conecte-se conosco


Alta Floresta

Araras estão internadas após acidentes em MT

Publicado

G1 MT

Duas araras-canindé foram resgatadas no município de Alta Floresta e Colíder, a 800 km e 648 km de Cuiabá, e encaminhadas ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, a 503 km da capital. As aves passaram por radiografia na segunda-feira (17) e continuam em tratamento.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a primeira arara resgatada foi em Alta Floresta. O animal se chocou na fiação da rede elétrica e caiu em uma casa.

A outra foi resgatada em Colíder também pela equipe do núcleo regional da Sema em Alta Floresta e o animal havia batido em um caminhão e caído na pista.

Segundo a Sema, os animais foram resgatados após denúncia de moradores. A equipe da secretaria foi até o local e fizeram o resgate dos animais. que foram encaminhados para o hospital veterinário.

No hospital, as araras vão passar por exames e prosseguirem com tratamento adequado, como a ambientação e conduta terapêutica.

Os profissionais do hospital vão estudar qual o destino das araras após a recuperação. O intuito é que possam ser soltas novamente a natureza para viver no habitat natural.

Espécie

A arara-canindé também é conhecida como arara-de-barriga-amarela, arari, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí e canindé, é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas.

Apresenta cauda longa, tons azuis no dorso e amarelo dourado da face até a cauda.

A ave se desloca por grandes distâncias durante o dia e, em certos períodos do ano, migra em busca de comida. Alimenta-se de frutas, sementes e nozes.

Elas constroem os ninhos geralmente entre dezembro e maio e em troncos de palmeiras mortas. Essas aves habitam o interior e bordas de florestas altas desde a Amazônia até o Paraná.

 

Comentários Facebook
publicidade

Alta Floresta

Operação cumpre buscas para apurar crimes em cartório extrajudicial de Alta Floresta

Publicado

por

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e três suspeitos tiveram instalação de tornozeleiras eletrônicas determinadas pela Justiça.

A Delegacia de Alta Floresta deflagrou nesta sexta-feira (10.03) a Operação Notarius para apuração de crimes praticados em um cartório extrajudicial do município.

 

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão contra alvos em Alta Floresta e três suspeitos foram conduzidos à cadeia pública do município para a instalação de tornozeleira eletrônica.

 

Após denúncia realizada, foi instaurada inspeção pela Corregedoria-Geral de Justiça, a pedido da juíza corregedora permanente dos Cartórios Extrajudiciais da Comarca e instaurado inquérito policial para apurar a prática de ilícitos penais.

 

Segundo o delegado Thiago Marques Berger, o inquérito, que tramita sob sigilo, investiga crimes contra a administração pública, lavagem de capitais e associação criminosa praticados no âmbito do Cartório do 2° Ofício de Alta Floresta.

 

A operação contou com apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional e de analistas da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Mato Grosso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Alta Floresta

Prefeito e secretários testam positivo Covid em Alta Floresta

Publicado

por

O prefeito de Alta Floresta Chico Gamba (PSDB) e os secretários de Obras, Eloi Luiz de Almeida, Educação, Maria Lunar de Freitas, e de Finanças, Elsa Maria Lopes,  testaram positivo para Covid-19. O quadro de saúde deles é considerado estável.

Por conta disso, Gamba determinou que prefeitura ficará fechada até o dia 21 deste mês e passará por desinfecção para prevenir que outras pessoas sejam infectadas com a doença.

Conforme Só Notícias já informou, esta tarde, foram registradas pela secretaria estadual de Saúde mais 20 mortes em decorrência do Coronavírus. Com isso, o número de vítimas da doença chegou a 4.747 desde o início da pandemia em março do ano passado.

Também foram notificadas 1.875 novas confirmações de casos. Desses, 7.938 estão em isolamento domiciliar e 182.330 estão recuperados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana