conecte-se conosco


Mato Grosso

93 presos de MT se classificam para a 2ª fase de Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado

G1 MT

Noventa e três presos de quatro unidades prisionais de Mato Grosso se classificaram para a segunda fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).

Participaram das provas da primeira fase 850 presos que estudam pela Escola Estadual Nova Chance em unidades de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande – Penitenciária Central do Estado, Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa e Centros de Ressocialização da capital e de Várzea Grande.

Também fizeram as provas 49 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em unidades de Cuiabá e Cáceres.

Entre os presos foram aprovados para a próxima fase da olimpíada 63 que estão cursando do 6º ao 9ª ano do ensino fundamental e mais 30 do ensino médio.

Há salas de aula em atividade em 49 unidades prisionais, que representam para muitos presos a porta de entrada para uma nova oportunidade e a chance de seguir um rumo diferente na vida.

As 102 salas de aulas são extensões da Escola estadual Nova Chance, responsável pelo ensino nas unidades prisionais, que tem 2.556 presos matriculados na educação básica.

A Penitenciária Central do estado, em Cuiabá, e a Penitenciária Regional de Rondonópolis, abrigam o maior percentual de estudantes.

Obmep

As provas da segunda fase da Olimpíada de Matemática serão aplicadas no dia 28 de setembro. Os presos e adolescentes realizam as provas nas salas de aula das unidades. O resultado nacional da Obmep será divulgado em 3 dezembro, com premiação dos finalistas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep tem entre os objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

O público-alvo da olimpíada é composto de alunos do 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Rotam prende homem por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde

Publicado

Um homem foi preso pelo crime de tráfico de drogas por uma equipe do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), na noite desta quinta-feira (23.1), em Lucas do Rio Verde. Com o suspeito, de 26 anos, os policiais apreenderam porções de maconha e pedras de pasta base de cocaína.

Durante patrulhamento pela Operação Tolerância Zero na região do bairro Rio Verde, a equipe da Rotam se deparou com um homem transitando em uma calçada, que tentou fugir correndo ao perceber as viaturas policiais.

Diante da suspeita, os militares iniciaram acompanhamento e conseguiram deter o suspeito no momento em que ele entrava em um conjunto de quitinetes. Em revista pessoal, a Rotam localizou uma embalagem contendo algumas pedras de pasta base de cocaína.

Questionado pelos policiais, o homem afirmou que havia mais drogas guardadas dentro de sua residência, no mesmo endereço da abordagem. A equipe realizou buscas no local e encontrou mais 21 porções de maconha dentro de uma geladeira. Também foram apreendidas uma balança de precisão e materiais utilizados para o tráfico de drogas.

O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Autor de homicídios em Colniza é localizado e preso pela Polícia Civil em Cuiabá

Publicado

A Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco/GCCO) prendeu nesta quinta-feira (23.1), em Cuiabá, um criminoso investigado por homicídios e tráfico de drogas em Colniza, na região Noroeste do Estado. L.M.S. K., de 22 anos, foi localizado no bairro Três Barras, após diligências investigativas conjuntas da Draco, Delegacia Regional de Juína e Delegacia de Colniza.

O criminoso, conhecido como “Rabiscado”, estava foragido desde novembro do ano passado e é investigado como autor de dois homicídios ocorridos em Colniza nos anos de 2024 e 2023..

As investigações da Delegacia de Colniza apontaram que o criminoso como responsável pela execução de Weverson Alves Januário, de 20 anos. O jovem foi morto em 16 de novembro de 2024 em uma emboscada, a mando de uma facção criminosa. Weverson atuava com o tráfico de drogas na cidade e era filho do líder de um grupo rival, e o homicídio acirrou ainda mais a rivalidade entre os grupos.

A Polícia Civil também investiga a participação de Rabiscado no desaparecimento de Antoniel de Lima, 24 anos, também integrante de uma facção criminosa. A vítima desapareceu no dia 1º de novembro de 2023, após visitar a mãe em uma fazenda na região de Colniza e depois pegar um ônibus informando que iria para a cidade e não fez mais contato.

A equipe da Delegacia de Colniza atua para reunir informações sobre as atividades criminosas do investigado, que tem ligação com o tráfico de drogas na região.

Após o assassinato de Weverson, Rabiscado fugiu de Colniza e se escondeu em Cuiabá, onde estava residindo há dois meses, com sua convivente, no bairro Três Barras.

A prisão do criminoso representa um avanço significativo nas investigações sobre os crimes a mando de facções na região Noroeste de Mato Grosso.

A Polícia Civil pede que qualquer informação que possa colaborar com as investigações seja denunciada ao telefone 197, com garantia de sigilo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana