conecte-se conosco


Educação

17 mil candidatos devem fazer vestibular da Unemat neste domingo em 18 cidades de MT

Publicado

G1 MT

Mais de 17 mil candidatos realizarão neste domingo (9) a prova do concurso vestibular 2019/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), para ingresso no segundo semestre deste ano. Esta edição oferta 3.020 vagas em 72 cursos, distribuídos em 16 municípios do estado.

As provas serão realizadas em 18 cidades: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Brasnorte, Cáceres, Campos de Júlio, Colíder, Comodoro, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Os portões dos estabelecimentos onde serão aplicadas as provas serão fechados, impreterivelmente, às 8h (horário de Cuiabá). Não será permitido o ingresso de candidatos ao local de realização das provas após esse horário.

Após o início das provas, o candidato deverá obrigatoriamente permanecer na sala por no mínimo duas horas.

O que levar

O candidato deverá comparecer ao seu local de realização da prova com antecedência mínima de uma hora em relação ao horário de início, munido somente de documento de identidade original e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, não porosa, fabricada em material transparente.

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Empreendedorismo na Graduação: Universitários Desenvolvem Protótipo Inovador para Saúde

Publicado

por

Foto: Reprodução/ Instagram

No cenário acadêmico atual, o empreendedorismo tem se destacado como uma ferramenta essencial para capacitar estudantes a transformarem ideias inovadoras em soluções reais para o mercado. Um exemplo prático dessa iniciativa é o desenvolvimento do suplemento DulceStop, criado por Valério Augusto e seus colegas de grupo – Alice Gabrielly, Emanuelle Costa e Juliana Menezes – como parte de um projeto acadêmico na área da saúde. A ideia foi baseada na busca por oferecer um produto inovador para o controle glicêmico, voltado especialmente para pessoas com diabetes, unindo ciência, acessibilidade e saúde.

A inspiração para o DulceStop surgiu durante a disciplina de empreendedorismo e Projeto Integrador, juntamente com a participação no programa Gênese Jornada Amazônia que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos sustentáveis, naturais e inovadores dentro do ambiente acadêmico. Foi nesse contexto que Valério e sua equipe começaram a explorar soluções práticas que pudessem atender às demandas da saúde, utilizando conhecimentos adquiridos durante a graduação e aliando-os à criatividade empreendedora.

O suplemento, que ainda é um protótipo, foi apresentado pela equipe durante a Semana Acadêmica da Universidade Univag, em Várzea Grande MT. O evento contou com a participação de diversos professores e alunos, sendo um marco para os estudantes que integraram o projeto.

Em entrevista ao Correio de Mato Grosso, o aluno Valério Augusto destacou a importância do projeto para sua formação pessoal e profissional.

“Foi um grande desafio, mas também uma experiência maravilhosa. Trabalhar ao lado dos meus colegas Alice, Emanuelle e Juliana nos fez crescer como equipe e como futuros profissionais. Agradeço imensamente à professora Gislaine e Larissa, que nos deu todo o suporte e apoio para seguirmos nessa jornada.” Disse

Valério também ressaltou que o DulceStop é fruto de muita dedicação e trabalho em equipe.

“Tivemos que estudar muito, buscar referências e ouvir diferentes profissionais da área da saúde para criar um suplemento acessível e seguro. Estamos muito felizes com os resultados que alcançamos até aqui.” Disse

A importância do empreendedorismo na graduação

O desenvolvimento da  DulceStop ilustra como o empreendedorismo na graduação pode transformar a experiência universitária. Projetos como esse incentivam os estudantes a aplicarem o conhecimento adquirido em sala de aula, estimulando competências como liderança, criatividade, resiliência e trabalho em equipe.

 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Educação

Inscrições para Prêmio Gestão Escolar vão até dia 15 de agosto

Publicado

por

Redação

As escolas públicas – estaduais e municipais – de Mato Grosso têm até o dia 15 de agosto para se inscreverem no Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020. A premiação contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na educação básica da rede pública de todo o país.

Podem se inscrever no Prêmio gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio. A equipe escolar deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com

Em 2020, a iniciativa vai reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, estão se empenhando para encontrar soluções de forma criativa e inovadora para garantir a continuidade da aprendizagem dos alunos.

Segundo a coordenadora estadual do prêmio, Kerlla Quinteiro Amorim, o número de escolas inscritos é expressivo, mas deve ser maior até a data final do registro das escolas. “Mesmo com a pandemia, vamos ter um grande número de escolas inscritas”, ressalta.

Livramento

A Escola Estadual de Campo José de Lima Barros, localizada no Distrito de Faval no município de Nossa Senhora do Livramento (a 42 quilômetros ao sul da Capital) é uma das participantes. A expectativa de diretora Ana Cláudia de Campos, para o prêmio é a melhor possível.

A gestora destaca que a maneira de pertencer ao campo remete ao universo de trabalho, de devoção religiosa, de festa e confraternização das famílias. O fato de todos se conhecerem entre si também é um fator que incide sobre os métodos de ensino-aprendizagem.

No entendimento de Ana Claudia, fazer gestão em escola do campo em tempos de pandemia é desafiador, pois a escola está situada a 70 quilômetros da sede do município. A localização geográfica não facilita para a gestora fazer compras de materiais escolares necessários, bem como, para questões burocráticas, reuniões, entre outros.

“Acreditamos que a participação é uma oportunidade de mostrar as dificuldades e sobretudo os resultados positivos da educação do campo que já enfrentava muitos desafios antes da pandemia. E agora, toda a escola não tem medido esforços em buscar soluções para assegurar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem em meio a esta pandemia”, salienta.

Equipe

Em 2020, o Prêmio Gestão Escolar vai contemplar também o professor e a equipe escolar. A iniciativa representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe ao considerar, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem.

Serão premiadas as equipes escolares (cada equipe sendo composta por um gestor, um coordenador e quatro professores) que conseguiram transformar o momento de apreensão em soluções criativas e inovadoras de forma colaborativa e conjunta para manter o clima educacional apesar do afastamento social.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em três etapas, Estadual, Regional e Nacional. A escola selecionada como “Referência Nacional” receberá premiação em dinheiro de R$ 30.000, além das vagas no curso de especialização.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana