conecte-se conosco


Mato Grosso

Batalhão Ambiental prende suspeito e aplica multa de R$ 9 mil por pesca ilegal em Santo Antônio de Leverger

Publicado


Policiais do Batalhão de Proteção Ambiental prenderam um homem de 39 anos por prática de pesca ilegal, na noite de terça- feira (14.09), em Santo Antônio de Leverger. Na ação, a Polícia Militar apreendeu 213 exemplares de pescado de diferentes espécies. 

Por volta das 21h30, os policiais foram acionados para verificar uma denúncia de crime ambiental contra a fauna, na região de Mimoso. De imediato, os policiais iniciaram diligência  ao longo da MT-040 e abordaram o suspeito em um veículo Versa. 

Na abordagem, a PM apreendeu 213 exemplares de pescado de diferentes espécies como pacupeva, sardinha, pacu e piavuçu. O suspeito recebeu voz de prisão e foi multado em R$ 9 mil pela prática de pesca ilegal. 

O suspeito foi entregue para a Central de Flagrantes por transportar espécies de pescado com tamanhos inferiores ao permitido e por transportar pescado sem autorização do órgão competente (sem carteira de pescador ou comprovação de origem do pescado). Todo pescado apreendido na ação da PM foi encaminhado para a Delegacia Especializada do Meio Ambiente. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Mais de 2,1 mil vagas de emprego estão disponíveis nesta semana em Mato Grosso

Publicado


O Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), divulga nessa semana 2.174 vagas de emprego disponíveis. As oportunidades estão espalhadas em diversas áreas nos 31 postos do Sine instalados em 28 municípios no Estado de Mato Grosso.

Em Cuiabá e Várzea Grande para o público em geral, são 312 oportunidades de emprego para as áreas de: auxiliar de cozinha, gerente de vendas, estoquista, técnico de manutenção de computador, técnico de alimentos, operador de caixa e motorista de caminhão.

Somente para auxiliar de linha de produção e pedreiro estão disponíveis 31 e 28 vagas, respectivamente. Já para as Pessoas com Deficiência (PCDs) estão disponíveis 32 vagas, dentre elas: repositor de mercadorias, ajudante de carga e descarga de mercadoria, atendente de lojas, operador de telemarketing ativo, lavador de ônibus e auxiliar de lavanderia.

No município de Sinop (a 477 km da capital) são 325 oportunidades disponíveis nas áreas de fiscal de loja, eletricista, orientador de tráfego para estacionamento, serralheiro, vendedor interno, técnico de enfermagem, mecânico de manutenção de máquinas agrícolas e colocador de papel de parede. Vale destacar que estão disponíveis 43 vagas para auxiliar de linha de produção e 20 vagas para consultor de vendas.

Em Rondonópolis (a 216 km da capital) estão disponibilizadas 210 vagas, como: costureira de máquinas industriais, auxiliar de logística, auxiliar administrativo, mecânico de manutenção de máquina industrial, motoboy, repositor – em supermercados, técnico de suporte de ti e eletricista de instalações de veículos automotores. Destacam-se as vagas para servente de obras com 35 vagas. 

Para o município de Sorriso (a 416 km da capital) são 194 oportunidades nas áreas de maquiador, jardineiro, carpinteiro, vigilante, motorista de caminhão-basculante, entregador de bebidas (ajudante de caminhão) e armador de ferros. Somente para auxiliar de laboratório de análises físico-químicas estão disponíveis 30 oportunidades. 

Já em Lucas do Rio Verde (a 332 km da capital) foram disponibilizadas 156 vagas, como: conferente de controle de produção, camareira de hotel, pedreiro, montador soldador, motorista de caminhão-guincho pesado com munk, auxiliar de cozinha, entregador de gás (ajudante de caminhão) e zelador. Para operador de processo de produção são 80 vagas disponíveis. 

Outros municípios como Colíder, Primavera do Leste, Nova Mutum, Pontes e Lacerda e Alto Araguaia somam 496 oportunidades nesta semana. 

Segundo Simone Koehler, coordenadora do Sine MT, o intuito do órgão é promover a intermediação de trabalhadores com empregadores para o preenchimento das vagas de emprego. “Os atendentes do SINE buscam orientar os trabalhadores, durante o seu atendimento, no processo de colocação ou recolocação no mercado de trabalho, ressaltando sempre a importância de manter os dados atualizados junto ao SINE, além de reforçar sobre a importância da capacitação profissional.”

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão-de-obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, orientação para emissão de carteira de trabalho e previdência social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são ofertadas diariamente.

Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento, portando documentos pessoais e comprovante de residência, facilitando os trâmites do atendimento. Procure os postos mais próximos de sua residência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Programa ‘Pensando Grande para os Pequenos’ realiza mais de 1.600 atendimentos no Estado

Publicado


Em dois anos de vigência, o programa Pensando Grande para os Pequenos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), realizou mais de 1.600 atendimentos, atingindo o objetivo de melhorar o ambiente de negócio oportunizando acesso a diversas ferramentas de gestão, crédito e capacitação.

As ações do programa são implementadas por meio do projeto Circuito Empreendedor que tem como intuito levar capacitação e estimular os pequenos negócios do Estado, com foco na capacitação de gestores, futuros empreendedores, microempreendedores individuais e empresários de pequeno.

Apesar da pandemia que levou à suspensão das atividades do programa, de março de 2020 a junho de 2021, foram efetuados seis circuitos, que beneficiaram empreendedores de 53 municípios mato-grossenses, 45% dos consórcios estaduais. Durante os eventos, mais de 300 artesãos foram cadastrados pelo programa de Artesanato Mato Grosso, da Sedec.

De acordo com o secretário Adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Banazeski, os frutos do trabalho começam a ser colhidos. “Tivemos tempos muitos difíceis, a pandemia nos obrigou a suspender as ações do programa por mais de 1 ano, e após os cuidados necessários retomamos o trabalho em 2021 e, ainda assim conseguimos levar conhecimento a quase 2 mil pessoas. Mesmo com público restrito muitas pessoas têm buscado saber mais sobre os pequenos negócios no Estado. Até o número de instituições parceiras cresceu desde o lançamento do programa, inicialmente eram 14, atualmente contamos com 20 parceiros. Temos muito que comemorar”, ressalta.

“O Circuito Empreendedor leva conhecimento e informação até os pequenos empreendedores na região onde ele vive e trabalha. Com o evento, eles têm acesso a ações de governo e das entidades parceiras que conjuntamente trabalham para fomentar a economia, diminuir a informalidade, instruí-los e orientá-los. Esse é um processo contínuo que apresentará resultados positivos a médio e longo prazo. Levamos capacitação, mas o aprendizado também depende da vontade do empreendedor, dele querer se desenvolver e buscar a informação”, descreve o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

Histórico

O programa de fomento Pensando Grande para os Pequenos foi lançado em 26 de setembro de 2019, no Centro de Eventos do Pantanal, durante a 11ª edição da feira do Empreendedor.

Os Circuitos já foram realizados em Juína, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Indiavaí, Juara e Colíder.

Sequência

O próximo município a receber o evento será Alta Floresta, no Vale do Teles Pires, no dia 07 de outubro, no Centro de Eventos da cidade. No entanto, o calendário de atividades do evento se estenderá até março de 2022.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana