Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Cerca de mil profissionais participam do primeiro dia da Conferência da Educação Infantil

Publicado

Dialogar sobre questões como a infância, acesso a educação e a valorização do trabalho dos docentes estão entre as propostas da 1ª Conferência da Educação Infantil que começou nesta quarta-feira (29) em Rondonópolis. A participação em massa dos profissionais da rede, cerca de mil pessoas, demonstrou a importância de abordagem dos temas.

Apresentações musicais do grupo Reluz Jr e a dramatização da música ‘Tempo de ser feliz’ interpretada pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Prof. Alessandro Gomes de Jesus marcaram a abertura do evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com o Sebrae.

“A gente tem trabalhado com um conceito novo de criança, de um conceito onde a gente considera a criança como um potente, (…), que tem vontade, então a gente vem conversar com os professores sobre isso, sobre a importância de ampliar o nosso olhar, o nosso repertório sobre a ideia de infância”, comentou o doutor em educação Israel Boniek, palestrante do primeiro dia da Conferência.

A realização da Conferência é mais uma ação da atual gestão para melhorar a qualidade da educação no município. O secretário da pasta, Carlos Júnior, comentou que em menos de um ano diversos avanços já foram alcançados, como a entrega de material estruturado no primeiro semestre, a realização de várias formações, a aquisição de materiais para as salas de recursos. “Tudo isso somado leva à valorização dos nossos profissionais que agora têm melhores condições de trabalho. Estamos animados com o rumo que a educação da nossa cidade está tomando”, declarou o secretário.

Para o prefeito Cláudio Ferreira, a Secretaria de Educação carrega maior responsabilidade de todas as secretarias do município. “As crianças vão se lembrar para sempre do afago, do carinho, do respeito com que vocês profissionais da educação tratam e ensinam elas. Isso é importantíssimo”, ressaltou.

Todo o investimento que tem sido feito para melhorar ainda mais a qualidade da educação de Rondonópolis, tem um objetivo que, segundo o prefeito, tem a expectativa de encerrar essa gestão com a cidade entre as primeiras do ranking da educação no estado.

A Conferência reúne diretores, coordenadores pedagógicos, professores da educação infantil, estagiários e assistentes de desenvolvimento infantil da rede municipal. Nesta quinta-feira (30) o evento continua com a palestra da professora Ângela Regina Biscouto, com o tema “Os desafios do professor na Educação Infantil na sociedade contemporânea – Quais saberes são necessários para a valorização da infância?”.

Além da palestra, o público vai contar com apresentação musical de Ana Biazi, o desfile “Moda Sustentável – Reciclagem Fashion na Educação Infantil”, e a premiação do concurso de desenho da pré-escola.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rondonópolis

Alunos da rede municipal conhecem fazenda sustentável produtora de grãos

Publicado

Conhecer a cadeira produtiva dos alimentos e o funcionamento de uma fazenda sustentável. Foi com esse objetivo que os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) Albino Saldanha Dantas e Pref. Fausto de Souza Farias saíram das unidades e tiveram uma aula prática na fazenda Guarita em Rondonópolis.

A atividade faz parte do projeto Futuro em Campo da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) que firmou uma parceria com a Prefeitura para proporcionar essa vivência do campo aos alunos da rede municipal.

Recebidos por representantes da Aprosoja-MT e o pelo gerente da fazenda, as crianças tiveram um café de manhã reforçado antes de sair para a visita no campo. Eles começaram conhecendo as máquinas utilizadas no plantio das sementes e na colheita dos grãos e partiram para conhecer o armazém da fazenda produtora de soja.

O tema sustentabilidade foi tratado durante a visita, apontando que além da produção de grãos, a criação de gado de corte, também faz parte do negócio. Os alunos aproveitaram para fazer o plantio simbólico de três mudas de Ipê, espécie nativa da região.

Outro ponto de parada das crianças foi no galpão onde é produzida a ração para os animais que utiliza dos próprios grãos produzidos na fazenda para o consumo dos animais.

“O Futuro no Campo mostra para as crianças de onde vem o alimento que eles consomem e quanto é sustentável. E também para eles saberem que o que eles comem no café, almoço e jantar vem do campo”, explicou o delegado da Aprosoja-MT, Valdir Martini. O produtor apontou aos alunos os diversos produtos que possuem, por exemplo, soja e milho na sua composição.

O secretário de Educação do município, Carlos Pereira Júnior, acompanhou a visita das crianças na fazenda. Ele comentou que essa é a primeira vez que os alunos têm a oportunidade de conhecer como funciona a cultura do agro, o plantio aliado à sustentabilidade e a alta produtividade. “Precisamos desmistificar muitas coisas que são contadas sobre o agro. Hoje eles estão tendo a oportunidade de conhecer na prática os benefícios e a qualidade do nosso agro que é exemplo para o Brasil”, afirmou.

Assim como Rondonópolis, diversos outros municípios mato-grossenses já receberam outros eventos do projeto Futuro em Campo que já está em sua 17ª edição somente este ano.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura capacita quase 300 profissionais em atendimento pré-hospitalar

Publicado

Rondonópolis sediou, durante o último fim de semana, a 1ª Imersão em Urgência e Emergência, treinamento com foco no atendimento pré-hospitalar para profissionais que atuam na cidade e também municípios da região. No sábado (8) e domingo (9), a população observou a movimentação de ambulâncias e profissionais de saúde pela cidade, situação que chamou a atenção dos moradores.

O treinamento foi realizado no Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes e contemplou todas as etapas de um atendimento de urgência e emergência, com simulação realista de socorro inicial ao paciente até a chegada ao hospital.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e organizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em parceria com a UPA de Rondonópolis, a 1ª Imersão capacitou 280 profissionais que atuam diretamente com o atendimento pré-hospitalar em Rondonópolis e municípios como Alto Garças, Campo Verde, Primavera do Leste, Jaciara e Paranatinga.

Antonion Pereira, diretor da rede hospitalar de urgência e emergência do Município: responsável pela organização da imersão. Foto – Marcos Miraglia

Responsável pela organização da imersão, Antonion Pereira, diretor da rede hospitalar de urgência e emergência do Município, destacou a importância de o profissional de saúde estar sempre atualizado e preparado para agir diante de qualquer situação.

“O profissional que participou da imersão teve a oportunidade de encontrar vários cenários diferentes, com as mais variadas situações. Portanto, está capacitado agora do ponto de vista emocional e do assistencial, com o potencial necessário para realizar condutas que salvam vidas”, explicou Antonion.

Para o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, Rondonópolis demonstrou mais uma vez a sua importância como polo regional, garantindo que todos os profissionais de cidades vizinhas pudessem ter o mesmo treinamento dos que atuam em nosso município. “Vamos seguir de portas abertas para toda a região, compartilhando nossa estrutura e conhecimento”, destacou Mykaell.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana