conecte-se conosco


Sorriso

Apicultores de Sorriso aprendem técnicas de produção de abelhas rainhas

Publicado

Iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre o Clube Amigos da Terra e a Prefeitura de Sorriso

Vinte e três apicultores sorrisenses, integrantes do programa VitaMel, concluíram nesta quarta-feira (15) o curso avançado de produção de abelhas rainhas. Esse foi o terceiro de um ciclo de três cursos ofertados com a finalidade de fomentar a cadeia produtiva no Município.

A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre o Clube Amigos da Terra (CAT) e a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa).

“Nesta primeira etapa eles [apicultores] tiveram contato com as noções básicas sobre a estrutura organizacional das colmeias, construção de colmeias e uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Em seguida abordamos alguns aspectos relacionados a vulnerabilidade e a seleção de colmeias para formação de enxames de excelência. Por fim, estamos trazendo o curso de produção de abelhas rainhas que consiste na separação genética e técnicas para proceder a divisão dos insetos polinizadores”, explica Niki Nelson, coordenador do programa VitaMel.

“A melhoria genética vem sendo usada há décadas no Brasil. No entanto, o acesso a essa tecnologia ainda era algo muito distante do pequeno produtor de mel”, afirma o instrutor e técnico zootecnista, Rodrigo Américo Ferreira Lima, ao avaliar que a região de Sorriso “é muito favorável a criação de abelhas de diferentes espécies”.

Para ele, o clima e a altitude conciliados com as ações de preservação ambiental, assim como os incentivos governamentais, contribuem com o fortalecimento do setor. Por outro lado, é necessário continuar investindo em melhoramento genético para equiparar a produção.

“Ainda existe uma certa discrepância. Enquanto alguns apicultores colhem a média de 50 quilos de mel por caixa, outros não alcançam sequer a marca de 15 quilos. Precisamos uniformizar essa média, oportunizando que os apicultores obtenham o máximo de produtividade e, com isso, uma melhor margem de lucro”, complementa Lima.

“Até há pouco tempo a criação de abelhas em Sorriso era algo artesanal. A implantação do programa VitaMel mudou esse cenário. O que antes era apenas um hobby, se tornou uma fonte de renda para dezenas de pequenos produtores, em especial aqueles que estão inseridos na agricultura familiar”, reitera o secretário-adjunto da pasta, Enivaldo Golmini.

Sobre o programa

Atualmente o programa VitaMel atende cerca de 53 apicultores distribuídos ao longo do Assentamento Jonas Pinheiro, Cinturão Verde, Projeto Casulo, distrito de Boa Esperança e, em outras propriedades privadas do Município.

A estimava para 2024 é de que os apicultores de Sorriso produzam em torno de 40 toneladas de mel.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Prefeitura pode não renovar contrato com a empresa Bem- Estar

Publicado

Pedido vem dos próprios servidores terceirizados

A Prefeitura de Sorriso pode não renovar o contrato 326/2022, firmado com a empresa Bem Estar, que termina nesta quinta-feira (30 de novembro). A empresa é responsável pela gestão de mão-de-obra para a execução de serviços essenciais, como auxiliar de serviços gerais II, oficial de serviços gerais, servente de limpeza, coletor de detritos (diurno e noturno), auxiliar de serviços técnicos, agente de manutenção automotiva, e auxiliar de manutenção e reparos.

A decisão de possivelmente não renovar o contrato, o que pode ser feito por até seis meses, foi tomada com base no diálogo com representantes dos trabalhadores contratados pela empresa. Na manhã desta quarta-feira (29), o secretário de Administração, Estevam Calvo, reuniu representantes de vários setores, e junto, ao vice-prefeito, Gerson Bicego, ao vereador Celso Kozak, e aos secretário-adjuntos Bruno Delgado (Administração) e Jesué Soares dos Santos (Obras e Serviços Públicos), explicou as implicações da situação e ouviu todos os representantes . O procurador-geral da Prefeitura, Éslen Parron, e a gestora de contratos, Maricélia Costa também integraram a reunião.

Entre os fatores que estão sendo decisivos para a tomada de decisão, a dificuldade de acesso dos trabalhadores à empresa terceirizada, e o não-cumprimento de prazos estipulados em negociações. Ainda no início do mês, quando a Prefeitura travou negociações no período do pagamento dos salários dos 1.260 empregados, ficou acertado o pagamento da primeira parcela do 13.º salário até o dia 20. “No entanto, verificamos que isso só ocorreu com cerca de 40% destes servidores”, comentou.

Com isso, em não renovando, a Prefeitura precisa buscar, via dispensa de licitação, uma nova empresa para gerir esses cargos, garantindo assim, a continuidade dos serviços, essenciais à população. O secretário destacou ainda que, junto à Justiça, deve buscar formas de garantir que os empregados, que ainda não receberam, recebam o 13.º salário, assim como o pagamento de novembro. “Vamos depositar em juízo o pagamento à terceirizada, solicitando, ou que a Justiça efetue esse pagamento a cada servidor, ou que nos autorize a pagar diretamente”, antecipou Estevam.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Vice-prefeito apresenta “Sorriso em Números” para diretores do Grupo Bradesco Seguros

Publicado

O vice-prefeito Gerson Bicego visitou na última segunda-feira, dia 27 de novembro, a presidência do Grupo Bradesco Seguros em São Paulo. Na sede da empresa, Gerson apresentou o Sorriso em Números, que traz um panorama do Município; além de destacar o eixo econômico formado pelos outros 11 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires (Cidesa). Gerson também conversou com os diretores Leonardo Freitas e Duílio Varnier sobre a conta da Prefeitura, gerenciada pelo Bradesco no momento e investimentos do Grupo Bradesco Seguros para a região.

O vice-prefeito destacou a história de construção de Sorriso, pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura. Se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso”, explica.

Gerson também detalhou a produção da soja, do milho, e de demais itens como o feijão caupi e do pescado de água doce. “Mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, salientou.

Já em relação à conta da Prefeitura, hoje gerenciada pelo Grupo Bradesco, o vice-prefeito ressaltou que um novo processo licitatório será aberto nos próximos dias. “Esperamos contar com o Bradesco participando novamente da licitação”, disse.

Além disso, a instalação de um ponto centralizado do Bradesco Seguros atuando nas modalidades Bradesco Vida e Previdência, da Bradesco Saúde e Mediservice, e da Bradesco Auto/Re em Sorriso. Esse ponto, destaca o empresário sorrisense José Augusto Brandt, que acompanhou a visita na capital paulista, atenderia demandas desde Nova Mutum com as ações centralizadas em Sorriso.

Mais dados sobre Sorriso

Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção.

A média de crescimento anual nos últimos 30 anos, ultrapassa os 20%. Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB).

Mais sobre o Grupo Bradesco

Conforme divulgação do próprio Grupo Bradesco, o Mato Grosso agrupa 35% dos municípios mais ricos do agronegócio e lidera o ranking de maior contribuição para a produção agropecuária do país, respondendo por 18% da produção nacional, segundo dados do Ministério da Agricultura. Só no primeiro semestre de 2023, os dados apontam para um crescimento de 17% no acumulado.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana