conecte-se conosco


Cuiabá

Casamento Social Cuiabá 300 Anos será lançado nesta quinta

Publicado

O Bom da Notícia

Nesta quinta-feira (6), às 14h30, será lançado o Casamento Social Cuiabá 300 anos, no auditório da Prefeitura de Cuiabá. Ao todo serão contemplados 300 casais que desejam regularizar o estado civil e não têm condições de arcar com as despesas financeiras.Essa é uma ação da Prefeitura Municipal de Cuiabá por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano juntamente com o Núcleo da Primeira-dama, tendo como público alvo famílias de baixa renda, de até um salário mínimo.

“O casamento faz parte dos sonhos de todo casal. Entretanto, muitos não têm condições de bancar com as despesas da cerimônia no civil, mas por meio desse projeto social “Casamento Comunitário” irão poder concretizar o sonho. Nós, enquanto poder público, temos como dever oferecer condições que propiciem o bem-estar das famílias, trabalhando a favor da inclusão social e no fortalecimento dos vínculos”, disse a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Os interessados deverão procurar as Unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência, a partir do dia 10 de junho até 01 de julho. As inscrições são gratuitas e As inscrições podem ser feitas nos CRAS, CCIs, Casa dos Conselhos e Cartório 3º Serviço Notarial e Registral das Pessoas Naturais de Cuiabá.

Durante o processo de realização, o projeto oferecerá curso de formação, em que os casais recebem orientações sobre diversos temas, incluindo a importância das relações familiares para a formação de seus membros, afetividade e sexualidade, planejamento familiar e a saúde da família.

A cerimônia do Casamento Social Cuiabá 300 anos será realizada no dia 03 de agosto, às 17 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretário de Inclusão e Acessibilidade foca em parcerias e escuta ativa

Publicado

O secretário de Inclusão e Acessibilidade de Cuiabá, Andrico Xavier, teve uma semana marcada por intensos encontros com representantes de entidades e órgãos ligados às pessoas com deficiência (PCDs). O objetivo das reuniões foi aproximar a prefeitura dessas organizações, fortalecer parcerias e alinhar ações que promovam inclusão e acessibilidade no município.

Entre os compromissos, Andrico esteve com integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Cuiabá), Casa Inclusiva, Casa Helena, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, Associação amigos dos deficientes (AMDE). Ele ouviu atentamente as demandas e desafios enfrentados por pessoas com deficiência e seus familiares, reforçando a necessidade de uma visão abrangente para enfrentar as dificuldades.

“Estamos de portas abertas para dialogar, firmar convênios, buscar recursos tanto na iniciativa privada quanto junto a lideranças políticas em todos os níveis. Nosso compromisso é garantir que as pessoas com deficiência sejam protagonistas das políticas públicas que impactam suas vidas”, afirmou o secretário.

A diretora presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Eliete Jandres de Morais, elogiou a iniciativa de aproximação já no início da gestão do prefeito Abilio Brunini (PL). “Esse primeiro momento é essencial. O secretário Andrico já demonstrou grande sensibilidade ao visitar as instituições, ouvir nossas demandas e se comprometer a trabalhar em conjunto. Isso nos dá esperança de que ações efetivas serão realizadas para melhorar a vida das pessoas com deficiência”, destacou.

A iniciativa de Andrico Xavier demonstra um compromisso direto com a construção de políticas públicas que dialoguem com as reais necessidades da população PCD de Cuiabá. A semana foi marcada com encontros com representantes da Câmara Municipal de Cuiabá e a expectativa é que as parcerias fortalecidas ao longo das próximas semanas resultem em avanços concretos na inclusão e acessibilidade no município.

#PraCegoVer

Na imagem o secretário Andrico Xavier está ao lado dos representantes da APAE Cuaibá em demostração de apoio e diálogo. A imagem foi retratada no interior da associação que funciona desde 1967.

Na galeria de imagens, há uma série de fotos posadas em associações e entidades representativas das pessoas com deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Empreendedores comemoram alto fluxo de visitantes no Museu do Rio

Publicado

Empreendedores do Museu do Rio Cuiabá celebram o aumento do fluxo de turistas no bairro Porto e sugerem investimentos em manutenção e melhorias das atrações para garantir a preservação e o crescimento sustentável da região.

O Museu do Rio, que é a porta de entrada do Aquário Municipal, atualmente recebe 4 mil visitantes por dia após o prefeito Abilio Brunini determinar gratuidade na entrada. Os turistas também têm acesso a exposições fotográficas que retratam a história de Cuiabá, ao artesanato local e à culinária tradicional no restaurante Regionalíssimo, em um espaço seguro, saudável e gratuito.

O proprietário do Regionalíssimo, Jean Biancardini, demonstrou entusiasmo com a retomada da movimentação de turistas e visitantes na capital.

“Antes, aqui era o Porto, era tradição, mas se tornou uma situação difícil. Com a inauguração do aquário, o público melhorou muito. Estou satisfeito com esse movimento. Trabalhamos aqui de terça a domingo, somente com almoço por enquanto. Se revitalizarem o Porto e melhorarem os negócios, podemos pensar em abrir à noite”, disse Jean.

A idosa Edith Nunes de Amaral, de 87 anos, se emocionou com as exposições fotográficas ao relembrar o falecido esposo, Agostinho de Jesus. Ela contou que, antes da construção do Museu do Rio Cuiabá, o local funcionava como o Mercado do Peixe, onde Agostinho trabalhava para sustentar a família.

“Ele vivia de vender peixes aqui. É a primeira vez que faço essa visita. Agostinho trabalhou tanto neste mercado, vendendo peixe para sustentar nossos quatro filhos. Ele carregava o carrinho de mão cheio de peixes e vendia de porta em porta”, lembrou dona Edith.

Já a artesã Kátia Lysenko relatou que recebe um público maior nos finais de semana, com as vendas de artesanatos produzidos pela Associação Homens e Mulheres de Fibra e pela Associação Artesanato em Cerâmica de São Gonçalo Beira Rio.

“As pessoas se encantam com o nosso artesanato, e aqui é um bom local. Espero que não abandonem o espaço, que tragam mais empreendimentos e cultura. Sugiro a criação de um espaço cultural com danças e culinária”, propôs Kátia.

A força tarefa para retorno de visitantes ao Museu do Rio liderada pela Secretaria Municipal de Turismo envolveu a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Polícia Militar do Mato Grosso (PMMT), a Secretaria de Cultura, a Secretaria de Ordem Pública e a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) em um esforço integrado da Prefeitura para manter o espaço seguro e saudável.

#PraCegoVer

O proprietário do restaurante Regionalíssimo, Jean Biancardini, mostra a culinária cuiabana, uma travessa com prato típico. Ele está sorrindo, usa camisa branca e tem cabelo grisalho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana