Policial
Atividades preventivas alcançam mais de 4,6 mil estudantes no interior de Mato Grosso
Publicado
12 de junho de 2022, 11:35
Mais de 4,6 mil estudantes, entre crianças e adolescentes de várias escolas, foram contemplados com as ações sociais desenvolvidas pelos policiais civis da Coordenadoria de Polícia Comunitária. As atividades de cunho preventivo vem sendo realizadas de forma contínua em diferentes municípios de Mato Grosso, visando orientar e esclarecer a comunidade escolar sobre os malefícios causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, drogas entre outras substâncias.
O trabalho consiste em palestras ministradas objetivando levar conscientização sobre temas abordados, que também englobam o combate aos crimes de violência doméstica e sexual.
No dia 31 de maio, as atividades foram realizadas para 250 alunos, entre 8 a 14 anos, do período matutino da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Cuiabá. No mesmo dia, na parte da tarde, participaram das atividades mais 330 alunos, de 8 a 14 anos, da Escola Municipal Estrelinha, no bairro Lixeira.
Ainda no dia 31 de maio, os policiais civis da Coordenadoria de Polícia Comunitária, participaram da finalização da campanha “Maio Laranja” e da entrega das honrarias realizada na Promotoria de Justiça da Capital.
Abrindo o mês de junho, 200 alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) acompanhados da equipe da Coordenadoria de Polícia Comunitária, assistiram a apresentação da Polícia Militar.
Concomitantemente às ações realizadas na Capital, no dia 1º de junho, mais 216 alunos de 8 a 14 anos da Escola Estadual Guarantã foram beneficiados com os trabalhos sociais da Polícia Civil.
Em seguida, foi a fez da Escola Municipal Santa Marta, onde mais 200 alunos receberam a visita do mascote Bom Dog, do programa “De Cara Limpa Contra as Drogas”, com animação e muitas brincadeiras.
Já na Escola Estadual Albert Einstein, 357 alunos no período noturno, entre 15 a 18 anos, participaram das apresentações visando levar esclarecimentos aos jovens.
As atividades sociais desenvolvidas pela equipe da Coordenadoria de Polícia Comunitária, inclui também recreação como “Caça ao Tesouro” entre outras diversões direcionadas aos público alvo.
Ainda nesse início do mês junho, foram realizadas ações sociais nos municípios de Guarantã do Norte e Matupá. Na primeira cidade, os trabalhos foram realizados nas Escolas Estaduais: Jardim das Flores, Cecília Meireles e Luiza Miotto Ferreira.
Na unidade de ensino Jardim das Flores, 580 alunos foram contemplados. Já na Cecília Meireles participaram 305 alunos dos períodos matutino e vespertino, e na Escola Luiza Miotto Ferreira foram mais 450 alunos beneficiados.
No município de Matupá a Coordenadoria de Polícia Comunitária atendeu 1.440 alunos do 5° ao ensino médio, além de mais 105 estudantes da o período vespertino da Escola Estadual Antônio Ometto.


Policial
Investigado por dupla tentativa de homicídio é preso em Mirassol d’Oeste
Publicado
30 de junho de 2022, 19:35
Policiais civis de Mirassol d’Oeste prenderam nesta quinta-feira (30.06) um homem de 42 anos investigado por uma dupla tentativa de homicídio ocorrida na cidade no último domingo.
O investigado disparou contra as vítimas, dois irmãos de 19 e 22 anos, após um desentendimento por causa de som alto, no bairro Jardim São Paulo, na noite do domingo. Após cometer o crime, ele fugiu do bairro em uma motocicleta.
O delegado de Mirassol d’Oeste, Matheus Prates, ouviu as vítimas e com base nos elementos informativos coletados nas diligências representou pela prisão temporária do investigado.
O cumprimento do mandado ocorreu na tarde desta quinta-feira, no Assentamento Sílvio Rodrigues, onde o autor do crime estava escondido. Ele responderá ao inquérito pelo homicídio tentado e posse irregular de arma de fogo.
Fonte: PJC MT
Policial
Pai é indiciado pela Polícia Civil por homicídio qualificado do filho, de um ano e oito meses
Publicado
30 de junho de 2022, 19:05
A Delegacia da Polícia Civil em Primavera do Leste concluiu o inquérito que apurou a morte de uma menino de apenas um ano e oito meses e indiciou o pai da criança por homicídio qualificado cometido por motivo fútil, asfixia e mediante dissimulação. O indiciado está preso preventivamente.
O delegado Allan Vitor Sousa da Mata destacou que o trabalho pericial demonstrou que as lesões encontradas e que provocaram a morte da criança foram geradas por ações violentas praticadas contra a vítima. O laudo concluiu que o menino de apenas um ano morreu por asfixia causada pela obstrução das vias aéreas.
Comparando o resultado da perícia e o interrogatório do indiciado, a Polícia Civil apontou que apesar de tentar amenizar a violência, o pai bateu a cabeça e sacudiu com força a criança. “A ponto de ter provocado as lesões internas na cabeça, bem como, com as próprias mãos, obstruindo as vias aéreas, impedindo a respiração e ocasionando o óbito por asfixia”, explicou o delegado.
O crime ocorreu no dia 20 de junho. A criança foi levada até a UPA de Primavera do Leste pelos pais, que chegaram com a vítima na unidade de saúde por volta das 06h50 e a morte atestada durante o atendimento.
A equipe da unidade de saúde acionou a polícia e o casal foi levado pela PM à delegacia para prestar esclarecimentos. A equipe de investigação da Divisão de Homicídios de Primavera do Leste iniciou a apuração dos fatos.
Apuração
O pai da criança contou que por volta das 03h30 deu mamadeira ao filho e em seguida o colocou em um berço improvisado, ao lado da cama do casal. Ele então cobriu a criança e deixou o aparelho celular carregando ao lado do berço.
Quando o casal acordou de manhã para levar o menino à creche, alegou que o filho havia enrolado o carregador do celular no pescoço e verificaram que a boca da criança estava roxa, sem respiração e sem pulso e o levaram à UPA em seguida.
Perícia e flagrante
Após o acionamento da Politec, uma análise preliminar do corpo da vítima constatou sinais de lesão na parte interna dos lábios, demonstrando que alguém teria feito força para tapar a boca da criança. O exame de necropsia realizado pela equipe médica da Politec de Rondonópolis apontou lesões na parte interna da cabeça e hemorragia no cérebro.
A mãe da criança também foi ouvida pela Polícia Civil e alegou que não percebeu nada, mas relatou ter visto o marido na sala alimentando a criança durante a madrugada e quando ele colocou o filho para dormir.
Com os indícios apontados na perícia preliminar, o pai da criança foi preso em flagrante e a Polícia Civil representou à Justiça pela conversão em prisão preventiva. “Os vestígios encontrados derrubaram a versão apresentada pelo suspeito, sendo realizada a sua prisão em flagrante pelo crime de homicídio qualificado” explicou Allan Vitor.
Fonte: PJC MT

Público grita nome de Lula e Juliette reage: ‘É sobre’

‘No Limite’: Flávia Assis é eliminada

‘Power Couple’: Michele e Passa são eliminados com 22,20% dos votos

Brasil e Argentina concluem acordo de homologação de veículos

SP: Lei com medidas de combate à fome é publicada no Diário Oficial
Política MT


Projeto defende criação de programa de incentivo ao empreendedorismo para imigrantes, refugiados e apátridas
Motaz e sua família vieram do Sudão. Eles são proprietários de um restaurante de comida árabe em Cuiabá Foto: Helder...


Deputado Professor Allan Kardec investe emenda parlamentar na agricultura familiar
Foto: JULIO ROCHA / ASSESSORIA DE GABINETE Deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT) fez entrega de 60 kits tecnológicos para a...


Deputado Thiago Silva destina emenda e entrega ônibus escolar para Alto Paraguai
Governador e o deputado entrega as chaves para representante de Alto Paraguai Foto: Samantha dos Anjos Representantes do município em...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Investigado por dupla tentativa de homicídio é preso em Mirassol d’Oeste
Policiais civis de Mirassol d’Oeste prenderam nesta quinta-feira (30.06) um homem de 42 anos investigado por uma dupla tentativa de...


Pai é indiciado pela Polícia Civil por homicídio qualificado do filho, de um ano e oito meses
A Delegacia da Polícia Civil em Primavera do Leste concluiu o inquérito que apurou a morte de uma menino de...


Operação nacional sincroniza esforços no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes
No Brasil e sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi deflagrada, nesta quinta-feira (30), a...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso28 de junho de 2022, 12:37
Nova Santa Helena é o município com melhor classificação de qualidade da informação contábil e fiscal em Mato Grosso
-
Mato Grosso27 de junho de 2022, 15:35
“Esse é um governo que realmente cumpre o que fala; trabalhamos com a confiança de que as coisas vão acontecer”, afirma prefeito
-
Policial27 de junho de 2022, 10:20
Polícia Civil participa da 4ª edição do Curso de Inteligência de Fiscalização Ambiental 2022
-
Policial25 de junho de 2022, 15:35
Agressor é preso novamente depois de sair da prisão, descumprir medida protetiva e ameaçar vítima
-
Política Nacional24 de junho de 2022, 21:05
Governo limita reajuste das taxas de foro em terrenos da União
-
Policial24 de junho de 2022, 19:05
Homem é preso no interior pela Polícia Civil por abuso sexual contra a própria neta
-
Policial24 de junho de 2022, 19:20
Judiciário e Polícia Civil celebram um ano de Botão do Pânico apresentando aprimoramentos
-
Política Nacional24 de junho de 2022, 17:35
Investigação da Operação Acesso Pago é enviada ao STF