conecte-se conosco


Mato Grosso

Bombeiros resgatam tamanduá-bandeira de local de risco em Cuiabá

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na manhã deste sábado (28.12), o resgate de um tamanduá-bandeira que estava em uma vala dentro de um galpão desativado localizado no Distrito Industrial de Cuiabá.

A equipe do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por volta das 7h40.

De acordo com as informações do chamado, o animal havia caído em uma vala com cerca de três metros de profundidade, impossibilitando sua saída.

No local, os bombeiros encontraram o tamanduá-bandeira visivelmente assustado e cansado, mas não apresentava sinais aparentes de ferimentos. Não há informações sobre como o animal chegou ao local.

Para realizar o resgate seguro do tamanduá-bandeira, os militares empregaram técnicas que permitiram ao animal sair da vala de forma controlada. Após ser retirado, o tamanduá-bandeira foi capturado e acomodado em um local adequado para seu transporte.

A operação durou aproximadamente 20 minutos e contou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), responsável pelo transporte e reintegração do tamanduá-bandeira ao seu habitat.

O tamanduá-bandeira é um mamífero de grande porte, podendo medir até 2,5 metros de comprimento, incluindo sua longa cauda, que pode ter até 1 metro. Seu peso pode chegar a 40 kg e a espécie é classificada como ameaçada de extinção.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Governo de MT dá início a planejamento e institui grupos técnicos para melhorar ações de combate aos incêndios

Publicado

O Governo do Estado deu início, nesta quinta-feira (22.1), ao planejamento de ações de prevenção e combate aos incêndios florestais com a primeira reunião do Comitê Estadual de Gestão do Fogo. Durante a reunião, realizada na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Comitê instituiu a criação de quatro câmaras técnicas para melhorar as ações de combate ao fogo em Mato Grosso.

“Estes comitês ficam responsáveis pela criação de procedimentos, planos e normas para que as ações de prevenção e combate aos incêndios sejam ainda mais eficientes. Os comitês serão formados por especialistas na área, que estão divididas entre os pilares fundamentais de combate ao fogo: prevenção, preparação, resposta e responsabilização”, explica o secretário executivo da Sema e presidente do Comitê, Alex Marega.

Além destas, já existe a câmara técnica de queima prescrita, responsável pela criação de normas e definição de técnicas para a realização da ação preventiva. A resolução que regulamenta as quatro novas câmaras será publicada pela Sema nos próximos dias.

As novas câmaras foram definidas durante a primeira reunião do Comitê em 2025, que foi antecipada para janeiro. Em 2024, o primeiro encontro foi realizado em março. A antecipação do encontro visa dar início a todos os trabalhos necessários para que as ações de prevenção e combate de incêndios florestais sejam executadas com mais eficiência.

“Em 2024, tivemos um cenário climático crítico, com poucas chuvas e uma seca severa, mas devido ao trabalho integrado do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, órgãos estaduais e federais conseguimos diminuir o impacto das chamas. Começamos mais cedo os trabalhos do Comitê neste ano para desenvolver as melhores ações e estratégias contra o fogo”, explica o presidente do Comitê.

“Antecipar esta reunião significa a definição antecipada de estratégias e ações que serão fundamentais durante o período proibitivo do uso do fogo. A partir de agora, todos os órgãos participantes se unem para garantir que os impactos dos incêndios florestais sejam menores, uma vez que nos últimos anos temos enfrentado cenários climáticos desafiadores”, disse o diretor operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Heitor Fernandes da Luz.

Participaram da reunião as Secretarias de Estado de Segurança Pública, Infraestrutura e Logística, Saúde e Educação; Ministério Público de Mato Grosso; Defesa Civil Estadual; Polícia Civil; Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); Batalhão Ambiental da Polícia Militar; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); Federação da Agricultura do estado de Mato Grosso (Famato); e Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Mais três municípios de MT decretam situação de emergência

Publicado

por

Os decretos levam em consideração os impactos que a chuva causou.

Total de cidades em situação de emergência é de 26.

 

Os municípios de Nossa Senhora do Livramento, Bom Jesus do Araguaia e Lambari D’Oeste decretaram situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que têm atingido a região nos últimos dias. Os três decretos foram publicados nesta quinta-feira (23), no Diário dos Municípios.

Nossa Senhora do Livramento decretou emergência por 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Já os outros dois decretaram por 180 dias.

As medidas levam em consideração os impactos que a chuva causou, como vias alagadas, pontes e estradas danificadas e pessoas desabrigadas. Os decretos autorizam a mobilização de órgãos e voluntários em resposta aos desastres, a solicitação de recursos, a contratação sem necessidade de licitação, entre outras medidas.

Outros 36 municípios seguem sendo monitorados pelo governo estadual. Esse monitoramento é feito através de uma sala temporária que reúne profissionais da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da concessionária de energia elétrica Energisa e das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e Infraestrutura. Dentre as ações realizadas pelo grupo está o levantamento de danos e necessidades dos municípios, bem como entrega de alimentos, kits de limpeza e higiênica, colchões, kits de dormitório, caixas d’água e roupas.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuvas em Mato Grosso nos primeiros 20 dias de janeiro foi de 205,8 milímetros, o equivalente a 95% do total de chuvas registradas em todo o mês de janeiro do ano passado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana