O prefeito de Cáceres (a 217 km de Cuiabá), Francis Maris (PSDB), irá decretar toque de recolher das 22 às 5 horas da manhã, a partir da próxima segunda-feira (18), como medida de prevenção e combate a disseminação da Covid-19, o coronavírus. O município tem 14 casos confirmados e uma morte em decorrência do vírus.
Durante encontro do Comitê de Crise, o gestor afirmou que durante o dia as pessoas estão se protegendo com algumas medidas preventivas como o uso de máscaras e respeitando o distanciamento social. Já durante a noite, o município registrou alguns pontos de aglomeração de pessoas na Praia do Daveron e em várias praças da cidade.
“A novidade para o município é o toque de recolher, pois durante o dia, mesmo que estejam na rua, estão protegidos pelas máscaras e pelo distanciamento, enquanto a noite, estão sem proteção e com reuniões em ambientes públicos”, disse.
Possibilidade de fechar o comércio
O prefeito ainda destacou que, caso as pessoas não cumpram com o distanciamento social, o comércio poderá ser fechado novamente.
“É fundamental que cada um faça a sua parte. Façam um trabalho de prevenção para conter a disseminação do vírus. Caso não respeitem o decreto, ou os casos subam, tudo fechará de novo”, destacou.
Abertura de igrejas
Ficou estabelecido ainda que as igrejas no município poderão ser liberadas para reabrir as portas, porém precisam estabelecer algumas medidas de segurança. O prefeito ressaltou que todos os cultos e missas serão divididas em pelo menos quatro vezes por dia e com a divisão por faixa etária.
“A partir do dia 18, todas as igrejas de Cáceres estarão liberadas para reabrirem, porém, com todas as medidas preventivas indicadas, como higienização ao adentrar no ambiente, distanciamento de 1,5m e com máscaras de proteção o tempo todo e limpeza regular no interior todos os dias”.