conecte-se conosco


Alta Floresta

Águas Alta Floresta e Prefeitura inauguram Estação Elevatória de Esgoto

Publicado

A concessionária de serviços de saneamento básico, Águas Alta Floresta, e a Prefeitura Municipal inauguraram a Estação Elevatória de Esgoto Almeida Prado. Resultado do investimento de R$ 605 mil, moderna e 100% automatizada, a unidade entra em operação beneficiando, inicialmente, a 2 mil pessoas.

Localizada no bairro que deu origem ao seu nome, a Elevatória Almeida Prado é responsável por levar, a partir de agora, 400 mil de litros de esgoto doméstico por dia até a Estação de Tratamento de Esgoto, representando um importante ganho à preservação ambiental e à saúde da comunidade. A estação atende também ao bairro Araras.

Na solenidade de entrega da obra o Prefeito Asiel Bezerra de Araújo ressaltou o valor do saneamento básico como instrumento de prevenção em saúde. “Entregas como essa são fundamentais para a população de nossa cidade. Podem contar conosco para que, juntos, possamos sempre trabalhar para dar o melhor para a nossa comunidade”, pontuou. O evento contou com a presença do secretário municipal de Obras Públicas, Eloi Almeida, e da vereadora Cida Sicuto, que enfatizou a importância da tramitação e aprovação, pela Câmara Municipal de Alta Floresta, do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Com população aproximada de 52 mil pessoas (fonte: IBGE), Alta Floresta conta, atualmente, com 53% de cobertura dos serviços de esgotamento sanitário. A entrada em operação da EEE Almeida Prado eleva o índice de cobertura a 57%. No município, todo o esgoto doméstico coletado é devidamente tratado e, só então, é devolvido ao Rio Severo, dentro dos padrões determinados pela legislação ambiental.

A Estação Elevatória Almeida Prado foi projetada para acompanhar o crescimento do município de Alta Floresta, podendo chegar a beneficiar até 22 mil pessoas.

“Nosso foco é colaborar com o desenvolvimento sustentável do município. Colocar a Elevatória Almeida Prado em operação e já preparada para assimilar futuro aumento de demanda evidencia nosso compromisso com a cidade”, declarou Andre Silva, diretor operacional da Águas Alta Floresta. De acordo com o diretor, ainda este ano a concessionária dará início à construção de novas redes coletoras, fortalecendo o sistema de esgotamento sanitário dos bairros integrantes da região Cidade Alta.

A entrada em operação da nova estação elevatória representa, no dia a dia, a ampliação da área contemplada com a prestação de serviços de esgotamento sanitário e a consequente elevação do número de residências e estabelecimentos comerciais aptos a serem conectados à rede coletora de esgoto.

“Esgoto tratado traz saúde, qualidade de vida e colabora fortemente com a preservação dos recursos hídricos. Uma cidade que investe esgoto pode, certamente, ser classificada como uma cidade responsável, madura e apta a permanecer crescendo de forma ordenada”, observou o diretor geral da concessionária, Luiz Fabbriani.

Profissionais da concessionária participaram do evento, que teve a presença do diretor operacional da Iguá Saneamento (controladora da Águas Alta Floresta), Péricles Weber.

Você sabia?

Os sistemas de esgotamento sanitário são compostos por quatro etapas importantes e interligadas: coleta, afastamento (tráfego, bombeamento dos efluentes), tratamento e destinação dos efluentes.

No caminho de todo esse processo, do esgoto em sua origem até o tratamento final, as estações elevatórias exercem um papel extremamente importante, sobretudo em cidades de topografia predominantemente plana – como Alta Floresta.

Isso porque elas auxiliam no bombeamento do esgoto doméstico até a Estação de Tratamento de Esgoto, onde o material é tratado e, só então, devolvido aos rios.

Comentários Facebook
publicidade

Alta Floresta

Prefeito e secretários testam positivo Covid em Alta Floresta

Publicado

por

O prefeito de Alta Floresta Chico Gamba (PSDB) e os secretários de Obras, Eloi Luiz de Almeida, Educação, Maria Lunar de Freitas, e de Finanças, Elsa Maria Lopes,  testaram positivo para Covid-19. O quadro de saúde deles é considerado estável.

Por conta disso, Gamba determinou que prefeitura ficará fechada até o dia 21 deste mês e passará por desinfecção para prevenir que outras pessoas sejam infectadas com a doença.

Conforme Só Notícias já informou, esta tarde, foram registradas pela secretaria estadual de Saúde mais 20 mortes em decorrência do Coronavírus. Com isso, o número de vítimas da doença chegou a 4.747 desde o início da pandemia em março do ano passado.

Também foram notificadas 1.875 novas confirmações de casos. Desses, 7.938 estão em isolamento domiciliar e 182.330 estão recuperados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Alta Floresta

Prefeito e vereadores discutem proposta para reduzir cargos em Alta Floresta

Publicado

por

O prefeito de Alta Floresta (300 quilômetros de Sinop), Chico Gamba (PSDB), reuniu-se, hoje, com os vereadores para iniciar as discussões sobre uma proposta de reforma administrativa. Nesta primeira reunião, a equipe técnica apresentou aos parlamentares uma proposta para reduzir o número de cargos comissionados, de 176 para 153.

Segundo a proposta, a reforma administrativa vai melhorar os valores dos vencimentos de cargos de confiança, no entanto, não irá elevar o gasto com pessoal. A equipe técnica do prefeito explicou ainda que, mesmo com todas as mudanças feitas na estrutura de cargos e criação de novas secretarias, será possível economizar R$ 300 em relação ao que está sendo gasto com a estrutura atual.

Uma nova reunião para discutir o tema foi marcada para a próxima segunda-feira (11). O prefeito ainda prometeu protocolar o projeto de lei esta semana para que os vereadores possam fazer o estudo detalhado das mudanças propostas.

Participaram da reunião os vereadores Oslen Dias dos Santos (PSDB), o Tuti, presidente da Câmara Municipal, Douglas Pereira Teixeira de Carvalho (PSC), Adelson da Silva Rezende (PDT), Claudinei de Souza Jesus (MDB), líder do prefeito na Casa de Leis, Darli Luciano da Silva (PODE), Leonice Klaus dos Santos (PDT), Bernardo Patrício dos Santos (MDB), Francisca Ilmarli Teixeira (PT), Derci Paulo Trivesan (PSDB), Reginaldo Luiz da Silva (Republicanos) e José Vaz Neto (PL).

Também participaram a assessoria jurídica da câmara e os advogados Joel Quintela e Cleber Coutinho, procurador jurídico do município, a secretária de Educação, Lucinéia Martins de Matos, e Robson Quintino, secretário de Governo, Gestão e Planejamento.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana