conecte-se conosco


Cuiabá

Campanha da ALMT supera meta em cadastro de doadores de medula óssea

Publicado

FolhaMax

A adesão de servidores e visitantes à campanha promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso para o cadastramento de voluntários no Registro Nacional de Doador de Medula Óssea (Redome), supera a meta e registra cento e vinte e nove possíveis doadores.

“O Hemocentro esperava conseguir cadastrar sessenta pessoas, o Qualivida estabeleceu uma meta de oitenta, mas todas as expectativas foram superadas com participação dos servidores e visitantes da Casa, que compareceram para se habilitar como doadores”, comemora a gerente da Qualivida, Ivana Matos.

A ação que aconteceu durante todo o dia de ontem (5) foi realizada pela da Supervisão de Qualidade de Vida (Qualivida), em parceria com o hemocentro do Estado de Mato Grosso que montou um posto de registro de dados e coletas de amostras no ambulatório da Casa.

A gerente conta que aproximadamente duzentas pessoas passaram pelo atendimento ao longo do dia, porém nem todos puderam doar os 5ml de sangue para análise. Isso porque durante as orientações alguns descobriram que tinham restrições médicas para se tornarem doadores e outros não tinham mais idade, cujo limite é de 55 anos. Também compareceram pessoas já cadastradas para tirar duvidas e atualizar as informações cadastrais.

“O resultado foi ótimo, mesmo considerando algumas dificuldades de link para acesso ao sistema nacional”, avalia a diretora do Hemocentro, Gian Carla Zanela. Ela destaca que a boa organização da estrutura e a campanha de mídia realizada para divulgação, no mês que antecedeu a ação, foram fundamentais para os resultados, que ela considerou excelente.

Continuidade – Agora, as amostras coletadas passam por exame de histocompatibilidade (HLA), teste de laboratório para identificação das características genéticas e as informações ficam cadastradas no Redome administrado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Quando surgir um paciente necessitando de medula óssea, é feito o cruzamento das informações genéticas e, em caso de compatibilidade, o voluntário é consultado para confirmar se deseja fazer a doação propriamente dita. Caso concorde, ele é encaminhado para fazer outros exames e efetivar o processo em um dos centros de captação no país.

Próximas ações – considerando o resultado desta ação, o Qualivida já incluiu na programação do segundo semestre uma campanha para realizar a doação de sangue. O Hemocentro será, novamente, parceiro na inciativa e o projeto já começou discutido para viabilizar a utilização da unidade móvel, o Hemobus (onibus de coleta de sangue do MT Hemocentro), para captação de doadores, não só da ALMT, como do centro politico. Para isso, uma nova campanha de divulgação será lançada para conscientizar sobre a importância de se tornar um doador frequente e estimulara participação.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Tradicional festa de São Benedito começa nesta quinta-feira (30) e conta com a parceria da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

A celebração da tradicional festa de São Benedito será realizada a partir desta quinta-feira (30), na igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Realizada há 300 anos, desde a construção da igreja, a festa de São Benedito é uma das maiores celebraões religiosas do Centro-Oeste. Neste ano, o evento ocorrerá até o dia 3 de julho. A expectativa é reunir mais de 40 mil pessoas durante os quatro dias de evento, por meio da realização das missas, rezas de terços, o tradicional chá com bolo e a procissão.

“Como cuiabano e prefeito dessa capital lendária, tenho a honra de pelo quinto ano consecutivo, ser parceiro desta belíssima celebração, ao nosso segundo padroeiro que é São Benedito. Temos que manter viva essa tradição religiosa, porque a fé Cristã é uma característica do nosso povo e a festa de São Benedito, que é a maior do Centro Oeste, é apontada por meio de pesquisa como o movimento da cultura que mais simboliza a cara do povo cuiabano”, declara o prefeito.  

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, também destacou sobre a parceria e importância da celebração de São Benedito para a cultura cuiabana. “A população cuiabana tem muita fé e a festa de São Benedito faz parte da cultura Cuiabá, tendo um grande apelo popular diante dessa tradição. Por isso, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz questão de mais uma vez ser parceira desta celebração”, reforça o secretário.

O rei e a rainha da festa, William Campos e Ayrds Pivetta, afirmaram que, neste ano, um dos objetivos da festividade é angariar recursos para recuperação do santuário, tendo em vista, sua antiguidade. “Estamos esperando uma festa grandiosa de 300 anos. Queremos com isso, ajudar na reforma do prédio”, disseram. 

Confira a programação:

30/06 – 1º dia do tríduo (verde)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

01/07 – 2º dia do tríduo (azul)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

02/07 – 3º dia do tríduo (verde)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

03/07 – Dia da grande festa (vermelho)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

11h às 13h30 – Almoço com gastronomia regional

17h – Grande procissão da festa de São Benedito pelas ruas de Cuiabá

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Semob capacita colaboradores da Águas Cuiabá sobre sinalização temporária de obras

Publicado

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ministrou aos colaboradores da concessionária de água e esgoto da Capital, Águas Cuiabá, capacitação técnica sobre ‘sinalização temporária de obras’. A iniciativa visa evitar que ocorra má sinalização no trânsito evitando transtornos aos motoristas e pedestres. O curso foi realizado na semana passada, na sede da Águas Cuiabá.
 
“A capacitação sobre sinalização temporária em vias que estão ocorrendo obras de drenagem ou similar visa garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores. A iniciativa é uma parceria entre a Semob e a Águas Cuiabá. Vamos capacitá-los sempre que necessário para que não ocorram transtornos”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego.
 
O curso foi ministrado pelos agentes Raimundo Ribeiro e Reginaldo Leonel. “Foram 60 pessoas capacitadas nessa primeira turma e teremos mais duas. É a primeira vez que a Semob capacita os servidores da concessionária de água e esgoto. Foram aplicados os métodos corretos de sinalização que constam no Manual Brasileiro de Sinalização, do Código de Trânsito Brasileiro (CBT)”, comentou o  agente Raimundo.  
 
 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana