conecte-se conosco


Mato Grosso

Administrador vence Covid, mas morre de parada cardíaca em MT

Publicado

Morreu nessa quinta-feira (7) Roque Rhoden, aos 63 anos, administrador da mitra diocesana de Sinop, a 503 km de Cuiabá e ex-coordenador nacional da Pastoral Familiar. A cúria diocesana ou mitra diocesana (fazendo uma alusão à mitra, insígnia de jurisdição e governo próprio do bispo) é um organismo administrativo que cada diocese e eparquia na Igreja católica possui.

É composta pelas principais autoridades da diocese. Segundo a diocese de Sinop, Roque estava internado há mais de 4 dias numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta das complicações causadas pela Covid-19.

Ele havia sido curado da doença, mas teve uma parada cardíaca e não resistiu. Seu corpo será enterrado nesta sexta-feira (8),

Em nota, o bispo diocesano, dom Canisio klaus, expressou pesar pela morte de Roque Rhoden. “Com profundo pesar cumpro o dever de comunicar que faleceu o nosso grande amigo, colaborador e irmão na fé. Manifestamos nossos mais sinceros e profundos sentimentos de pesar, à esposa, filhos, netos e familiares. Que Deus na sua misericórdia acolha este nosso irmão na paz eterna”.

Nascido no interior do Sul do Brasil, foi para Sinop e, desde então, era administrador da Mitra da diocese. Ele deixa a mulher, quatro filhos e noves netos.

Roque e a esposa Verônica foram coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, de 2014 a 2017. Muito atuante nas atividades, ações na igreja católica, atualmente eram vice – coordenadores.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Estado notifica órgãos de controle sobre bloqueio de UTIs no Pronto Socorro de Cuiabá

Publicado


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Estadual e Federal sobre o bloqueio de 38 leitos de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19 no Hospital e Pronto Socorro Municipal da capital.

O Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá conta com 95 leitos de UTI pactuados, mas apenas 57 vagas estão disponíveis para a regulação – sendo que 56 já estão ocupadas nesta quarta-feira (24.02). O fato leva ao descumprimento do Plano de Contingência Municipal e Estadual e do Termo de Compromisso Emergencial, firmado junto ao Tribunal de Contas.

Dos 38 leitos indisponíveis, 23 estão na ala adulto e 15 na ala pediátrica. Conforme o relatório da supervisão, o bloqueio se dá por falta de medicamentos e falta de médico cirurgião pediátrico.

O bloqueio do alto número de leitos de Terapia Intensiva impacta diretamente na taxa de ocupação hospitalar das UTIs pactuadas pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Nesta quarta-feira (24.02), foi registrada a ocupação de 81,44% dos leitos para adultos, mas no dia anterior era de 72,85%.

Também é importante ressaltar que os leitos de enfermaria do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá registram 26% de ocupação, enquanto as enfermarias dos Hospitais Metropolitano e Santa Casa, também da Baixada Cuiabana, registram 81% e 58% respectivamente.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Mato Grosso recebe 11,8 mil doses da CoronaVac nesta quinta-feira (25)

Publicado


Uma nova remessa da vacina CoronaVac chegará em Mato Grosso às 10h desta quinta-feira (25.02) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, por um voo da Azul. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é de que cheguem 11,8 mil doses para a imunização dos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

As unidades desta nova remessa serão utilizadas somente como segunda aplicação. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Na manhã desta quarta-feira (24.02), o estado também recebeu 21 mil doses da vacina AstraZeneca. Até o momento, já foram recebidas 212.760 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 em Mato Grosso.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana