conecte-se conosco


Cuiabá

Câmara aprova empréstimo da Prefeitura de Cuiabá no valor de R$ 125 milhões para construção de avenida de 17 km

Publicado

G1 MT

Os vereadores da capital aprovaram, por 17 votos a 5, um empréstimo da Prefeitura de Cuiabá junto à Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$ 125 milhões para a construção da Avenida Contorno Leste, que deve ter extensão de 17,3 km.

A operação de crédito será feita por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), na modalidade apoio financeiro destinado à aplicação em despesa de capital, com uma taxa de juros de 4,9% ao ano, somado a correção monetária CDI.

Conforme a proposta, o pagamento deverá ser concluído em 10 anos, sendo que os primeiros dois anos, contados a partir da assinatura do contrato, são de carência. Desta forma, o desembolso ocorrerá em oito anos em parcelas trimestrais.

A nova avenida deve seguir as torres de alta tensão que têm início na Subestação Termoelétrica Governador Mário Covas, passando pela Subestação Coxipó e Subestação Ouro Fino.

Partindo da Avenida Fernando Correa da Costa, a via projetada será implantada onde atualmente está em pista simples a Avenida Antônio Pinheiro da Silva, no Residencial Recanto do Sol.

A via a ser implantada vai seguir até a Avenida Professora Edna Albuquerque Affi, conhecida popularmente como Avenida das Torres.

Entre os bairros Recanto do Sol e Lagoa Azul, está previsto a implantação de uma rotatória, bem como onde a via projetada cruza com a Avenida das Torres.

A ideia é apresentar soluções de viabilidade técnica aos problemas decorrentes das águas das chuvas, de forma a evitar que volumes excessivos se escoem pelas vias públicas ocasionando problemas de trânsito de veículos e pedestres.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura flagra crime ambiental e caminhões irregulares da Locar

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou, na tarde desta quinta-feira (23), uma fiscalização surpresa que identificou diversas irregularidades cometidas pela empresa terceirizada Locar Saneamento Ambiental. As falhas configuram crime ambiental e colocam em risco a segurança dos trabalhadores que realizam a coleta de lixo doméstico na capital. A ação foi coordenada pela equipe gerência de resíduos sólidos.

Durante a inspeção, foram detectados problemas graves nos veículos da empresa, como falta de giroflex, essencial para alertar outros motoristas sobre a presença de trabalhadores na pista, ausência de botão de emergência nas compactadoras, expondo os profissionais a risco de acidente, bordas do compartimento de carga e suportes de sustentação amassados, com risco de cortes e fraturas, falta de extintores, pneus carecas e trabalhadores em campo sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“É inadmissível que uma empresa contratada para realizar um serviço essencial apresente tamanhas falhas e exponha a população e seus próprios colaboradores a riscos. A Prefeitura de Cuiabá está dando à Locar um prazo até o dia 6 de fevereiro para que todas as irregularidades sejam corrigidas. Durante esse período, realizaremos auditorias diárias para acompanhar o cumprimento das medidas. Caso a empresa não melhore, não hesitaremos em rescindir o contrato e buscar outra solução para garantir a qualidade e segurança na prestação dos serviços”, afirmou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.

Além disso, auditorias apontaram irregularidades ambientais, incluindo veículos sem caixas coletoras de chorume, que podem provocar contaminação do solo por metais pesados, prejudicando a fauna, a flora e a população. Foi constatada a presença de óleo e chorume derramados no pátio de convívio dos funcionários.

Outro ponto crítico é a ausência de licença ambiental para a operação da empresa. A Locar transferiu sua garagem para Cuiabá no final de novembro do ano passado e, até a data da fiscalização realizada pela Limpurb, em 09 de janeiro de 2025, a empresa ainda não havia iniciado o processo de licenciamento ambiental.

A instituição também não apresentou documentos obrigatórios, como o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), certificados de treinamentos em segurança e saúde no trabalho, além dos laudos de insalubridade e periculosidade.

Entre os dias 2 e 20 de janeiro, a Locar já havia recebido sete notificações devido a falhas recorrentes na coleta de lixo domiciliar em bairros como CPA, Jardim Vitória, Doutor Fábio I e II, Três Barras, Primeiro de Março, Residencial Despraiado, Altos da Serra e Bela Vista. Os atrasos também atingiram os distritos de Nossa Senhora da Guia e Sucuri, descumprindo o contrato vigente.

#PraCegoVer
As imagens mostram um grupo de pessoas usando coletes verdes da Prefeitura de Cuiabá, vistoriando caminhões responsáveis pela coleta de lixo. Os caminhões são brancos, e o local é uma estrada de chão com terra avermelhada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Comissão dos Direitos da Mulher realiza primeira reunião do ano

Publicado

23/01/2025
Comissão dos Direitos da Mulher realiza primeira reunião do ano

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Comissão dos Direitos da Mulher realizou a primeira reunião de 2025 nesta quinta-feira (23). Presidida pela vereadora Maria Avalone (PSDB), a comissão conta ainda com a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e com o vereador Wilson Kero Kero (PMB). Neste primeiro encontro, as parlamentares puderam se apresentar e colocar em pauta as questões que serão trabalhadas durante o ano.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana