conecte-se conosco


Cuiabá

Acionado na Justiça, hospital universitário se compromete a regularizar pendências

Publicado

Gazeta Digital

Em audiência de conciliação, o Hospital Universitário Júlio Müller e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares assumiram o compromisso de adotar as providências necessárias para que a partir de 31 de dezembro de 2019 nenhum esgoto seja lançado irregularmente no córrego Canjica, em Cuiabá. O compromisso foi firmado perante a Justiça Federal nos autos de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público.

No acordo também foram estabelecidos prazos para obtenção das autorizações e licenças necessárias ao funcionamento da unidade hospitalar. A lista de obrigações inclui a apresentação de alvará de prevenção contra incêndio e pânico; licenciamento ambiental; projeto arquitetônico, elétrico e de combate a incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Além disso, o hospital também terá que promover a execução do plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e efetuar o tamponamento do poço tubular existente na unidade. Estão previstas ainda a elaboração e implementação do projeto de tratamento de efluentes domésticos e hospitalares. O prazo para cumprimento das obrigações começa em 31 de dezembro e se estenderá até junho de 2021.

O Município de Cuiabá também participou da conciliação e assumiu o compromisso de fiscalizar o correto funcionamento da unidade hospitalar, da implantação do sistema de tratamento de efluentes, do gerenciamento de resíduos sólidos e da obtenção de alvarás, licenças e/ou autorizações, e adoção das medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis.

O descumprimento das obrigações assumidas implicará no pagamento de multa diária de R$ 300,00, a ser revertida em favor do Fundo Federal de Direitos Difusos e Coletivos.

MARCUS VAILLANT

Gerson Barbosa

Segundo o promotor de Justiça Gerson Barbosa, a Justiça Federal, por meio do Centro Judiciário de Conciliação – CEJUC, demonstrou eficiência e resolutividade, pondo fim em demanda que envolve interesse metaindividual, de natureza ambiental, com celeridade, por intermédio de acordo judicial, numa ação civil pública proposta em janeiro deste ano.

“A sociedade só tem a ganhar, com a continuidade das atividades do hospital, que presta relevantes serviços, e o afastamento dos ilícitos e da poluição dos recursos hídricos”, acrescentou.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Vacina contra Bronquiolite disponível no Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá

Publicado

por

Para prevenir esses públicos vulneráveis, acaba de chegar ao Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá a vacina Abrysvo, que é uma das primeiras aprovadas no Brasil para idosos e gestantes.

Doença é apontada como razão de parte dos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que o vírus sincicial respiratório (VSR), seja responsável, anualmente, por 66 mil a 199 mil mortes de crianças menores de 5 anos. A doença é apontada, ainda, como razão de parte dos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos.

Para prevenir esses públicos vulneráveis, acaba de chegar ao Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá a vacina Abrysvo, que é uma das primeiras aprovadas no Brasil para idosos e gestantes. A vacina protege contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de doenças como bronquiolite e pneumonia.

O médico pediatra e infectologista Sandoval Carneiro explica que como ainda não há um imunizante específico para o público infantil, a vacinação das gestantes promove a proteção necessárias nos primeiros meses de vida do recém-nascido. “Uma vez imunizada a gestante produz anticorpos que são transferidos para o bebê, por meio da placenta, protegem o recém-nascido durante seus primeiros meses de vida. Neste momento, esta é a forma mais eficaz que dispomos para prevenir formas graves de bronquiolite em bebês”, afirma.

SERVIÇO
O que: A vacina Abrysvo para gestantes e idosos
Onde: Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá
Endereço: Endereço: Rua Barão de Melgaço, 2050, Centro (em frente ao Pronto Atendimento – Unimed Cuiabá)
Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábado, das 8h às 12h. (fechado aos domingos e feriados)
Telefone: (65) 3612 8741 / WhatsApp: (65) 98170-0114.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá marca 52 milímetros de chuva e a previsão é de novos temporais nesta semana

Publicado

por

Semana será marcada por fortes chuvas em Cuiabá.

A chuva forte, neste domingo (12), causou transtornos na cidade, com vários pontos de alagamento em diversas regiões da Capital.

 

Cuiabá registrou 52,2 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e foram registrados 173 raios na cidade. Os dados são do instituto Climatempo. A chuva forte causou transtornos na cidade, com vários pontos de alagamento em diversas regiões da Capital.

A previsão do tempo aponta possibilidade de mais chuva forte nesta segunda-feira (13) e o dia deve ser nublado. A tarde será chuvosa e a noite deve voltar a registrar temporal. A previsão aponta fortes chances de chuva entre as 12h e as 20h.

A previsão é que nesta segunda-feira sejam registrados 38.8 milímetros, o que significa que a cada metro quadrado deverão ser registrados 38,8 litros de água de chuva.

Sempre que é ultrapassado o limite de 30 milímetros, é possível serem registrados casos de alagamentos, como os registrados na noite desse domingo (12), após um forte temporal.

As chuvas prosseguem em alto volume na cidade de Cuiabá pelo menos até o próximo sábado (18).

Na terça-feira (14), a previsão é de 26.4 milímetros de chuva. Já na quarta (15), o instituto Climatempo prevê 24.3 milímetros.

Na quinta (16), os índices voltam a subir, chegando aos 36.1 milímetros, mas o maior índice é de sexta-feira (17), quando a chuva deve chegar a 48.7 milímetros em Cuiabá.

No sábado (18), estão previstos 16.7 milímetros de chuva e no domingo (19), a chuva deve ficar em 7.6 milímetros.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana