conecte-se conosco


Rondonópolis

Cidade de Deus ganha creche moderna para atender 450 crianças

Publicado

As Comunidades do residencial Cidade de Deus e região receberam oficialmente na manhã desta quarta-feira (3) a mais nova unidade escolar de educação infantil da região com capacidade de atendimento a 450 crianças de seis meses a 5 anos de idade, divididas em dois turnos: matutino e vespertino.

A nova unidade escolar leva o nome da ex-servidora e professora da rede municipal e estadual, Liege Santos Pereira, que durante muitos anos, prestou inúmeros e relevantes serviços à educação do estado e município. 

O prefeito José Carlos do Pátio foi recepcionado pela direção e servidores da unidade, secretários municipais e vereadores, e ainda por dezenas de pais e mães de alunos, além de integrantes das comunidades circunvizinhas que prestigiaram o ato inaugural da nova unidade escolar.

Prefeito com amigos, parentes e familiares da Professora homenageada Liege Santos…

Também se fizeram presentes, familiares da homenageada (falecida em 2017) que fizeram questão de estar presentes à solenidade e agradecer a bonita e justa homenagem que o gestor público prestou ao seu ente querido, eternizando o nome da professora Liege Santos na história do município.

Entre os familiares, estiveram presentes a mãe da professora Liege, senhora Valdelurdes dos Santos Pereira; a irmã Solange Santos P. de Assis; o ex-marido Gilberto Gomes dos Santos; o cunhado Sebastião de Assis, e muitos ex-colegas de trabalho, admiradores e amigos, que se solidarizaram a família nas manifestações de apreço, estima e amizade pela memória da professora Liege.

Os dois filhos da homenageada; Ana Gabriela e Gustavo Henrique não puderam estar presentes, pois estudam fora do estado, mas enviaram mensagens de áudio agradecendo ao prefeito a homenagem prestada à mãe.

O ex-marido Gilberto Gomes, falou emocionado das qualidades da companheira Liege com quem conviveu por cerca de 20 anos, enalteceu seu caráter gentil e servidor, sua alegria em participar do processo educacional e das realizações que a companheira conseguiu em sua vida pessoal e profissional.

A diretora da CMEI, professora Marta Cristina Barbosa, falou da amiga e ex-colega de trabalho e agradeceu ao prefeito pela obra magnífica edificada em prol à educação infantil. Ela ainda agradeceu ao gestor pelo projeto de universalização da educação infantil ofertando um ensino de qualidade, bem como a oportunidade de estar a frente da unidade, que é uma das maiores Creches da Cidade, com capacidade de atendimento à 450 crianças da região. Atualmente a unidade atende a 400 crianças.

ESTRUTURA

Segundo a diretora, a CMEI-Liege, possui 10 salas de aulas climatizadas, uma área que contempla: dois blocos, contendo, recepção, sala para a diretoria/adm; secretaria, lactário; berçário, almoxarifado, banheiros masculino e feminino (crianças); sanitários para servidores e colaboradores; cozinha, refeitório; sala de professores; brinquedoteca; DML; além de uma extensa área verde interna murada, circundando a unidade.

Durante a solenidade, vários grupos de crianças dos grupamentos 4º e 5º, realizaram apresentações musicais, danças e encenações teatrais homenageando e agradecendo ao Prefeito e convidados. A Banda Municipal de Rondonópolis – BAMUR, encantou a todos executando diversos números musicais, incluindo o Hino Nacional.

As crianças se divertiram durante a solenidade de inauguração da creche…

O prefeito José Carlos do Pátio, falou sobre a homenageada a quem tinha muita estima e consideração (tendo sidos colegas de magistério), e agradeceu a presença dos familiares da professora. 

Pátio falou do seu sonho de universalizar a educação infantil no município e o esforço da sua gestão em construir um legado que vai ficar para a posteridade, que é investir na educação infantil, preparando o terreno para formar futuros e grandes cidadãos. “Eu vejo que o futuro de qualquer sociedade, de qualquer povo, de qualquer país, só se dá, através da educação! A nossa gestão está chegando a marca de 28 creches construídas, e nós pretendemos construir mais creches em pontos da cidade onde ainda não existe”, disse o gestor.

E ele ainda reforçou, “é muito importante investir na educação infantil, pois significa investir em cidadania. Imaginem vocês investirem em educação da criança desde os primeiros meses, alfabetizá-la, quando ela tiver os seus seis anos de idade, já estará alfabetizada e vai entrar ao ensino fundamental, com o mesmo nível de conhecimento dos coleguinhas; isso é importante. Isso é cidadania”, reforçou o prefeito.

MAIS INAUGURAÇÕES
Durante a solenidade, o prefeito adiantou que no próximo final de semana, mais precisamente na tarde/noite de sábado (6) vai reinaugurar três praças públicas simultaneamente, que são as praças do residencial Rio Vermelho ou Cohab Velha como é mais conhecido o antigo residencial, localizado nos altos da Vila Aurora, que foram completamente restauradas e urbanizadas.

Ainda durante a inauguração da CMEI Liege Santos, o prefeito assinou uma ordem de serviço para a completa reforma e ampliação da Escola Princesa Isabel, localizada no Jardim das Flores.

Prefeito assinando a ordem de serviço da reforma da Escola Municipal Princesa Isabel, no Jardim das Flores…

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Agosto Lilás chama atenção para o combate à violência contra a mulher

Publicado

Todo ano, no mês de agosto é desenvolvida a Campanha Nacional “Agosto Lilás” e, este ano, marcará os 16 anos da criação da Lei Maria da Penha, a Lei Federal nº 11.340/ 2006), que foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Em Rondonópolis, a campanha “Agosto Lilás” terá ao longo do mês ações visando sensibilizar  e conscientizar a sociedade no combate à violência contra a mulher. 

A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência  Social (SEMPRAS, com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), realiza rodas de conversas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) existentes atualmente na cidade. Nesta quinta-feira (11), a ação foi realizada no período da manhã no CRAS Luz D’ayara e a tarde no CRAS Ana Carla.  Na sexta-feira (12), às 7h30, tem roda de conversa no CRAS Iguaçu e, às 14h, no CRAS Rio Vermelho.

De acordo com a secretária de Promoção e Assistência Social, Fabiana Peres, o objetivo da ação é dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, esclarecendo sobre as diversas formas de violência doméstica, sobre os direitos das mulheres e sobre a necessidade da equidade de gênero. 

“Estaremos nos oito CRAS que temos implantados na cidade, fazendo orientações no sentido de sensibilizar as mulheres e, principalmente a sociedade, para que não se calem diante de todos tipos de violência praticados contra a mulher, denunciando os agressores por meio dos canais existentes”, destacou Fabiana, acrescentando que a campanha é também um momento para chamar atenção para questões de empoderamento feminino no sentido de ocupação de espaços na sociedade. 

“A mulher tem o seu papel na sociedade e ela pode chegar onde quer e deseja. Para reforçar isso, estaremos levando para rodas de conversas nos CRAS histórias de superação contadas por mulheres que venceram algumas dificuldades e ocupam funções importantes dentro da perspectiva do cenário feminino”. 

PLANEJAMENTO FAMILIAR

Um outro tema trabalhado nas rodas de conversa é a questão do planejamento familiar. “Este ano a Saúde tem sido parceira no processo de discussão e orientação em relação à importância do planejamento familiar, que é uma grande preocupação do poder público municipal”.

ZONA RURAL

A Secretária disse ainda que o município fez no mês passado  na zona rural um trabalho semelhante com que está programado para este mês nos CRAS da Cidade. “O “Ônibus Lilás”, através de uma parceria com o Estado, realizou essa discussão com as comunidades da zona rural, levando informações sobre direitos e fazendo acolhimento de denúncias sobre violação de direitos humanos, atendimento psicossocial, orientações sobre violência doméstica e serviços disponíveis nas redes de proteção e defesa”, citou. 

CASA DE ACOLHIMENTO

A secretária lembra que o município de Rondonópolis tem uma casa de acolhimento mantida com recursos próprios, que acolhe às mulheres vítimas de violência com medida protetiva expedido pela justiça. “Lá (Casa da Mulher) elas recebem todo o processo de atendimento, acompanhamento e direcionamento”. 

MARIA DA PENHA

A campanha “Agosto Lilás” foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto de 2006. A Lei recebeu o nome para homenagear Maria da Penha Fernandes,  vítima emblemática da violência doméstica. Ela sobreviveu a duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido, ficou paraplégica e se engajou na luta pelos direitos da mulher e na busca pela punição dos culpados, tornando-se símbolo e líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura cria programa que oferece materiais de construção de graça

Publicado

Famílias de baixa renda beneficiadas com lotes urbanizados do município agora contam com mais um beneficio para realizar o sonho de ter a casa própria. Com a publicação do decreto nº 10.910, de 22 de junho de 2022, a Prefeitura de Rondonópolis criou um programa que auxilia na edificação das moradias, o Cesta Básica de Material de Construção. 

Na prática o município vai oferecer material de construção para as famílias que estiverem dentro dos critérios determinados no decreto que cria o programa, que são: residir no município há pelo menos cinco anos; ter recebido imóvel por meio de Termos de Concessão de Direito Real de Uso, lote urbanizado por meio de Termo de Acordo e Compromisso firmado com o Município; o lote deve estar com a escritura no nome do proponente que deve ser maior de 18 anos. 

A Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo ressalta que a seleção é rigorosa e, conforme o decreto, prioriza algumas famílias, como as que são chefiadas por mulher ou por pessoa idosa, ter a presença de idoso, criança e adolescente, e ainda ter caso de doença crônica ou pessoa com deficiência comprovadas por laudo médico. 

Também terão prioridade as famílias que estejam morando em áreas ambientais, área de risco, em situação de vulnerabilidade e/ou em situação de desastre natural ou calamidade pública, comprovado por laudo da Defesa Civil, laudo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e relatório social da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo. 

As famílias selecionadas ainda vão passar pelo crivo do conselho do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). O beneficiário terá o prazo máximo para execução da obra de seis meses a contar da data de entrega e assinatura do termo de doação. 

A íntegra do decreto que regulamenta os critérios e procedimentos para as famílias serem beneficiadas pela Cesta Básica de Material de Construção está disponível para consulta no Diário Oficial do município – Diorondon do dia 23 de junho desse ano.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana