Saúde
Aberta consulta pública para Política Nacional de Informação em Saúde
Publicado
4 de agosto de 2020, 15:01
Agência Brasil
O Ministério da Saúde disponibilizou em seu site a proposta inicial para a portaria que instituirá a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde Pública (PNIIS). Com a publicação da Consulta Pública nº 70 no Diário Oficial da União de hoje (4), tem início o prazo de 15 dias para o recebimento das manifestações sobre o texto.
A PNIIS tem, por finalidade, “promover a melhoria da governança no uso da informação, das soluções de tecnologia da informação e da saúde digital, visando à inovação em saúde e à transformação digital do governo e dos processos de trabalho em saúde”.
O dispositivo legal prevê, como plataforma de colaboração digital de informações e serviços na área de saúde, a implementação da Rede Nacional de Dados em Saúde anunciada ontem (3) pelo diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), Jacson Barros. “A ideia é que a RNDS seja um banco central da troca de dados em saúde”, declarou ele durante coletiva de imprensa online no Ministério da Saúde.
O texto disponibilizado hoje para consulta pública sobre a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde Pública apresenta observâncias, funções, orientações, atribuições, diretrizes, competências e responsabilidades de instituições e profissionais da saúde pública em todas esferas da administração pública.
Descreve também funções e orientações da Rede Nacional de Dados em Saúde, enquanto “plataforma de colaboração digital de informações e serviços de saúde digital do país”.
O texto da proposta inicial da PNIIS está disponibilizado para consulta pública no site do Ministério da Saúde.

Saúde
Ribeiro atribui índices de suicídio entre jovens à falta de propósitos
Publicado
10 de setembro de 2020, 15:11
Agência Brasil
No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, lembrado nesta quinta-feira (10), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, atribuiu o problema no Brasil ao fato dos adolescentes terem perdido “todas as certezas”. “A grande moda dos sociólogos e dos filósofos, e de algumas correntes políticas hoje, é destruir tudo, é desconstruir tudo. Mas o pior é que não se coloca nada no lugar, deixam um vazio”, criticou.
A declaração foi dada durante o evento do Ministério da Saúde para lançar as Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida.
Ainda segundo Ribeiro, jovens e adolescentes perdem a motivação e vivem sem propósitos, o que os leva a tirar a própria vida. “Temos hoje no Brasil, no meu diagnóstico, por essa quebra de absolutos e certezas, verdadeiros zumbis existenciais, não acreditam mais em nada: Deus, política. Eles não têm nenhuma motivação”, disse, acrescentando que esse estado de coisas faz parte de “pedagogias equivocadas”.
Pandemia
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, voltou a destacar as quatro ondas que estão ligadas à pandemia da covid-19. Além da primeira, ligada ao contágio da doença, ele lembrou que a segunda onda tem a ver com mortes causadas por doenças não tratadas, aumentando a possibilidade de mortes, seguida de outra, que tem a ver com o aumento da violência doméstica.
“A quarta onda está baseada no que estamos tratando hoje, depressão, automutilação e suicídio, já está acontecendo como resultado da pandemia. Se não tratarmos, perderemos mais pessoas para a pandemia”, alertou.
O ministro interino reconheceu que muitas doenças foram “deixadas de lado” pelo fato dos recursos do ministério terem sido concentrados em ações para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Setembro Amarelo
A partir da campanha Setembro Amarelo, voltada para conscientização e prevenção ao suicídio, uma série de atividades educativas, itinerantes e online contemplam a realização de quatro ciclos de promoção e prevenção em saúde.
No primeiro ciclo, as ações estão voltadas à prevenção do suicídio e da automutilação. As atividades incluem cursos a distância, encontros, palestras e elaboração de materiais para ampliar o atendimento em saúde, a formação nas escolas e nas comunidades. O objetivo é qualificar o conhecimento de profissionais da área, conselheiros tutelares, professores, líderes sociais, religiosos e de entidades beneficentes, para que eles sejam multiplicadores da prevenção.
Nos próximos meses serão abordados mais três assuntos de forma inédita: gravidez na adolescência; uso de drogas lícitas e ilícitas e ética da vida (relacionada à prevenção da violência contra crianças, mulheres e idosos).
Os temas foram escolhidos por terem indicadores negativos no Brasil.
Números
Segundo a Secretaria de Gestão de Trabalho e de Educação na Saúde do Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país em incidência de ansiedade e segundo do mundo em casos de depressão. Quando o recorte é feito entre jovens de 15 anos de idade a 24 anos de idade, o país – que enfrenta uma epidemia de automutilação – tem o segundo maior número de mortes por suicídio.
Segundo as autoridades de saúde, informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio, que tem cerca de 12 mil registros todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.
Comitê
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, assinou a portaria que cria o comitê destinado a implementar a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A ideia é que o órgão de assessoramento, com caráter consultivo, promova o fortalecimento de estratégias permanentes de educação e saúde, em especial quanto às formas de comunicação, prevenção e cuidado.

Redação
Cerca de 400 pessoas foram atendidas no primeiro dia de funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19, nesta quinta-feira (23.07), na Arena Pantanal. Dessas, 182 testaram positivo para o novo coronavírus e 288 saíram do local com o kit de medicação, após prescrição médica.
No primeiro dia, os médicos prescreveram exame de tomografia para dois pacientes e um foi encaminhado para internação via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme dados do sistema de cadastro do complexo, todos os pacientes deste primeiro dia de atendimento eram residentes de Cuiabá.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, considerou o número de pessoas diagnosticadas muito relevante e destacou a importância do tratamento precoce da doença, o que irá possibilitar mais chances de cura.
“É extremamente relevante o fato de que 182 pessoas, de quase 400 atendimentos, testaram positivo neste primeiro dia de triagem da população. Isso demonstra, na prática, que o vírus está em uma parcela considerável da população. Por isso, a importância desse Centro, que auxilia os municípios da Baixada Cuiabana a diagnosticar e tratar precocemente o coronavírus, na medida em que também oportuniza mais um local de testagem da população”, pontuou o gestor.
A iniciativa é uma ação de auxílio à Atenção Básica, que é uma atribuição das gestões municipais. O Centro de Triagem é uma das medidas já adotadas pelo Governo do Estado como forma de evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves.
Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as unidades de saúde da rede municipal, como Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro.
Como funciona o Centro
O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h. São entregues até 600 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.
O Centro conta com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.
Como chegar
O Centro de Triagem foi montado no estádio de futebol da Arena Pantanal, localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.
Para chegar até o local por meio do transporte público, o cidadão pode embarcar na linha 609, que sai da Estação Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá.
Para quem pretende utilizar automóvel próprio para chegar à Arena Pantanal, poderá deixar o veículo no estacionamento do estádio.

Polícia Civil cumpre mandados contra envolvidos na prática de crimes em Poconé

Ouvidoria monta posto de atendimento no Centro de Vacinação para facilitar recebimento de manifestações

Secretaria trabalha no fortalecimento do turismo da capital

Mais de 800 profissionais da saúde já foram capacitados para identificar e notificar indícios de violência doméstica

Nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
Política MT


Sindicato pede apoio da ALMT para retorno de eventos controlados no estado
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), reuniu-se na manhã desta terça-feira (26) com...


Contribuintes questionam cobrança da taxa de licenciamento
Foto: Marcos Lopes Os proprietários de veículos de Mato Grosso devem efetuar o pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento...


Emendas de deputada auxiliam na saúde de São Félix, Pedra Preta e Conquista D’Oeste
Foto: ANGELO VARELA / ALMT O governo do estado pagou esta semana três emendas da deputada estadual Janaina Riva (MDB)...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Polícia Civil cumpre mandados contra envolvidos na prática de crimes em Poconé
Assessoria/Polícia Civil-MT A Polícia Civil de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá) deflagrou na manhã desta quarta-feira (27.01) a...


Polícia Civil prende quatro traficantes com 47 porções de entorpecentes prontas para a venda
Assessoria | Polícia Civil-MT Mais quatro traficantes foram presos pela Polícia Civil em Rondonópolis (212 km ao sul de...


Veículo roubado em Cuiabá é recuperado pela Polícia Civil em Paranatinga
Assessoria | Polícia Civil-MT Um veículo Hyundai HB-20 roubado em Cuiabá foi recuperado pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso21 de janeiro de 2021, 11:54
Governador e secretários da Casa Civil e Fazenda recebem homenagem da Maçonaria
-
Economia22 de janeiro de 2021, 22:00
Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
-
Cidades22 de janeiro de 2021, 21:48
FNDE promove encontro virtual para apoiar novos gestores educacionais
-
Policial22 de janeiro de 2021, 15:51
Homem que incendiou casa de ex-companheira é preso pela Polícia Civil em Sorriso
-
Policial21 de janeiro de 2021, 17:18
Envolvidos em roubo com restrição de liberdade da vítima são presos pela Polícia Civil no interior
-
Cidades22 de janeiro de 2021, 21:48
Mato Grosso registra 205.162 casos e 4.902 óbitos por Covid-19
-
Mato Grosso20 de janeiro de 2021, 12:15
Mais de 3 mil motoristas tiveram a CNH suspensa nos últimos dois anos
-
Política MT22 de janeiro de 2021, 14:02
Lúdio Cabral recomenda ao governador quarentena obrigatória em todo o estado