conecte-se conosco


Sorriso

CMDCA de Sorriso busca fortalecer projetos voltados às crianças e adolescentes

Publicado

Em 2024, foram destinados R$ 3,219 milhões para projetos que beneficiaram mais de 2 mil crianças e adolescentes

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Sorriso (CMDCA) está mobilizando a sociedade para contribuir com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), por meio de doações que podem ser feitas via dedução fiscal. Empresas podem destinar 1% do imposto devido, enquanto pessoas físicas podem contribuir com até 6%.

Atualmente, o CMDCA conta com sete associações credenciadas e possui outras quatro solicitações em andamento. Em 2024, foram destinados R$ 3,219 milhões para projetos que beneficiaram mais de 2 mil crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, promovendo desde atendimentos no ambiente familiar até capacitação para o mercado de trabalho.

Segundo o presidente do CMDCA Renato Ferreira, as doações são fundamentais para manter e ampliar os programas voltados à infância e juventude, garantindo oportunidades de desenvolvimento e inclusão social. “A sociedade tem um papel essencial na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Com as doações, é possível transformar vidas e garantir um futuro melhor para muitos jovens aqui no nosso município”, disse.

O Fundo é regulamentado pela Lei Municipal Complementar nº 236/2015 e gerenciado com transparência para assegurar que os recursos sejam aplicados de forma eficaz.

Para contribuir, basta realizar um depósito na seguinte conta:

Banco do Brasil

Agência: 1917-8

Conta corrente: 45.950-X

CNPJ: 19.461.747/0001-75

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Médicos da rede municipal participam de treinamento com foco no suporte avançado de vida

Publicado

Suporte avançado de vida ou, simplesmente SAV, é um conjunto de técnicas e procedimentos médicos que visam estabilizar a condição clínica de um paciente em situação de emergência. E foi para tratar do suporte avançado de vida que médicos atuantes na rede pública participaram de um treinamento ministrado por uma das equipes do SAMU do Município.

“Essa discussão é extremamente importante; todo e qualquer profissional da saúde precisa se manter em constante aprendizado e saber atender uma situação extrema com agilidade e de forma adequada salva vidas”, frisa a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde (Semsa), a enfermeira Cátia Luciano.

Cátia destaca que o treinamento será em três módulos: ontem foi o primeiro grupo, nos dias 28 de março e 1.º de abril, novos grupos devem passar pela orientação.

“Tudo foi organizado e planejado de forma que todos os médicos que atuam nos PSFs possam participar em um dos momentos; escalonamos os módulos justamente para ofertar o momento a todos e não prejudicar o atendimento nas unidades”, explica a coordenadora.

Rede clínica

Hoje, o Município conta com 29 PSFs. Em todos eles é ofertado atendimento clínico, odontológico e de enfermagem. Além do atendimento no bom e velho postinho, Sorriso conta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava em que diariamente, das 7 às 19 horas, cinco profissionais médicos atuam; das 19 à meia-noite são quatro médicos; e da meia-noite às 7 da manhã são três médicos de plantão.

Também no período noturno o Município também disponibiliza atendimento na Upinha do Santa Clara das 18 horas à meia-noite e na Upinha da Zona Leste das 18 horas às 6 da manhã do dia seguinte. No caso das duas Upinhas, além do trabalho realizado pelo médico responsável pelo espaço, há ainda o reforço clínico prestado via curso de medicina da Faculdade Atenas em dias específicos, quando alunos do curso, sob supervisão de médicos preceptores que incluem o quadro da Atenas, também estão à disposição da população.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Patrulha Mecanizada auxilia produtores da agricultura familiar no Assentamento Jonas Pinheiro

Publicado

O serviço faz parte das ações da Prefeitura de Sorriso para fortalecer a agricultura familiar

Na tarde desta terça-feira (18), a Patrulha Mecanizada da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar esteve no Assentamento Jonas Pinheiro para atender os produtores locais. O serviço, que faz parte das ações da Prefeitura de Sorriso para fortalecer a agricultura familiar, busca oferecer suporte técnico e estrutural para impulsionar a produção.

A iniciativa se soma a outras ações da Secretaria, como o atendimento técnico aos piscicultores, garantindo que os assentados tenham acesso a equipamentos e serviços essenciais para o preparo do solo, plantio e colheita. “Nosso objetivo é dar condições para que os pequenos produtores possam ampliar sua produtividade e garantir renda para suas famílias. A Patrulha Mecanizada é uma ferramenta fundamental para isso, pois permite que os agricultores tenham acesso a máquinas e equipamentos que facilitam o trabalho no campo”, destacou o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Lucas de Oliveira.

Ainda, de acordo com o secretário, o compromisso da gestão é valorização a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana