conecte-se conosco


Cuiabá

Comissão busca soluções sobre situação dos moradores de rua

Publicado

17/11/2023
Comissão busca soluções sobre situação dos moradores de rua
A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Câmara de Cuiabá, abordou nesta semana a população que vive em situação de rua na Capital. A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Hellen Janayna Ferreira de Jesus, e o tenente-coronel Gilcimar Mendes Corrêa, da Polícia Militar, também participaram das discussões.
&nbsp
Presidida pelo vereador Rodrigo de Arruda e Sá (Cidadania), a comissão ainda tem como membros os vereadores Kássio Coelho (Patriota) e Luis Cláudio (PP). O debate sobre a população em situação de rua foi demandada por comerciantes que se sentem “inseguros” com a presença desses moradores, que têm agido com truculência com os clientes desses estabelecimentos.
&nbsp&nbsp
A secretária comentou sobre as ações desenvolvidas pela pasta em prol desse público e instituiu um comitê para acompanhar a política municipal. Foi reativado o Centro Pop, centro de referência para atendimento à população de rua.
&nbsp
“Desde 2017, a Prefeitura tem um censo próprio para identificar essa população de rua, no projeto “Quero te conhecer” do Centro Pop, além das unidades de acolhimento para banho e alimentação. A gente faz encaminhamentos para o mercado de trabalho. Temos vários parceiros como o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública. É um tema complexo. Muitas pessoas têm vindo para Cuiabá de outros municípios porque aqui damos passagens para eles”, disse Hellen.
&nbsp
Ela explicou ainda que muitos moradores de rua precisam de tratamento para álcool e drogas, que ultrapassa a Assistência Social e os Direitos Humanos e se torna um problema de Saúde Pública.
&nbsp
Conforme a secretária, a assistência social tem regulamentação nacional dos serviços prestados e essas comunidades terapêuticas não se enquadram na assistência social, mas na saúde.
&nbsp
Preconceito
&nbsp
O tenente-coronel Gilcimar Mendes Corrêa, que veio representando o 1º Batalhão, comentou que muitos comerciantes querem que a Polícia Militar prenda ou expulse essas pessoas da porta dos seus estabelecimentos, contudo, a solução para a retirada dessas pessoas da situação de rua também passa pela sociedade.
&nbsp
“Precisamos de mais unidades do Centro Pop para acolher essas pessoas, funcionamento 24 horas. Muitos moradores de rua sequer dormem. A população de rua não consegue mais falar por si mesma e precisamos achar alternativa para não interferir na vida do comerciante, mas tratar esse pessoal”.
&nbsp
A secretária comentou que tem buscado a reinserção familiar dos moradores de rua e também dialogar com moradores e comerciantes, pois há muito preconceito e dificulta a locação de espaços para atender a população de rua.
&nbsp
“Fizeram abaixo assinado para que o Centro Pop não funcionasse no centro, mas temos que estar próximos onde estão esses moradores que é no Porto e no Centro. Quando a gente busca um imóvel para locar e diz que é para funcionar como albergue, a pessoa já desiste da locar”.
Ainda durante a reunião, houve a sugestão de criar uma comissão permanente para debater a situação de pessoas que moram na rua, aliados aos trabalhos das comunidades terapêuticas e o problema que envolve esse público e o uso de drogas e álcool.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Chico valoriza atuação de estagiários no Legislativo Municipal

Publicado

11/12/2023
Chico valoriza atuação de estagiários no Legislativo Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL), celebrou e valorizou a importância dos estagiários no Legislativo, durante a confraternização de final de ano, realizada na manhã desta segunda-feira (11.12), no gabinete da presidência.

De acordo com presidente, o objetivo é de que os estagiários, distribuídos em vários setores da Casa, possam aprender sobre suas respectivas profissões e posteriormente, com o fruto do trabalho apresentado, poderem pleitear um cargo de efetivo e até mesmo de contratado.

“Para nós é um prazer tê-los aqui como estagiários, mas nós queremos ter a oportunidade de tê-los aqui, seja como contratado ou efetivo. Essa Casa é carente de mão de obra. Temos aqui o Vinicius, entrou como estagiário e hoje, é contratado por essa Casa, sem condução política ou troca de apoio, mas sim, claramente técnico”, disse o presidente.

Vinicius estava lotado na Coordenadoria de Tecnologia da Informação, com o coordenador, Ricard Cristian, e por meio de seu ótimo desempenho apresentado no dia a dia, foi contratado ao fim do estágio.

Além dos estagiários e do presidente da Casa, o encontro também contou com a presença da Chefe da Escola do Legislativo, Amanda Fares, que coordena o programa de estágio na Câmara, do Secretário de Finanças, Fábio Barros Lima e do Secretário de Ações Institucionais, Charles Dias. &nbsp

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Gestão Emanuel Pinheiro reforça segurança nas unidades da rede pública municipal de educação com câmeras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT

Publicado

As 170 unidades educacionais da rede pública Municipal de Cuiabá vão receber as câmaras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT. A ação é parte das medidas previstas no Decreto 9.605, de abril deste ano, do Prefeito Emanuel Pinheiro, que estabelece medidas de prevenção e combate à violência nas escolas municipais. A cooperação envolve a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e as Secretarias Municipais de Ordem Pública e Defesa Civil e de Educação. O aparato tecnológico será instalado em pontos estratégicos nas unidades educacionais, para combater a criminalidade e trazer mais segurança para a comunidade escolar.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado ressaltou que “essas ações fortalecem ainda mais a segurança dos estudantes no ambiente escolar. Esta gestão tem o compromisso e o cuidado de manter o ambiente escolar adequado a uma aprendizagem equânime”.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, recebeu os primeiros equipamentos, incluindo 99 câmeras fixas e dos modelos speed domes e OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos), quatro nobreaks, quatro swich e quatro armários, de um total 300 equipamentos que serão entregues em três etapas.

As imagens capturadas pelas câmeras são encaminhadas para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e podem ser acessadas por meio de celular e computador. Os equipamentos são fornecidos gratuitamente aos entes públicos ou outros interessados cabendo a eles os custos da instalação e manutenção.

“O monitoramento das unidades educacionais por meio de rondas policiais e de vigilância eletrônica, e a implementação de ações voltadas ao combate à violência, garantem a segurança no ambiente escolar e a plena cidadania dos nossos estudantes e profissionais da Educação”, salientou a secretária-adjunta Débora Marques Vilar.

O assessor técnico do CIOSP, Subtenente Leandro Alves, destacou importância dos novos equipamentos para as escolas municipais de Cuiabá. “Com essa entrega demos um importante passo para melhoria da segurança da comunidade escolar, ou seja, dos alunos, professores, servidores e todos aqueles que frequentam o ambiente e o entorno das escolas”, assinalou ele.

O monitoramento, observou o Subtenente Leandro, também leva tranquilidade às famílias, especialmente aos pais dos estudantes que permanentemente estão preocupados com a segurança de seus filhos.

Leandro lembra que o Vigia Mais MT oferece aos municípios e outros parceiros o que há de mais moderno e seguro em videomonitoramento, com câmeras com qualidade de imagens, capacidade de identificação de pessoas e caracteres, entre outros, trazendo para a população a sensação de segurança.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana