meu próximo mês? Se não couber tem que revisar a lista de prioridades, porque se você atrasa o cartão de crédito o juro está 14%. Isso acaba tornando sua vida financeira uma bola de neve só porque você gastou compulsivamente achando que estava aproveitando uma oportunidade na Black Friday. Não vale a pena”, alerta.

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Não ceda a emoção
A especialista alerta para que as pessoas contenham os impulsos diante das promoções. Que delimite um orçamento e se atenha a ele. É preciso focar na lista e no valor destinado àquelas compras.

 

Vi um sapato na promoção e em vez de levar um levar 4. Ok, mas você não vai usar esses 4 sapatos de uma vez. Quando for usar não vai estar mais na moda ou você já vai querer comprar outro. O ponto é identificar a real necessidade”, orienta a especialista que compartilha orientações sobre finanças na página camilarossicoach.

 

Expectativa para a data
O faturamento da região Centro-Oeste deve representar cerca de 8% das vendas nacionais durante o período do Black Friday, sendo que a movimentação no Mato Grosso deve ultrapassar os R$32 milhões. A cidade com maior representatividade no Estado é Cuiabá, com previsão de mais de R$13 milhões de faturamento

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