conecte-se conosco


Cuiabá

Brizola: um símbolo eterno do político por vocação e idealismo

Publicado


Neste sábado (22), o eterno Leonel Brizola, um dos maiores nomes da democracia brasileira, chegaria aos 100 anos de idade, caso ainda estivesse vivo. Detentor do título Herói da Pátria, que foi conferido pelo Congresso Nacional por sua trajetória de luta pelo país, Brizola é a personificação exata da frase que costumo dizer: “política é para políticos e não para aventureiros”.

Com uma história inspiradora, Brizola nos mostrou ao longo de carreira que, para fazer política, discursos bonitos e decorados não bastam, não se sustentam e muito menos consolidam. Para fazer política é preciso ter esse dom enraizado na alma. Somente aqueles que possuem essa vocação e convicção conseguem construir um caminho norteado pela essência de servir ao povo, colocando os interesses coletivos acida de tudo.

Foi isso que Brizola fez durante toda sua vida política. Não por menos, já aos 25 anos, conquistou a vaga para deputado estadual e, logo na sequência, emplacou ainda duas eleições como deputado federal. Nessa trajetória vitoriosa também exerceu a função de prefeito de Porto Alegre. E, para coroar, ainda entrou para a história como o único ser eleito governador por dois estados diferentes, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Um entusiasta e apaixonado por aquilo que fazia, é assim que Leonel Brizola pode ser resumidamente descrito. Muito mais que um nome, foi e eternamente continuará sendo um exemplo de estadista habilidoso, talentoso e com uma capacidade natural para o caminho que escolheu trilhar. Defensor inegociável da democracia, tem uma cadeira cativa entre os grandes símbolos da luta contra a ditadura militar no Brasil.

Diante de tantos feitos, tornou-se impossível contar a história da política brasileira sem dedicar uma longa parte dela para falar de Brizola. E isso é um privilégio que pouquíssimos conseguem conquistar. Nos dias atuais, onde aventureiros, que se colocam como grandes “salvadores da pátria”, surgem e desaparecem na mesma velocidade, esse fato é ainda mais raro de acontecer.

A trajetória de Leonel Brizola nos ensina que fazer política não é algo temporal, mas sim uma responsabilidade que alguém escolhe carregar com muita dedicação por toda sua vida. É uma responsabilidade que exige olhar para o outro mais do que para si mesmo. Fazer política é, igualmente, saber respeitar a história construída por aqueles que vieram antes e prepararam o caminho para novas lideranças surjam.

Obrigado, Leonel Brizola!

**No registro feito em 2002, a primeira-dama Márcia Pinheiro, Leonel Brizola, e o prefeito Emanuel Pinheiro que, na época, era deputado estadual e líder do PDT na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

HMC mobiliza equipes para acelerar cirurgias ortopédicas

Publicado

Para dar celeridade aos procedimentos cirúrgicos da ortopedia, a Prefeitura de Cuiabá e Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho e Hospital Municipal São Benedito, mobilizaram equipes das duas unidades hospitalares. Aproximadamente 20 procedimentos cirúrgicos da ortopedia foram realizados neste sábado (21). 

A mobilização envolveu em média 50 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros.  No decorrer da semana, novas cirurgias da ortopedia serão realizadas no HMC. A ação foi realizada no Hospital Municipal de Cuiabá, e abrange pacientes do Hospital Municipal São Benedito – HMSB e HMC. 

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro a celeridade nos procedimentos cirúrgicos foi designada para dar continuidade na assistência aos pacientes. “Minha gestão entende o momento vivenciado por estas famílias, diante do princípio de incêndio no Hospital Municipal São Benedito, havendo a necessidade de evacuação de todos os pacientes. Determinei a organização com urgência das cirurgias ortopédicas, pois não podemos deixar nossa população usuária do Sistema Único de Saúde desassistida”, pontuou. 

“Minha equipe está empenhada e graças a Deus nossos pacientes estão recebendo todos os cuidados necessários. Quanto as cirurgias neurocirúrgicas,  os agendamentos acontecem desde o dia 18 de maio”, lembrou o prefeito. 

Para a mobilização, o diretor-geral Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, explica que, o HMC adquiriu vários materiais médico-hospitalares para   acelerar os procedimentos cirúrgicos e desafogar o HMC.

“Com o aumento da demanda advinda do Hospital Municipal São Benedito, estamos trabalhando ainda mais, para que os pacientes não fiquem muito tempo aguardando uma cirurgia ortopédica. Com essa ação, quem ganha é a população”, destacou Rós.

A ação, para dar celeridade aos procedimentos cirúrgicos da ortopedia, iniciou às 07h e encerrou às 19 horas, neste sábado (21). Os pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos de prótese de quadril e  correção de fraturas dos ossos dos membros inferiores e superiores, com uso de diversas próteses, placas, parafusos e hastes intramedulares.

O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC é referência em ortopedia e traumatologia. A unidade atende pacientes da capital e todo o interior do Estado de Mato Grosso. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Sugestão de pauta: Estudantes de seis escolas participam da 7ª Edição da Semana da Transparência

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá retoma este mês a Semana da Transparência. Esta será a 7ª edição do evento, uma iniciativa da Controladoria Geral do Município em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.  As ações vão acontecer de 24 a 26, no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, nos dois turnos, e contemplarão 60 estudantes do 4º e 5ª Anos e cinco  monitores. Instituída pela Lei Municipal nº 5.853, de 2014, o projeto atende estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino, com ações educativas abordando o tema “Controle Social e Cidadania”.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a importância do projeto. “A iniciativa auxilia, por meio de ações educativas, a formação ética e moral dos estudantes e promove a introdução pedagógica sobre funções dos Poderes estatais, despertando, nas novas gerações, a consciência de que o exercício da cidadania depende da participação de cada um nas decisões que afetam a coletividade; do reconhecimento dos direitos e deveres próprios da condição de cidadão; do controle social dos gastos públicos e da atuação ética e responsável perante a sociedade”, destacou a gestora.

A controladora-geral do município, Mariana Ribeiro, destacou que os cuidados com os pequenos é uma das principais bandeiras da Gestão Emanuel Pinheiro. “Mais que manter e fortalecer a transparência, queremos uma mudança de cultura, e nada mais coerente que iniciar pela educação, colocando isso para as nossas crianças, informando sobre o direito e o dever que cabe à todos os cidadãos de fiscalizar os atos públicos”, disse.

O projeto conta com outros parceiros, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Zoonoses de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) e, o Circo InTenda.

Participantes

Participam das ações da 7ª Semana da Transparência da Prefeitura de Cuiabá as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Profª. Elza Luiza Esteves, Profª. Maria Ambrósio Pommont, Profª. Glaucia Maria Borges Garcia, Clóvis Hugueney Neto, Prof. Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira e Juscelino José Reiners.

As ações da Semana da Transparência são realizadas no mês de aniversário da Lei de Acesso à Informação Pública. A norma regulamenta o direito constitucional do cidadão, de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou coletivo, conforme estabelece o art. 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal de 1988.

Este ano, a Lei de Acesso à Informação completa 10 anos.

Serviço: 

7ª Semana da Transparência da Prefeitura Municipal de Cuiabá

Data: 24 a 26/05

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Público alvo: estudantes do 4º ao 5º Ano de quatro unidades da rede pública municipal de ensino

Calendário

Dia: terça-feira, 24/05

Hora: 07 às 10:30h

EMEB Profª Elza Luiza Esteves

Hora: 13h às 16:30h

EMEB Profª Maria Ambrósio Pommont

Dia: quarta-feira, 25/05

Hora: 7h às 10:30h

EMEB Gláucia Maria Borges Garcia

Hora: 13h às 16:30h

EMEB Clóvis Hugueney Neto

Dia: quinta-feira, 26/05

Hora: 7h às 10:30

EMEB Prof. Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira

Hora: 13h às 10:30h

EMEB Jescelino José Reiners

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana