conecte-se conosco


Política Nacional

Bolsonaro visita familiares e se emociona em Eldorado, cidade onde foi criado

Publicado

Por G1 Santos

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) visitou familiares nas cidades do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, nesta quinta-feira (20), feriado de Corpus Christi. Ele se emocionou ao chegar a Eldorado, cidade onde foi criado. O presidente foi fazer uma visita à mãe e aos irmãos.

Por volta das 9h, o helicóptero com o presidente pousou no campo municipal de Eldorado, cidade onde Bolsonaro foi criado. Ele foi acompanhado do deputado federal Marco Feliciano (PODE-SP), do filho Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), também deputado federal, e de seguranças.

O presidente se emocionou ao ver a população que o esperava no campo municipal. “Bem-vindo a sua terra querida”, disse um dos passageiros do helicóptero, enquanto o presidente tentava conter as lágrimas.

De lá, Bolsonaro saiu caminhando pelas ruas. Uma multidão seguiu o presidente, que cumprimentou vários moradores. Na praça Matriz de Eldorado, ele agradeceu os votos que recebeu da população e disse que irá transformar o país.

Bolsonaro ainda prometeu que a ponte do Batatal, em Eldorado, sairá do papel. A estrutura servirá para se fazer a ligação entre os bairros Batatal, Pedro Cubas I e II, na zona rural, e o Centro de Eldorado.

Após falar com a população, ele continuou caminhando até a casa da mãe. Depois de encontrar os familiares, o presidente apareceu na sacada da residência na companhia da matriarca, dos irmãos e do filho Eduardo.

Por volta das 11h, Bolsonaro seguiu, de helicóptero, para Miracatu, cidade que também fica localizada no Vale do Ribeira. O veículo pousou em um campo da cidade e o presidente foi de carro para um restaurante para almoçar. O estabelecimento foi aberto apenas para atender o presidente, familiares, autoridades e convidados de Bolsonaro.

‘Dez pro Moro’

Em conversa com jornalistas, o presidente elogiou a atuação do ministro da Justiça, Sergio Moro, na audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, realizada na quarta-feira (19). “Dez pro Moro, o Moro cresceu no meu conceito. Se bem que não podia crescer mais do que cresceu”.

Bolsonaro ainda afirmou que não desconfia do ministro. “Quando você desconfia do teu marido, o que você faz? Eu não estou desconfiado de ninguém”.

O presidente deixou Miracatu, de helicóptero, por volta das 13h20. A previsão é que, na parte da tarde, o presidente participe da Marcha para Jesus, em São Paulo.

Bolsonaro acena para população em visita à casa da mãe em Eldorado, SP — Foto: Dione Aguiar/G1 Santos

Bolsonaro acena para população em visita à casa da mãe em Eldorado, SP — Foto: Dione Aguiar/G1 Santos

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

Lula faz balanço de governo e aconselha PT para eleição de 2024

Publicado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (8), em Brasília, da abertura da Conferência Eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT), evento que debate as estratégias da legenda para as eleições municipais do ano que vem, quando serão definidos os prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil municípios do país.

Cerca de 2,5 mil militantes, dirigentes partidários e políticos compareceram ao auditório de um centro de convenções, incluindo ministros do governo, governadores, a primeira-dama Janja Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). 

Em discurso que durou cerca de 50 minutos, Lula disse que os resultados das ações do governo ainda vão aparecer e projetou que, no ano que vem, a disputa eleitoral deverá repetir uma polarização ideológica similar a que ocorreu nas eleições de 2022.

“90% das coisas que anunciamos ainda não brotaram”, disse Lula, ao destacar que é preciso que as pessoas continuem cobrando e pedindo mais. “Agora, a economia vai crescer no mínimo 3%. Os empregos, nós vamos chegar a 2 milhões. É muito? Não, é pouco. Eu quero mais. E vocês têm que querer mais. Nunca se contentem com o que a gente faz. Peçam mais. Quanto mais reivindicação, mais a gente tem coragem e motivação de fazer as coisas”, completou.

Polarização

Sobre as eleições municipais em 2024, Lula afirmou que a polarização deverá voltar e ser encarada sem medo, de forma competitiva. “A gente vai ter que mostrar que nós queremos exercitar a democracia, vamos fazer as eleições mais competitivas possíveis, mas a gente não vai ter medo de ninguém.”

O presidente fez uma defesa enfática da democracia, ao citar os últimos quatro anos e as ameaças de ruptura democrática. “A democracia é um valor fundamental, não é uma coisa qualquer. Aprendemos a amar o que é democracia, que é viver democraticamente na adversidade conviver com os diferentes, aprender a respeitar, a não ser negacionista”. 

Ele também disse que vai participar da campanha em 2024, visitando algumas cidades, fora do horário de trabalho na Presidência da República.

Trabalho de base

Durante a abertura da conferência, Lula lembrou vários momentos da história do PT e pediu que o partido volte a ser um pouco como era no começo, “para reconquistar credibilidade”, pedindo a retomada de um trabalho de base diretamente nas comunidades, ouvindo o povo. 

Para o presidente, a legenda deve aprender a dialogar com os setores da sociedade que não são majoritariamente próximos do partido, citando os evangélicos. 

“Gente trabalhadora, gente de bem, gente que muitas vezes agradece à igreja por ter tirado o marido da cachaça para cuidar da família”, acrescentou, mencionando ainda o setor do agronegócio e os pequenos e médios empresários.

Fonte: EBC Política Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Política Nacional

Câmara criminaliza cenas de nudez criadas por inteligência artificial

Publicado

Os deputados federais aprovaram nesta quinta-feira (7) a criminalização de quem criar e divulgar imagens (foto e vídeo) de nudez e conteúdo sexual de uma pessoa utilizando inteligência artificial. Pelo texto, a pena para esse tipo de crime será de 1 a 4 anos de prisão, além de multa. A proposta vai para análise do Senado.

“A criação de montagens de conteúdo sexual sem o consentimento das pessoas envolvidas é uma violação séria da privacidade e intimidade que pode causar sérios danos emocionais e psicológicos às vítimas, prejudicando sua dignidade e autoestima”, diz relatório da deputada Luisa Canziani (PSD-PR). A proposta é de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF).

Se o crime for cometido em função de atividade profissional, comercial ou funcional, a pena será aumentada pela metade.

No mesmo projeto de lei, foi elevada a punição para quem produzir, fotografar, filmar ou divulgar conteúdo de intimidade sexual não autorizado, o que levará a mudar o Código Penal. Atualmente, a condenação prevista é de 6 meses a 1 ano de detenção.

Estupro de vulnerável

A proposta estipula ainda penas para divulgação de cenas de estupro de vulnerável e quando houver simulação de participação de crianças em atos sexuais. Nos dois casos, as condenações serão de 2 a 6 anos de reclusão e multa.

*Com informações da Agência Câmara

Fonte: EBC Política Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana