conecte-se conosco


Agronegócio

Brasil é o 4º maior produtor de tilápia

Publicado

MassaNews

A tilápia é um dos peixes de água doce mais produzidos no país. De acordo com o anuário Peixe BR da Piscicultura no ano passado foram 400.280 toneladas, uma alta de 11,9%. O IBGE aponta que são mais de 455 mil unidades de criação em todo Brasil, sendo a Região Sul a maior produtora, com 60 % do total. Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia produzem juntos cerca de 70% do montante nacional.

Os números colocam o Brasil como um mercado em potencial para a atividade, sendo o quarto maior do mundo na produção de tilápias. O país está atrás da China (1,86 milhão de toneladas), da Indonésia ((1,25 milhão de toneladas) e do Egito ((860 mil toneladas). A produção mundial chegou a 84 milhões de toneladas de peixe e a meta é atingir os 100 milhões até 2025. Nesse contexto a tilápia responde por 6 milhões de toneladas sendo o Brasil responsável por 6,67% do total.

A FAO projeta otimismo para a produção já que a demanda por esse tipo de proteína deve aumentar 16% em cinco anos. A atividade é uma boa opção em relação à pesca extrativista mas requer licenças para começar a ser feita, o que pode demorar um pouco. Depois o produtor deve ficar atento ao manejo, nutrição e genética. O custo de produção da tilápia gira em torno de R$ 4 por quilo.

Fonte: Agrolink

Comentários Facebook
publicidade

Agronegócio

Conab: Brasil já plantou 75,2% da área de soja, mas plantio segue atrasado

Publicado

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que o plantio de soja no Brasil atingiu 75,2% da área planejada para a safra 2023/24, mas esse percentual está abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, que alcançava 86,1%.

A situação climática tem sido um desafio para o andamento da safra. Em Mato Grosso, um dos principais estados produtores, os agricultores finalizaram o plantio em 96,3% da área, porém, a irregularidade das chuvas tem afetado o desenvolvimento das lavouras em várias regiões.

Já no Rio Grande do Sul, as frequentes precipitações e a elevada umidade do solo têm prejudicado o avanço da área semeada. A Conab observa que as chuvas intensas têm causado erosão do solo, perda de nutrientes e sementes.

Em relação ao milho de verão, o plantio atingiu 55% da área, indicando um atraso comparado ao mesmo período do ano anterior, que estava em 68,6%. No que diz respeito ao trigo, a Conab apontou que a colheita nacional alcançou 96,5%, superando os 94,2% registrados em meados de novembro do ano passado.

A previsão climática da Conab até o dia 4 de dezembro indica chuvas contínuas no Sul do Brasil, podendo ultrapassar 80 mm em áreas do noroeste gaúcho, Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Essas condições podem prejudicar a colheita do trigo e o desenvolvimento dos cultivos da primeira safra.

Para o Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de chuvas benéficas para os grãos de verão. Já nas regiões Norte e Nordeste, são esperadas chuvas favoráveis, especialmente para as lavouras, principalmente no Tocantins e Maranhão.

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook
Continue lendo

Agronegócio

Café brasileiro é eleito o melhor do mundo

Publicado

Considerado um dos prêmios mais criteriosos do mundo, o “Best of the Best “, promovido pela italiana illycaffè, foi concedido à São Mateus Agropecuária por um júri independente formado por especialistas de todo o mundo durante degustação às cegas. A análise levou em conta os melhores lotes da colheita de 2022-2023.

A entrega do prêmio foi feita pelo presidente da Illycaffè, Andrea Illy, em uma cerimônia no New York Public Library, em Nova Iorque, ao CEO do Grupo BMG, Eduardo Dominicale.  O reconhecimento é resultado do investimento da Fazenda em processos internos que elevam a qualidade do produto. “Adotamos a agricultura regenerativa, que, entre outros benefícios, melhora a fertilidade do solo e aumenta a biodiversidade dos ecossistemas, o que traz impactos positivos ao produto final que chega ao consumidor”, explica Dominicale.

O vencedor mineiro disputou com 27 produtores de países como Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, entre outros. Os lotes foram analisados nos laboratórios de controle de qualidade da illycaffè a partir de critérios como riqueza e complexidade aromática, elegância e equilíbrio do seu sabor e intensidade do seu aroma. A premiação, criada em 1991, é uma iniciativa de valorização da cafeicultura que visa a qualidade e sustentabilidade.

A fazenda São Mateus Agropecuária está entre as fornecedoras do Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, primeiro café certificado Regenagri®.  Trata-se de um café especial e diferenciado, com notas de caramelo e frutas secas.

A illycaffè integra a lista das Empresas Mais Éticas do Mundo desde 2013 e foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional como B Corp. A marca produz um único blend de café espresso 100% Arábica, com grãos provenientes de 9 das melhores regiões produtoras de Arábica no mundo.

Fonte: Link Comunicação Empresarial

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana