conecte-se conosco


Cidades

Assistência Social atualiza levantamento de moradores em situação de rua

Publicado

MidiaNews

Nesta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) está percorrendo os principais pontos da Capital, com o objetivo de fazer um levantamento atual do quantitativo da população que hoje se encontra em situação de rua.

No primeiro dia da ação, realizada nesta segunda-feira (03), a equipe percorreu os pontos de maior concentração na região do CPA até chegar a Rodoviária, como praças, viadutos e logradouros públicos, realizando 45 abordagens.

A partir dessas identificações, é possível construir uma estrutura sólida de respostas e soluções que amenizem essa situação. “Com isso, é possível identificar as principais necessidades e estabelecer estratégias capazes de contribuir para diminuir o quadro atual em Cuiabá”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

Além do CPA, as visitas se estendem nesta terça-feira (04), a partir das 14 horas, na região Central, passando pelas praças da República, Alencastro, Rachid Jaudy, Ipiranga e 08 de abril.

Na quarta-feira (05), serão visitados o Beco do Candeeiro, Morro da Luz e a Praça da Mandioca. No dia 06 (quinta-feira), será a vez da região do Porto e entorno como também as imediações da Arena Pantanal. E para encerrar a semana das ações do projeto “Quero Te Conhecer”, a equipe percorrerá a Avenida Fernando Côrrea, bairro Jardim Leblon e Ginásio Quilombo.

A ação faz parte do projeto em funcionamento desde 2017, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, tendo como principal objetivo, fazer o mapeamento da população em situação de rua, a fim de projetar estratégias funcionais que atendam às necessidades desse público.

“O serviço especializado de abordagem social visa o atendimento de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua na prática da mendicância, trabalho infantil, entre outras formas de violação de direitos”, completou.

Segundo Ferreira, existe um canal de comunicação que age como facilitador desse serviço. Por meio do telefone celular (65) 9 9238-7552, as pessoas poderão fazer as denúncias e ou apontamentos onde as equipes poderão realizar a abordagem, com orientação correta de atendimentos à população em situação de rua. O canal funciona de domingo a domingo, até às 22h.

A proposta do projeto é garantir o acesso e inserção nas políticas públicas, estimulando e provocando a sua reflexão enquanto sujeitos de direitos, facilitando a sua participação no processo de superação dessa condição.

“Essas pessoas são convidadas a conhecer uma de nossas unidades acolhedoras onde serão realizados todos os encaminhamentos necessários para que essas pessoas tenham melhores condições de sobrevivência”, comentou.

Para o trabalho, uma equipe multidisciplinar atua de forma itinerante em ruas do município realizando abordagem de aproximação, escuta e construção de vínculos com essa população.

A população também pode obter atendimento nas duas unidades dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social Centro e Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Nos Creas, a população é atendida com serviços de cidadania como o encaminhamento para emissão de documentos e acolhimento em um dos abrigos do município”, finalizou Hellen.

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Trabalho de limpeza urbana será intensificado em Rondonópolis

Publicado

O prefeito Cláudio Ferreira estabeleceu que o serviço de limpeza urbana é uma das prioridades da nova administração. Buscando mudar o cenário de abandono deixado pela gestão anterior nos espaços públicos verdes, um intenso trabalho de limpeza em vias, canteiros centrais e praças segue em execução em Rondonópolis. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) anuncia que esse tipo de trabalho vai ser dinamizado em muito com o aumento de equipes, equipamentos e máquinas a partir deste mês de fevereiro.

Em função da crítica situação herdada na Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), o prefeito articulou que o serviço de limpeza urbana fosse conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como forma de garantir a melhora da estética urbana, bem como da saúde pública, evitando a proliferação de insetos e animais indesejáveis. Nesse primeiro momento, o trabalho de limpeza já passou pelas praças centrais, principais vias da cidade, além de importantes espaços públicos.

O secretário de Meio Ambiente, Álvaro José Fachim Correia Farias, explica que também encontrou a Pasta em uma situação bem defasada, fazendo que a prestação de serviços fosse bastante prejudicada nesse começo de gestão. Mesmo com três equipes e um número reduzido de pessoas nesse começo, ele atesta que muita coisa já foi feita, melhorando o aspecto urbano em diversos pontos do município. Nesta última semana de janeiro, por exemplo, adianta que o trabalho de limpeza vai percorrer toda a Avenida dos Estudantes, Lar dos Idosos, Jardim Atlântico/Europa e o Conjunto São José e Avenida Irmã Bernarda.

Conforme Álvaro Fachim, com a finalização de uma ata de contratação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai contar com dez equipes de dez pessoas nos trabalhos de limpeza urbana, a partir de fevereiro, aumentando em muito a capacidade de atuação e velocidade dos serviços. A quantidade de tratores, nesse período, também será aumentada de cinco para dez. Ele atesta que, após o trabalho de limpeza em um local, a intenção da gestão é fazer a manutenção nesse período de chuvas a cada 21 dias, para que o mato não venha se alastrar novamente.

Vale informar que o serviço de limpeza nas vias, canteiros e praças está seguindo um cronograma e, aqueles locais que ainda não foram contemplados, devem aguardar que em breve serão beneficiados.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretário de Inclusão e Acessibilidade foca em parcerias e escuta ativa

Publicado

O secretário de Inclusão e Acessibilidade de Cuiabá, Andrico Xavier, teve uma semana marcada por intensos encontros com representantes de entidades e órgãos ligados às pessoas com deficiência (PCDs). O objetivo das reuniões foi aproximar a prefeitura dessas organizações, fortalecer parcerias e alinhar ações que promovam inclusão e acessibilidade no município.

Entre os compromissos, Andrico esteve com integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Cuiabá), Casa Inclusiva, Casa Helena, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, Associação amigos dos deficientes (AMDE). Ele ouviu atentamente as demandas e desafios enfrentados por pessoas com deficiência e seus familiares, reforçando a necessidade de uma visão abrangente para enfrentar as dificuldades.

“Estamos de portas abertas para dialogar, firmar convênios, buscar recursos tanto na iniciativa privada quanto junto a lideranças políticas em todos os níveis. Nosso compromisso é garantir que as pessoas com deficiência sejam protagonistas das políticas públicas que impactam suas vidas”, afirmou o secretário.

A diretora presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Eliete Jandres de Morais, elogiou a iniciativa de aproximação já no início da gestão do prefeito Abilio Brunini (PL). “Esse primeiro momento é essencial. O secretário Andrico já demonstrou grande sensibilidade ao visitar as instituições, ouvir nossas demandas e se comprometer a trabalhar em conjunto. Isso nos dá esperança de que ações efetivas serão realizadas para melhorar a vida das pessoas com deficiência”, destacou.

A iniciativa de Andrico Xavier demonstra um compromisso direto com a construção de políticas públicas que dialoguem com as reais necessidades da população PCD de Cuiabá. A semana foi marcada com encontros com representantes da Câmara Municipal de Cuiabá e a expectativa é que as parcerias fortalecidas ao longo das próximas semanas resultem em avanços concretos na inclusão e acessibilidade no município.

#PraCegoVer

Na imagem o secretário Andrico Xavier está ao lado dos representantes da APAE Cuaibá em demostração de apoio e diálogo. A imagem foi retratada no interior da associação que funciona desde 1967.

Na galeria de imagens, há uma série de fotos posadas em associações e entidades representativas das pessoas com deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana