conecte-se conosco


Cidades

Assistência Social atualiza levantamento de moradores em situação de rua

Publicado

MidiaNews

Nesta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) está percorrendo os principais pontos da Capital, com o objetivo de fazer um levantamento atual do quantitativo da população que hoje se encontra em situação de rua.

No primeiro dia da ação, realizada nesta segunda-feira (03), a equipe percorreu os pontos de maior concentração na região do CPA até chegar a Rodoviária, como praças, viadutos e logradouros públicos, realizando 45 abordagens.

A partir dessas identificações, é possível construir uma estrutura sólida de respostas e soluções que amenizem essa situação. “Com isso, é possível identificar as principais necessidades e estabelecer estratégias capazes de contribuir para diminuir o quadro atual em Cuiabá”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

Além do CPA, as visitas se estendem nesta terça-feira (04), a partir das 14 horas, na região Central, passando pelas praças da República, Alencastro, Rachid Jaudy, Ipiranga e 08 de abril.

Na quarta-feira (05), serão visitados o Beco do Candeeiro, Morro da Luz e a Praça da Mandioca. No dia 06 (quinta-feira), será a vez da região do Porto e entorno como também as imediações da Arena Pantanal. E para encerrar a semana das ações do projeto “Quero Te Conhecer”, a equipe percorrerá a Avenida Fernando Côrrea, bairro Jardim Leblon e Ginásio Quilombo.

A ação faz parte do projeto em funcionamento desde 2017, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, tendo como principal objetivo, fazer o mapeamento da população em situação de rua, a fim de projetar estratégias funcionais que atendam às necessidades desse público.

“O serviço especializado de abordagem social visa o atendimento de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua na prática da mendicância, trabalho infantil, entre outras formas de violação de direitos”, completou.

Segundo Ferreira, existe um canal de comunicação que age como facilitador desse serviço. Por meio do telefone celular (65) 9 9238-7552, as pessoas poderão fazer as denúncias e ou apontamentos onde as equipes poderão realizar a abordagem, com orientação correta de atendimentos à população em situação de rua. O canal funciona de domingo a domingo, até às 22h.

A proposta do projeto é garantir o acesso e inserção nas políticas públicas, estimulando e provocando a sua reflexão enquanto sujeitos de direitos, facilitando a sua participação no processo de superação dessa condição.

“Essas pessoas são convidadas a conhecer uma de nossas unidades acolhedoras onde serão realizados todos os encaminhamentos necessários para que essas pessoas tenham melhores condições de sobrevivência”, comentou.

Para o trabalho, uma equipe multidisciplinar atua de forma itinerante em ruas do município realizando abordagem de aproximação, escuta e construção de vínculos com essa população.

A população também pode obter atendimento nas duas unidades dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social Centro e Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Nos Creas, a população é atendida com serviços de cidadania como o encaminhamento para emissão de documentos e acolhimento em um dos abrigos do município”, finalizou Hellen.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

AMM completa 39 anos de fundação e comemora conquistas para os municípios

Publicado

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM comemora nesta quarta-feira, 4 de maio, 39 anos de fundação. Ao longo dos anos a instituição fortaleceu a sua atuação municipalista e celebra quase quatro décadas de lutas, conquistas e vitórias em defesa dos municípios. Considerada uma referência na luta pelo fortalecimento do municipalismo e pela autonomia dos entes municipais, a AMM se fortaleceu e se consolidou por sua representatividade e pela trajetória de lutas e vitórias.

A instituição atua na defesa dos municípios, liderando e participando de mobilizações para garantir avanços, e também na prestação de serviços técnicos às prefeituras, com publicações no Jornal Oficial, elaboração de projetos, assessoria jurídica, técnica, capacitação, comunicação, serviços de apoio, entre outras atividades.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressalta que o principal papel da instituição é buscar mais recursos para os entes municipais, defender os municípios em todas as esferas de governo, perante os poderes constituídos, visando garantir mais autonomia e representatividade aos entes locais. “Nesses 39 anos a AMM tem defendido os municípios e, principalmente, o interesse dos cidadãos, que são diretamente contemplados com o trabalho desenvolvido pelos prefeitos”, frisou, destacando que boa parte das obras que são executadas nas cidades de Mato Grosso são resultado de projetos elaborados pela AMM.

Fraga destacou também outros serviços prestados pela Associação e o fortalecimento de parcerias institucionais. “São muitos serviços que nós prestamos para diminuir os custos, as despesas das prefeituras e consequentemente contribuir com os cidadãos. Além disso, a AMM representa os prefeitos perante os poderes e trabalha para fortalecer a parceria com a Assembleia Legislativa, com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público, com o Governo do Estado, com o TCU, com as bancadas estadual e federal, com o Congresso Nacional e outros órgãos e instituições”, assinalou.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

SES divulgará boletim epidemiológico da Covid-19 somente às segundas-feiras

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) passará a divulgar o Boletim Epidemiológico da Covid-19 somente às segundas-feiras. A medida leva em consideração a diminuição de casos e, portanto, recorrência de baixos números de notificações nos demais dias da semana.

Todas as notificações que ocorrerão entre terça-feira e domingo serão contabilizadas nos boletins de segunda. Em caso de feriado ou ponto facultativo na segunda-feira, o Boletim será divulgado no próximo dia útil. A Secretaria Adjunta de Vigilância e Atenção à Saúde informou que a medida já passa a valer nesta semana.  

É importante esclarecer que o sistema do Painel Interativo da SES continuará a ser atualizado diariamente, de forma automática, por isso, mesmo sem os boletins diários, será possível acessar os dados em tempo real.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana