conecte-se conosco


Cuiabá

Capital adere ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá para facilitar aquisição de medicamentos e serviços de saúde

Publicado

Com o objetivo de aprimorar cada vez mais a rede municipal de saúde da capital, o prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend assinaram nesta semana o contrato para integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC).

De acordo com Suelen, a participação de Cuiabá no consórcio será essencial para mitigar o problema de falta de medicamentos e insumos na rede. “Como ente público, nossas aquisições precisam ser feitas por meio de licitação, o que torna o processo bastante moroso. Além disso, nem sempre conseguimos sanar as nossas necessidades, pois temos muitos pregões fracassados ou com outras questões que atrasam ainda mais a finalização do processo. Com este consórcio, poderemos realizar a compra de medicamentos e serviços junto com outros 13 municípios, o que possibilitará a aquisição de quantidades maiores por um preço melhor e com total transparência”, comentou a secretária.

Uma das grandes vantagens do Consórcio é a possibilidade de realizar a compra diretamente dos fabricantes (indústrias farmacêuticas e de materiais hospitalares) evitando os fornecedores intermediários, o que vai gerar uma economia significativa para os municípios. “Além da economia, a logística será mais eficiente. Com isso vamos sanar a falta de medicamentos nas Farmácias Básicas do município de Cuiabá. Uma outra vantagem ainda consiste na possibilidade de permutas e empréstimos desses materiais entre os entes consorciados, o que evitará a falta de insumos e medicamentos nas cidades que fazem parte do Consórcio”, comentou o secretário adjunto de Gestão, Gilmar Cardoso.

Rogério Meira, prefeito de Jangada e atual presidente do CISVARC, comemorou a adesão de Cuiabá ao Consórcio. “A entrada da capital no Consórcio é de extrema importância, pois vai fortalecer muito os municípios da Baixada Cuiabana e dar ainda mais credibilidade ao grupo. Agradeço imensamente ao prefeito Emanuel Pinheiro por acreditar no nosso trabalho e se juntar a nós”.

Para o prefeito, essa é mais uma ação voltada para a virada de página na saúde pública da capital.

“O Consórcio é um meio legal, transparente e rápido para comprarmos e contratarmos tudo o que a saúde pública necessita, com um preço mais acessível e sem muita burocracia. Estamos caminhando para melhorar cada vez mais a saúde municipal”, finalizou Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Pais ou responsáveis deverão informar na solicitação de matricula o número do CPF da criança

Publicado

A partir deste ano será obrigatória a informação, no ato da solicitação de matrícula na rede pública municipal de educação, Matrícula Web, do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da criança. 

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, explica que a partir da informação do CPF, a Secretaria Municipal de Educação terá maior facilidade no planejamento do atendimento à demanda por vagas, de acordo com as regionais, nas unidades da rede pública municipal.

“Ano a ano estamos aperfeiçoando a Matrícula Web, a fim de que possamos atender com mais efetividade, a demanda da população. Criada na gestão Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web vem se tornando uma ferramenta cada vez mais transparente, trazendo segurança e agilidade para os pais ou responsáveis.”, destaca.

De acordo com a secretária-adjunta, a mudança será publicada na Portaria que tratará da Matrícula Web 2022, para o ano letivo de 2023.

O que é o CPF

Desde o final de 2017, o CPF passou a ser incluído em todas as certidões de nascimento, casamento e óbito. Assim, os bebês já devem sair da maternidade com o número de CPF incluído no registro.

Entretanto, para quem não saiu da maternidade com o CPF na certidão de nascimento, o documento pode ser solicitado nas Agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou entidades conveniadas. Para solicitar o documento, os pais ou responsáveis devem apresentar, originais ou cópias autenticadas, dos seguintes documentos:  RG ou certidão de nascimento, título de eleitor para pessoas entre 18 e 69 anos, e documento de um dos pais ou do responsável legal, no caso de menor de idade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 na próxima segunda (15)

Publicado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 começa em Cuiabá na próxima segunda-feira (15). O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A previsão é de que a campanha seja realizada nas unidades básicas de saúde até dia 09 de setembro. O dia “D” ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022 em todas as UBS, das 7h30 às 17h.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, o objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“É de extrema importância que os pais levem seus filhos para fazerem a atualização da caderneta de vacinação, pois por causa da pandemia muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra várias doenças. Não podemos correr o risco de ver o retorno de doenças que já estavam totalmente controladas porque as coberturas vacinais estão abaixo do esperado”, comentou o coordenador.

Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha. São elas: BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

De segunda a sexta as salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana