Mato Grosso ficou entre os sete estados brasileiros com maior número de medalhas nos Jogos da Juventude, que ocorreram de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa (Paraíba). Coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a delegação mato-grossense conquistou 12 medalhas nas modalidades de taekwondo, badminton, natação, wrestling e atletismo.
De acordo com o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, a meta era colocar Mato Grosso entre os 10 melhores do Brasil.
“Conseguimos ficar entre os sete no quadro de medalhas, deixando estados que sempre estiveram na ponta para trás. É uma marca fantástica dentro dos Jogos da Juventude, que é a maior competição nacional escolar nessa faixa etária”, celebra Marcelo, que também chefiou a delegação nos Jogos.
O evento esportivo reúne os melhores atletas do Brasil, com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude simbolizam o início da carreira de grandes esportistas brasileiros, como Darlan Romani e Alison dos Santos, a judoca Sarah Menezes e o mesatenista Hugo Calderano.
De Mato Grosso, 157 atletas de diferentes municípios se classificaram para a competição nacional, após competirem nas etapas regionais e estaduais dos Jogos Estudantis promovidos pela Secel. A pasta também custeou a viagem da delegação a João Pessoa em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE).
“Agradecemos ao governador Mauro Mendes, ao secretário David Moura, ao adjunto Beto Corrêa e a toda equipe Secel pelo empenho que possibilitou essa brilhante classificação de Mato Grosso nos Jogos da Juventude 2024”, complementa Marcelo.
Além das medalhas, dois mato-grossenses se sobressaíram batendo os únicos recordes do atletismo. No lançamento do dardo, Francisco Paulo Petri, de Marcelândia, atingiu 74,66m e superou o recorde de 10 anos, que era de 71,04m. No salto triplo, Davi Souza de Lima, de Cuiabá, cravou 15,55m, desbancando a distância que era 15,41m há oito anos.
No primeiro bloco, realizado de 13 a 16 de novembro, as competições abrangeram as modalidades de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco. De 17 a 22 de novembro, as disputas foram de natação, ginástica artística, wrestling, vôlei de praia, triathlon e basquetebol. E de 23 a 28 de novembro, o terceiro e último bloco envolveu as modalidades de atletismo, esgrima, handebol e voleibol.
Confira as medalhas conquistadas por Mato Grosso:
Ouro (6) Taekwondo: Jhennifer Cristina Pires, na categoria até 49 kg Natação: Jordan Ferreira Torres, nos 100m costas Atletismo: Francisco Paulo Petri, no lançamento de dardo Atletismo: Rafael Tokashiki Souza, no salto em altura Atletismo: Vitoria da Silva Marques, nos 3.000 metros Atletismo: Davi Souza De Lima, no salto triplo
Prata (2) Natação: Jordan Ferreira Torres, nos 50m costas Atletismo: Aldo Neto Tserebre Tsere Uhi, nos 3.000 metros
Bronze (4) Badminton: Jeferson Cristaldo e Jhonatan Damasceno, na dupla Wrestling: Wandson Rodrigues de Deus, na luta livre até 110 kg Wrestling: Kaylen Eduarda Gomes, na luta livre até 65 kg Atletismo: Giovana Santana Reia, no lançamento de disco
A seleção feminina de handebol mato-grossense ainda conquistou o bronze da 2ª divisão dos Jogos da Juventude.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por familiares de dois homens identificados e que já foram sepultados, em cemitérios públicos, para que sejam concluídos os trâmites legais de liberação dos corpos.
Eles foram identificados pela análise das impressões digitais, através do projeto “Lembre de Mim”, desenvolvido pela Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, que revisa os casos antigos de vítimas não identificadas, aplicando tecnologias atuais e análise papiloscópica.
As pesquisas são realizadas com auxílio do sistema biométrico Abis, do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral, e da Polícia Federal, além da colaboração do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil e dos institutos de identificação de outros Estados.
Caso a família tenha interesse em transferir o corpo para outro cemitério ou jazigo, ou registrar a declaração de óbito, deve procurar a DMML pelo telefone (65) 98108-0036.
São procurados os familiares de:
Francisco Firmino Sobrinho nasceu em 09/09/1969 no município de Itaporanga (PB). É filho de Expedido Firmino e Maria Pereira Firmino. Ele morreu no dia 12/1/2012 no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá após ter sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Fernando Antonio Padilha nasceu em 02/2/1982 no município de Flórida Paulista (SP). É filho de José Padilha e Terezinha dos Anjos Padilha. Morreu no dia 06/5/2014 após ser socorrido pelo SAMU no dia 17/4/2014.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, neste domingo (27.4), uma vítima que ficou presa ás ferragens de um caminhão, após um acidente de trânsito na BR-174, próximo ao Rio Pindaituba, em Pontes e Lacerda (a 444 km de Cuiabá).
Segundo as informações colhidas no local, o acidente envolveu uma motocicleta e um caminhão, que acabou tombando, deixando o motorista preso entre as ferragens.
Cuidadosamente, a equipe da 8ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (8ª CIBM) iniciou o procedimento de resgate. Durante a operação, foi necessário utilizar o auxilio de outro caminhão e de um cavalo mecânico para estabilizar e tracionar o veículo capotado e retirar a vítima em segurança.
Após o resgate, os bombeiros encaminharam a vítima a uma unidade hospitalar, para receber os cuidados médicos necessários. O condutor da motocicleta não resistiu ao impacto do acidente.
As equipes da Policia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) também estiveram no local e prestaram apoio a ocorrência.
Não há informações sobre as circunstâncias do acidente e nem sobre o estado de saúde atual da vítima sobrevivente.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade