Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Ação nacional conjunta combate o tráfico de animais silvestres em todo o território brasileiro

Publicado

A Polícia Civil participou, nesta quarta-feira (29.10), da Operação Libertas, uma ação nacional conjunta de combate ao tráfico de animais silvestres em todo o território brasileiro.

A força-tarefa é composta por Ministérios Públicos, Polícias Ambientais e órgãos de fiscalização de 11 estados brasileiros. A operação é coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), por meio do Projeto Libertas, e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio da organização Freeland Brasil e financiamento do Escritório de Assuntos Internacionais sobre Narcóticos e Aplicação da Lei dos Estados Unidos (INL).

Em Mato Grosso, participaram da operação equipes da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Cuiabá do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Foram cumpridos pelas equipes de Mato Grosso um mandado de busca e apreensão e seis de fiscalizações em Cuiabá e uma ordem de judicial no estado de Minas Gerais.

Também foi realizada uma prisão em flagrante por posse de armamento e munições e uma pessoa presa por manter um papagaio em cativeiro.

Foram apreendidos 66 munições de diversos calibres, uma jiboia albina, um filhote de jaguatirica bengal, dois canários em gaiolas, sem anilhas, uma aranha, dois papagaios e um celular.

As investigações apontam que os animais, em sua maioria aves dos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, algumas ameaçadas de extinção, são retirados ilegalmente da natureza e comercializados em feiras clandestinas e pontos de venda irregulares. Além do tráfico de fauna, foram identificados outros crimes associados, como receptação, falsificação de documentos, maus-tratos, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Polícia Civil realizada 2ª capacitação do projeto Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e um Adolescente

Publicado

A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, de iniciou nesta terça-feira (11.11), a segunda capacitação dos multiplicadores que desenvolverão o projeto “Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e um Adolescente”.

Ao todo 66 servidores que trabalham nas delegacias das 15 regionais de Mato Grosso participam da qualificação voltada à prevenção de violência sexual infantojuvenil, que acontece na terça-feira (11) e quarta-feira (12), na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Cuiabá.


Durante os dois dias de curso serão abordadas técnicas para prevenção ao abuso sexual infantojuvenil. Serão abordados diferente temas como: comunicação positiva; cuidados cibernéticos que pais devem ter em relação aos acessos realizados pelos filhos; conceito de violência sexual, formas e estatísticas; entre outros.

A coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, delegada Mariell Antonini, explica que diante dos índices de violência sexual que acometem as crianças e os adolescentes, bem como a singularidade da pauta, que exige abordagem apropriada ao conhecimento do público infantil, a Polícia Civil desenvolveu este projeto.


“E por estar alinhado à melhoria de estruturação das unidades policiais, a instituição realizou parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, para contemplar materiais infantis através do Projeto Ponto de Esperança Crochê, que possam contribuir com um acolhimento mais humanizado dos infantes que adentrarem às delegacias e núcleos especializados do estado”, destacou Mariell Antonini.


Solenidade

A cerimônia de abertura contou com a presença da delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, do secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, dos diretores da Polícia Civil, Walfrido Franklin do Nascimento, Wagner Bassi Junior e Fausto José Freitas da Silva, da procuradora do Estado, Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral, da secretária adjunta de Política para Mulheres da SETASC, Salete Morochoscki, da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Cenira Benedita Evangelista, da diretora metropolitana do Instituto Médico Legal, Alessandra Mariano, do coordenador de Polícia Comunitária da SESP, Tenente Coronel Mário Willian, e da coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada da SESP, Monalisa Furlan.


Iniciativa

O Projeto “Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e de um Adolescente”, foi desenvolvido pela Polícia Civil de Mato Grosso, alinhado à ação estratégica de n. 12, alínea d, do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2023, que prevê como necessário promover a prevenção criminal primária e secundária por meio de projetos institucionais, especialmente aqueles que envolvam crianças e adolescentes.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícias Civil e Militar prendem homem suspeito de envolvimento em duplo homicídio em Peixoto de Azevedo

Publicado

A Polícia Civil, em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu um homem suspeito de ter participado de um duplo homicídio, ocorrido no distrito de União do Norte, no município de Peixoto de Azevedo, nesta segunda-feira (10.11). A prisão ocorreu cerca de seis horas após a ciência do fato pelas equipes policiais.

No local do crime, foram localizados os corpos das vítimas Bolivan Lima Silva, 40 anos e Francisco Oliveira, 49 anos, já sem vida, apresentando lesões provocadas por arma branca (faca). Na área, também foram apreendidos instrumentos e objetos relacionados ao crime, inclusive duas facas, celulares e uma tornozeleira eletrônica.

Conforme o delegado que conduz a investigação, Thiago Pinheiro Barros, testemunhas indicaram um homem, de 67 anos, que teria desavenças anteriores com uma das vítimas. Em diligências policiais, o suspeito foi localizado nas proximidades de onde ocorreu o crime, chegou a confessar a existência de atritos prévios entre os envolvidos. Entretanto, atribuiu a autoria dos homicídios a um terceiro indivíduo, o qual a Polícia Civil segue com diligências para localizá-lo e prendê-lo.

O conduzido foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil, que segue com as investigações.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana