conecte-se conosco


Sinop

UFMT passará a realizar testes de diagnóstico da Covid-19

Publicado

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop (480 km de Cuiabá), passará a realizar testes de diagnóstico da Covid-19, o coronavírus, a partir da primeira semana de maio. Os testes ocorrerão em pacientes de 15 municípios da região norte do estado.

Uma equipe técnica composta de oito professores da universidade, duas médicas veterinárias do Hospital Veterinário (Hovet) e uma servidora administrativa, será responsável pelos testes e diagnósticos, que serão realizados em um laboratório que será adaptado na unidade exclusivamente para a equipe. A estimativa é que sejam realizados entre 15 e 30 testes diários.

O laboratório será adequado para trabalhar com amostras altamente infecciosas, que demandam alto nível de biossegurança. A universidade já possui parte dos equipamentos necessários para realização dos testes e também firmou uma parceria com a Usina Hidrelétrica de Sinop, o Rotary Club e o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT) para aquisição dos demais equipamentos e materiais de proteção necessários para a realização das testagens.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) ficará responsável pela coleta dos materiais clínicos de pessoas com suspeitas do coronavírus e encaminhará as amostras ao laboratório da universidade que realizará os testes e diagnósticos, o que irá possibilitar a detecção precoce da doença nos municípios da região que serão atendidos.

Casos em MT

A secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (27), 256 casos confirmados da Covid-19, o coronavírus, em Mato Grosso e dez óbitos. Entretanto, após a divulgação do boletim da pasta, mais uma morte foi registrada no município de Sinop (480 km de Cuiabá), indo então para 11 óbitos.

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Sinop: Juarez tem 24,5%, Dorner 20,8%, Yanai 8,3% para prefeito aponta pesquisa Real Dados

Publicado

por

A primeira pesquisa Real Dados/Só Notícias para prefeito de Sinop aponta o candidato Juarez Costa com 24,5% das intenções de votos, na modalidade espontânea. Roberto Dorner tem 20,8%, Jorge Yanai 8,3%, delegado Sergio 3,4%, Professor Roberto Arruda 1,5%, Marcelo Stachim 0,3%, não sabem 28,1%, nulos 4,6%, brancos 3,2%, não respondeu 1,2. Os entrevistados mencionaram, nessa modalidade, nomes de outros políticos que não são candidatos – Rosana Martinelli 3,5%, Nilson Leitão 0,4%, Gilson 0,2%.

Foram entrevistados 648 eleitores, na cidade de Sinop, entre os dias 2 e 3 deste mês, a margem de erro é de 4% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A Real Dados aponta que, com base nos 24,5% de intenções de votos para Juarez e 20,8% para Dorner e considerando a margem de erro de 4% para mais ou para menos, a situação de momento é empate técnico.

Modalidade Estimulada
Juarez Costa 31,6%
Roberto Dorner 28,2%
Jorge Yanai, 18,2%,
Delegado Sergio 8%,
Professor Roberto 1,7%
Marcelo Stachim 1,5%
Não sabem 4,2%,
Nulos 3,5%,
Brancos 2,5,
Não respondeu 0,6%.

Rejeição
Juarez Costa 32,3%
Roberto Dorner 20,7%
Roberto Stachim 14,2%
Nenhum 9,1%,
Delegado Sergio 6,5%
Professor Roberto 5,6%
Jorge Yanai 5,4%
Não sabe 5,4%
Não respondeu 0,8%

Comparecimento
A Real Dados apurou que 79% dos entrevistados afirmam que vão votar dia 15, e 14% disseram que “talvez” votarão. 5% disseram que não vão votar. Não sabem e não respondem 2%.

A pesquisa, encomendada por Só Notícias, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral, com número MT-05393/2020. 52% dos entrevistados são mulheres e 48% homens.

Comentários Facebook
Continue lendo

Sinop

Empresários apontam boa procura de clientes por produtos nas promoções do Líquida Sinop

Publicado

por

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Marcos Antônio Alves disse, ao Só Notícias, que mesmo com a pandemia do novo Coronavírus os empresários participantes da promoção Liquida Sinop tem apontado boa procura dos clientes, desde a última segunda-feira quando começaram as vendas de roupas, calçados, relógios, óculos, materiais elétricos, celulares, acessórios, materiais de construção e tantos outros, com grandes descontos. São mais de 100 empresas participantes. “No geral está sendo muito positivo, todos estão satisfeitos”. “Ligamos para parte das empresas que está participando para ter um parâmetro. De primeira ainda não falaram números, mas apontaram que a procura está muito grande por promoções”, disse. “Estão nos dando feedback positivo, mas sem aquele tumulto (de clientes), acho que em respeito a situação atual.

Ainda de acordo com o presidente, os empresários aprovaram o novo formato da promoção, com as ações sendo realizadas nas lojas e não no formato de feira, na praça Plínio Callegaro, no centro da cidade. “Mais estabelecimentos estão participando”. “ Vejo que vivíamos um mundo antes da pandemia e possivelmente um pós pandemia, então esse formato pode ser adotado nas próximas edições. Aí faríamos mais estruturado, elaborado, porque vamos ter mais tempo para planejamento e a economia vai estar mais aquecida do que nesse momento”, completou.

A quarta edição do Líquida Sinop segue até sábado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana