conecte-se conosco


Mato Grosso

Casal é preso suspeito de fazer teste rápido de Covid-19 sem autorização

Publicado

Duas pessoas, que não tiveram os nomes revelados, foram presas pela Polícia Militar suspeitas de realizarem teste rápido da Covid-19, o coronavírus, sem a autorização da secretaria municipal de Saúde. As prisões foram realizadas no início da tarde desta quinta-feira (14), no bairro Vila Operária, em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá).

Policiais militares receberam queixas que havia dois indivíduos fazendo teste rápido da covid-19 com vários moradores do bairro. A dupla, segundo as vítimas, se identificava como médico.

Os militares foram ao local e conversaram com uma suspeita. Ela alegou que estava prestando serviço para uma empresa de pesquisa contratado pelo Ibope. A detida alegou que ela e o parceiro foram incumbidos de fazer uma pesquisa do coronavírus solicitado pela Universidade Federal de Pelotas, localizada no Rio Grande do Sul.

Na solicitação, a dupla apresentou um “termo de consentimento livre e esclarecido” que era apresentado aos pacientes no momento do teste. Com os detidos, ainda foram apreendido um “teste rápido covid-19”, aventais, toucas e materiais referente à pesquisa.

Os suspeitos ainda apresentaram um ofício encaminhado às secretarias estaduais que versa sobre solicitação de apoio logístico para a execução da pesquisa intitulada “evolução da prevalência de infecção por covid-19, no Brasil”.

Em contato com o supervisor de atenção básica da Secretária municipal de Saúde, este alegou que não havia nenhuma autorização ou pedido perante o órgão para realização de tal pesquisa.

Segundo uma médica que estava no local, os suspeitos estavam com vestimentas e equipamentos de proteção individual (EPIs) inadequados para coleta de tal material.

Diante dos fatos, a dupla foi levada à Central de Flagrantes para procedimentos.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Emanuele de Almeida é nomeada e assume a Presidência do Indea-MT

Publicado


A servidora Emanuele Gonçalina de Almeida (39 anos) foi nomeada presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA MT). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (20.01).

Ela é advogada, concursada e trabalha há sete anos no órgão de defesa, exercendo anteriormente o cargo de diretora administrativa.

A nova presidente tem como objetivo dar continuidade ao trabalho iniciado no Indea na gestão do governador Mauro Mendes, valorizar o servidor do Instituto e trabalhar de forma democrática com a área técnica.

Emanuele também pretende seguir coma implantação das ações administrativas, focando na desburocratização e descentralização do órgão, dando mais agilidade às demandas dos produtores rurais mato-grossenses.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Canarana apresenta proposta para criação de unidade dos Bombeiros no município

Publicado


O comandante-geral, em substituição legal, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel BM Ricardo Antonio Bezerra Costa, recebeu na manhã dessa quarta-feira (20), uma visita do prefeito da cidade de Canarana-MT, Fábio Marcos Pereira de Faria e do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho), no Quartel do Comando Geral do CBMMT, em Cuiabá. A visita teve o intuito de apresentar, por parte da prefeitura de Canarana, uma proposta de instalação de uma base operacional do CBM na cidade.

“Há interesse sim da corporação, em descentralizar cada vez mais as ações do CBMMT no estado, mas temos pareceres técnicos que precisam ser emitidos para que isso aconteça. As primeiras tratativas já iniciaram, estamos aguardamos agora a solicitação oficial da prefeitura, junto ao comando da corporação. Vamos emitir esse parecer técnico e a partir daí, fazer os estudos da situação e identificar a viabilidade da implantação de uma unidade neste município”, disse o coronel Ricardo durante a reunião.

O coronel frisou ainda, que as parcerias com as prefeituras são importantíssimas, sendo fundamental que elas demonstrem interesse na cooperação com o CBMMT, na possibilidade de estarem implantando o serviço em seu município.

“Estamos na capital para solucionar as demandas do município e uma das principais é, sem dúvida, a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros”, frisou o prefeito. “Nós já temos uma parceria com a corporação das brigadas mistas, mas agora é necessária a presença ininterrupta na cidade para benefício da população”, finalizou.

De acordo com o deputado Nininho, a implantação da base operacional será importante para a região. “Vamos acompanhar esta demanda e, caso o parecer técnico aponte a viabilidade, o município servirá de suporte para atender a região e municípios circunvizinhos. Estou à disposição do município e da corporação para essa conquista”, ratificou. Estiveram presentes ainda os vereadores Soni Porsh, BA Dourado, Rafael Govari e Celsinho.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana