conecte-se conosco


Cidades

Assistência Social atualiza levantamento de moradores em situação de rua

Publicado

MidiaNews

Nesta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) está percorrendo os principais pontos da Capital, com o objetivo de fazer um levantamento atual do quantitativo da população que hoje se encontra em situação de rua.

No primeiro dia da ação, realizada nesta segunda-feira (03), a equipe percorreu os pontos de maior concentração na região do CPA até chegar a Rodoviária, como praças, viadutos e logradouros públicos, realizando 45 abordagens.

A partir dessas identificações, é possível construir uma estrutura sólida de respostas e soluções que amenizem essa situação. “Com isso, é possível identificar as principais necessidades e estabelecer estratégias capazes de contribuir para diminuir o quadro atual em Cuiabá”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

Além do CPA, as visitas se estendem nesta terça-feira (04), a partir das 14 horas, na região Central, passando pelas praças da República, Alencastro, Rachid Jaudy, Ipiranga e 08 de abril.

Na quarta-feira (05), serão visitados o Beco do Candeeiro, Morro da Luz e a Praça da Mandioca. No dia 06 (quinta-feira), será a vez da região do Porto e entorno como também as imediações da Arena Pantanal. E para encerrar a semana das ações do projeto “Quero Te Conhecer”, a equipe percorrerá a Avenida Fernando Côrrea, bairro Jardim Leblon e Ginásio Quilombo.

A ação faz parte do projeto em funcionamento desde 2017, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, tendo como principal objetivo, fazer o mapeamento da população em situação de rua, a fim de projetar estratégias funcionais que atendam às necessidades desse público.

“O serviço especializado de abordagem social visa o atendimento de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua na prática da mendicância, trabalho infantil, entre outras formas de violação de direitos”, completou.

Segundo Ferreira, existe um canal de comunicação que age como facilitador desse serviço. Por meio do telefone celular (65) 9 9238-7552, as pessoas poderão fazer as denúncias e ou apontamentos onde as equipes poderão realizar a abordagem, com orientação correta de atendimentos à população em situação de rua. O canal funciona de domingo a domingo, até às 22h.

A proposta do projeto é garantir o acesso e inserção nas políticas públicas, estimulando e provocando a sua reflexão enquanto sujeitos de direitos, facilitando a sua participação no processo de superação dessa condição.

“Essas pessoas são convidadas a conhecer uma de nossas unidades acolhedoras onde serão realizados todos os encaminhamentos necessários para que essas pessoas tenham melhores condições de sobrevivência”, comentou.

Para o trabalho, uma equipe multidisciplinar atua de forma itinerante em ruas do município realizando abordagem de aproximação, escuta e construção de vínculos com essa população.

A população também pode obter atendimento nas duas unidades dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social Centro e Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Nos Creas, a população é atendida com serviços de cidadania como o encaminhamento para emissão de documentos e acolhimento em um dos abrigos do município”, finalizou Hellen.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá mantém expediente normal na sexta

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá informou que manterá o expediente normal na próxima sexta-feira, 20 de junho, dia seguinte ao feriado de Corpus Christi. A data não será considerada ponto facultativo, e todas as repartições municipais deverão funcionar regularmente, conforme o Decreto nº 10.775/2024, publicado ainda na gestão do ex-prefeito.

O decreto, que organiza os feriados e pontos facultativos do calendário de 2025, estabelece que apenas os feriados declarados por legislação federal ou municipal conferem direito a descanso remunerado. A sexta-feira após Corpus Christi, portanto, não se enquadra nessa classificação e será um dia útil normal para os servidores municipais.

A única exceção será na rede municipal de educação. Por decisão dos conselhos escolares, as unidades de ensino terão ponto facultativo na data, o que significa que não haverá aulas, mas os demais setores da prefeitura seguem funcionando normalmente.

O decreto também ressalta que, mesmo nos feriados e pontos facultativos, os serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, distribuição de água, defesa civil, e fiscalização de trânsito devem ser mantidos, garantindo o atendimento à população.

A medida reforça o compromisso da atual gestão com a continuidade dos serviços públicos e com a responsabilidade na aplicação dos dias de folga previstos em lei.

#PraCegoVer

Na imagem principal está a fachada da Prefeitura de Cuiabá. No primeiro plano está a placa de identificação do Palácio Alencastro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Centro de Convivência e Abrigo para idosos Vitório Piccini inicia as atividades em Lucas

Publicado

Construído e doado pela Família Piccini para o Município de Lucas do Rio Verde, o Centro de Convivência e Abrigo para idosos Vitório Piccini entrou em funcionamento nesta quarta-feira (18), com aporte financeiro do município. Na ocasião, houve a recepção e acolhimento de idosos que residirão definitivamente no espaço.

Os idosos foram recebidos pelo prefeito Miguel Vaz, o vice-prefeito Joci Piccini, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro. Também participaram representantes do conselho municipal ligado ao direito do idoso, promotoria pública, o juíz do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, Fundação La Salle que passa a administrar o Centro de Convivência e Abrigo para idosos Vitório Piccini, coordenadores da unidade e Sicredi.

O prefeito ressaltou a importância do início das atividades do abrigo, que conta com todo o aparato necessário para atender os idosos. “Um dia importante quando iniciamos as atividades de acolhimento para idosos. Era uma necessidade, uma demanda e conseguimos, através de parceria com a iniciativa privada, que construiu esse prédio e fizemos uma parceria importante com a Fundação La Salle, para a prestação desse serviço de acolhimento e de cuidado com os idosos. Para nós é uma grande satisfação poder oferecer esse serviço, poder cuidar bem dos idosos, principalmente aqueles que não têm ninguém por eles”, destacou o prefeito.

O vice-prefeito e empresário, Joci Piccini, participou da recepção e se mostrou realizado com a casa em funcionamento. “Hoje estamos realizando mais um sonho, entregar a casa às pessoas que precisam, fazendo aquilo que a gente prometeu no passado, junto com o poder público, junto com a Fundação La Salle, trazendo aqui um alento para os idosos”, disse Piccini.

A casa passará a receber outros idosos a partir de avaliação da assistência social juntamente com uma equipe de profissionais. O local conta com profissionais da saúde, como técnicas de enfermagem, psicóloga, assistente social, um nutricionista e demais trabalhadores.

“É um momento muito importante e a partir de agora é avaliar cada caso que chegar, tendo em vista que a prioridade são pessoas que têm vulnerabilidade social”, destacou a Secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

“A Fundação La Salle já tem longa experiência nessa área e seguramente vai ser um momento que as pessoas vão se reencontrar com expectativa nova de vida. Principalmente quando estiverem no ambiente onde podem conversar, falar, se divertir, descansar sem ficar preocupados com o dia de amanhã. Então parabéns à Prefeitura de Lucas, parabéns à Fundação La Salle, da qual eu faço parte, por essa parceria que ajuda as pessoas”, finalizou o reitor da Faculdade La Salle, Irmão Marcos Corbelini.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana