Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Geral

9 Alimentos que podem guardar perigos ocultos para a sua saúde

Publicado

Muitas vezes compramos alimentos “saudáveis” achando que não há qualquer risco para a nossa saúde, mas até mesmo alimentos que nem imaginamos, como um simples alface, podem oferecer riscos e estar repletos de bactérias, principalmente quando manuseados sem higiene. Veja abaixo algumas maneiras de evitar problemas ao se alimentar.

1 – Mariscos em conserva

De acordo com pesquisas, este tipo de alimento contém muito mais levedura do que o permitido, o que significa que há violações dos padrões sanitários durante a produção. O mais apropriado é comer frutos do mar congelados.

2 – Carne moída

Especialistas descobriram bactérias como E. coli, salmonela e listeria na carne moída. É por isso que é melhor cortar pedaços finos de carne e fritá-los do que consumir a carne moída.

3 – Queijo

Não há produtos químicos tóxicos nos queijos, mas os microrganismos patogênicos que causam intoxicação podem entrar nos queijos em qualquer fase da sua produção, existindo o risco de pegar brucelose (Infecção transmitida de animais para pessoas) e listeriose (infecção bacteriana) se o leite não pasteurizado de animais doentes for usado durante a produção. É por isso que você deve comprar apenas queijo de fabricantes confiáveis, se for possível.

4 – Ovos

A salmonela é uma bactéria presente não só na casca do ovo, como também dentro dele, e que é uma das principais causadoras de intoxicação alimentar, podendo levar até mesmo à morte. Não consuma ovo cru e lave a casca do ovo antes de consumi-lo.

5 – Frango

Uma gota de suco de carne de frango crua contém bactérias Campylobacter suficientes para infectar uma pessoa, causando febre e problemas gastrointestinais. A bactéria se espalha muito rápido quando lavamos a carne, ficando em nossas mãos, avental, balcões etc. É preciso minimizar o contato com o frango cru e lavar a tábua e as facas longe do resto dos pratos. Se for possível, lave tudo em água fervente.

6 – Atum

Quando o peixe é descongelado e armazenado de forma errada, é formada uma proteína tóxica chamada de escombrotoxina, que pode causar um tipo de intoxicação alimentar que leva a erupções cutâneas, vômitos, dores no estômago, diarreia, alteração da frequência cardíaca e até perda de visão. A solução é descongelar o atum sem deixá-lo entrar em contato com o ar, retirá-lo do congelador e colocá-lo na prateleira mais baixa da geladeira sem abrir o pacote.

7 – Salsichas e produtos à base de carnes

Segundo pesquisas, 12% das salsichas e outros produtos à base de carne estão infectados com E. coli e microrganismos patogênicos (listeriose e salmonela). A listeriose é perigosa principalmente para pessoas idosas, gestantes, recém-nascidos e crianças com menos de um ano de idade, podendo causar danos ao sistema nervoso e até meningite.

8 – Alface

Você deve estar surpreso pelo fato de a alface integrar a lista. Os cientistas do “Center for Science in the Public Interest (CSPI)”, ONG americana que defende os direitos dos consumidores, fizeram uma pesquisa para descobrir quais alimentos levavam ao maior número de casos de intoxicação alimentar. Alface acabou ficando em primeiro lugar, sendo responsável por 13.568 casos conhecidos de intoxicação. Portanto, mesmo que a alface esteja bem embalada e “pronta para comer”, é melhor lavá-la muito bem antes de consumi-la.

9 – Refrigerante

Além da obesidade e danos no fígado e nos dentes, o refrigerante também é perigoso para os ossos, já que contém ácido fosfórico e cafeína, que levam à diminuição da densidade mineral óssea (DMO) e eventualmente à osteoporose.

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Sinop faz manutenção nas ruas da Comunidade Fátima

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realiza manutenção nas ruas 01, 02 e 03 da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. O serviço é executado ao longo dessa semana e consiste na colocação de cascalho e no patrolamento e compactação do solo para garantir a durabilidade do serviço. Outras estradas também recebem os mesmos trabalhos.
 
O objetivo da manutenção é garantir aos moradores da região e aos condutores que realizam, com veículos pesados, o escoamento da produção regional, as boas condições de trafegabilidade e evitar pontos de atoleiros nas vias administradas pelo município. O secretário da pasta, Vilmar Scherer, acompanha o serviço e garante que a Prefeitura tem intensificado os trabalhos nas áreas rurais para proporcionar qualidade de vida à população.
 
“Essa semana o trabalho foi concentrado nas ruas 01, 02 e 03 da Comunidade Fátima. Cascalhamos as ruas, fizemos patrolamento e compactamos o cascalho para garantir a vida útil maior desse serviço. Os maquinários da Prefeitura e os servidores estão em uma força tarefa para concluir os serviços de manutenção dessas ruas públicas para garantir o bom tráfego dos motoristas”, disse ele.
 
Scherer explica que outras estradas também receberam os serviços. Ao menos duas vicinais recebem essa manutenção. “Estamos com três frentes de trabalho simultâneos. Temos dois caminhões na Estrada Lívia, termiando o serviço lá. Temos outra turma com caminhões, também, na Estrada Lucila e esses também dividem os puxamentos [cascalho] para Comunidade Fátima. E temos uma equipe com maquinários na cascalheira”, explicou.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Defesa Civil de Sinop emite alerta para chuvas intensas e ventos fortes nas próximas 24h

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Defesa Civil Municipal, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, emitiu um alerta de chuvas intensas válido até às 10h desta sexta-feira, 14 de novembro, com ventos de até 60 km/h. A orientação reforça a necessidade de atenção redobrada por parte da população diante das condições climáticas previstas para o município.
 
De acordo com o aviso meteorológico, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/h, acompanhada de ventos fortes entre 40 e 60 km/h. As condições favorecem a ocorrência de transtornos típicos de tempestades.
 
As equipes de monitoramento destacam três riscos principais durante o período de validade do alerta: descargas elétricas: temporais podem intensificar a incidência de raios, exigindo que moradores evitem áreas abertas e busquem locais seguros; queda de galhos e árvores: rajadas de vento podem provocar desprendimento de estruturas frágeis, causando danos em vias públicas, e, alagamentos: chuvas volumosas em curto intervalo podem ocasionar enxurradas e acúmulo de água em pontos críticos da cidade.
 
Orientações à população
 
A Defesa Civil recomenda que a população evite trafegar por áreas alagadas, não se abrigue sob árvores durante tempestades, reforce telhados e estruturas vulneráveis, redobre a atenção ao dirigir sob chuva intensa, mantenha distância de fios rompidos e acione imediatamente as autoridades.
 
Canais de emergência
 
Em caso de ocorrências, a população pode acionar:
 
193 – Corpo de Bombeiros
 
199 – Defesa Civil
 
A Prefeitura de Sinop segue monitorando as condições climáticas e mantém equipes de prontidão para atender possíveis chamados. As atualizações oficiais serão divulgadas pelos canais de comunicação do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana