Política Nacional
Conselho de Ética abre processos contra Daniel Silveira e Flordelis
Publicado
23 de fevereiro de 2021, 17:45
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou hoje (23) processo disciplinar contra os deputados Daniel Silveira (PSL-RJ) e Flordelis (PSD-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Os procedimentos podem levar os parlamentares a perder o mandato.
Após a instauração dos processos, o presidente do colegiado, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), convocou nova reunião para amanhã (24).
A representação contra o deputado Daniel Silveira foi formulada pela Mesa Diretora da Câmara. Também apresentaram um documento pedindo a cassação do deputado seis partidos.
Silveira responderá ao processo em razão de um vídeo onde agride verbalmente e incita violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O deputado também exaltou o Ato Institucional (AI-5), instrumento de repressão usado durante a ditadura militar, que fechou o Congresso e cassou mandatos de juízes e parlamentares.
O presidente do colegiado sorteou o nome de três parlamentares que poderão relatar o processo: Professora Rosa Neide (PT-MT), Fernando Rodolfo (PL-PE) e Luiz Carlos (PSDB-AP).
O parlamentar está preso desde o dia 16, após divulgar o vídeo.
Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao STF a abertura de inquérito para investigar a conduta do deputado.
Após ser preso pela Polícia Federal, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, Silveira foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro. No local, o parlamentar discutiu com uma servidora do órgão após se recusar a utilizar máscara facial como medida de proteção à covid-19.
No documento enviado ao STF, o vice-procurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros pede que sejam apurados os crimes de desacato e infração de medida sanitária preventiva.
Flordelis
A representação contra a deputada Flordelis também foi elaborada pela Mesa Diretora da Casa em outubro do ano passado. Ela é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, morto a tiros no dia 16 de junho de 2019 na casa da família, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.
Foram sorteados para compor a lista tríplice para escolha do relator do processo os deputados Alexandre Leite (DEM-SP), Fábio Schiochet (PSL-SC) e Gilson Marques (Novo-SC).
Tanto no caso de Daniel Silveira quanto no de Flordelis caberá ao presidente do conselho escolher um nome entre os sorteados para ser o relator.
Suspensão
Flordelis foi suspensa do exercício do mandato parlamentar pelos desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira e será encaminhada à Câmara dos Deputados para que os parlamentares se pronunciem a respeito da manutenção do afastamento.
Edição: Fernando Fraga


Política Nacional
Senado vai ouvir governadores e ministros sobre combate à pandemia
Publicado
8 de março de 2021, 11:15
A Comissão Temporária do Senado da covid-19 aprovou nesta segunda-feira (8) o plano de trabalho que pretende seguir. Presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), além de acompanhar a destinação e aplicação dos recursos públicos no combate à pandemia, a comissão, segundo o relator, senador Wellington Fagundes (PL-MT), vai acompanhar todo o processo de vacinação no Brasil, desde a autorização de uso das vacinas, passando pela negociação e aquisição dos imunobiológicos, e culminando com a distribuição e controle da aplicação das doses preconizadas, a fim de promover a imunização de toda a população brasileira no menor período possível.
“A comissão analisará as experiências de estados e municípios que vêm acertando na condução da pandemia, com diminuição dos níveis de infecção e de mortes, para avaliar que ações foram mais eficientes e por que em outras unidades da Federação tiveram resultados piores. Ademais, a comissão acompanhará o planejamento realizado em todos os níveis federativos. Nesse sentido, é importante a participação da Confederação Nacional dos Municípios no debate”, destacou Fagundes.
Com o auxílio de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e de outros órgãos, para esclarecimento de seus membros, o relator disse que para conhecer com detalhes a realidade da pandemia, a comissão pretende ouvir os gestores dos três níveis federativos e, para isso, convidará os governadores dos estados, com prioridade para aqueles que têm enfrentado maiores dificuldades no combate à doença, além de gestores do Ministério da Saúde, os secretários estaduais de saúde, representados pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), e os secretários municipais de saúde, representados nacionalmente pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), além de outras autoridades e especialistas na área.
“As reuniões da comissão serão realizadas de forma virtual, nas segundas e quintas-feiras, em que serão ouvidas as autoridades e especialistas convidados. As reuniões com o Ministro da Saúde, para acompanhamento de suas atividades e prestação de contas, serão regulares, no mínimo uma vez por mês e em outras ocasiões, se for necessário”, acrescentou Wellington Fagundes.
Como o acompanhamento dos gastos públicos relacionados à pandemia também faz parte do escopo do trabalho da Comissão, os senadores também querem que o ministro da Economia, Paulo Guedes, preste esclarecimentos, pelo menos uma vez por mês ao colegiado.
Governadores
Na segunda reunião da comissão, no dia 15 de março, os governadores de estado serão os primeiros a serem ouvidos. Além de representantes de Fórum de Governadores, também serão convidados os chefes do Executivo de unidades da federação que têm a produção de imunizantes como Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal. O grupo deve debater as dificuldades encontradas no enfrentamento da pandemia e vacinação, com debate sobre o colapso no sistema de saúde e o estágio da pandemia e da vacinação.
Calendário
O calendário de reuniões é extenso. Termina no dia 1° de julho com a apresentação e votação do relatório.
18 de março de 2021:
Pauta: reunião mensal com Ministro da Saúde para debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos respectivos prazos, bem como as medidas de combate à pandemia. Audiência com o Ministro da Saúde: Eduardo Pazuello.
22 de março de 2021:
Pauta: reunião mensal com o Ministro da Economia para debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos respectivos prazos, bem como a situação fiscal. Convidado, então, o Ministro Paulo Roberto Guedes.
25 de março de 2021:
Pauta: reunião com representantes das fabricantes de vacina. Audiência com:
– Presidente do Instituto Butantan;
– Presidente da Fiocruz;
– representante de farmacêuticas.
29 de março de 2021:
Pauta: reunião com o Ministro das Relações Exteriores para debater os entraves à aquisição de vacinas e medidas que podem ou devem ser tomadas para agilizar a aquisição de vacinas pelo País. Audiência com o Ministro das Relações Exteriores: Ernesto Araújo.
1º de abril de 2021:
Pauta: reunião com a Presidente do Tribunal de Contas da União e o Ministro da Controladoria-Geral da União para debater o acompanhamento dos gastos públicos relacionados ao combate à pandemia e também a campanha de vacinação. Audiência com:
– Ana Arraes – Presidente do Tribunal de Contas da União;
– Wagner Rosário – Ministro da Controladoria-Geral da União.
5 de abril de 2021:
Pauta: reunião para elencar e priorizar projetos legislativos em andamento considerados relevantes para a aquisição de vacinas.
8 de abril de 2021:
Pauta: reunião com Prefeitos municipais – indicação da Frente Nacional de Prefeitos e da Confederação Nacional dos Municípios.
12 de abril de 2021:
Pauta: reunião com representantes dos secretários estaduais de saúde – indicação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
15 de abril de 2021:
Pauta: reunião com representantes das secretarias municipais de saúde – indicação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
19 de abril de 2021:
Pauta: reunião mensal com o Ministro da Saúde para debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos respectivos prazos, bem como as medidas de combate à pandemia. Audiência com o Ministro Eduardo Pazuello.
22 de abril de 2021:
Pauta: reunião mensal com o Ministro da Economia para debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos respectivos prazos, bem como a situação fiscal. Convidado: o Ministro Paulo Roberto Nunes Guedes.
26 de abril de 2021:
Pauta: reunião com representantes do empresariado para discutir a coparticipação de empresas no plano de vacinação. Audiência com:
– Josué de Alencar;
– Luíza Trajano;
– e outros que ainda podem ser acrescidos.
29 de abril de 2021:
Pauta: reunião com representantes de usuários com assento no Conselho Nacional de Saúde (CNS).
3 de maio de 2021:
Pauta: reunião a ser definida na Comissão, avaliando o estágio da pandemia e da vacinação.
6 de maio de 2021:
Pauta: reunião a ser definida na Comissão, avaliando o estágio da pandemia e da vacinação.
10 de maio de 2021:
Pauta: reunião a ser definida na Comissão, avaliando o estágio da pandemia e da vacinação.
13 de maio de 2021:
Pauta: reunião a ser definida na Comissão, avaliando o estágio da pandemia e da vacinação.
17 de maio de 2021:
Pauta: reunião a ser definida na Comissão, avaliando o estágio da pandemia e da vacinação.
20 de maio de 2021:
Pauta: reunião mensal com o Ministro da Saúde para debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos respectivos prazos, bem como as medidas de combate à pandemia, com o Ministro Eduardo Pazuello.
24 de maio de 2021:
Pauta: reunião mensal com o Ministro da Economia para debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos respectivos prazos, bem como a situação fiscal, sendo convidado o Ministro Paulo Roberto Nunes Guedes.
27 de maio de 2021:
Pauta: reunião a ser definida na Comissão, avaliando o estágio da pandemia e da vacinação.
31 de maio de 2021:
Pauta: reunião a ser definida na Comissão, avaliando o estágio da pandemia e da vacinação.
3 de junho de 2021:
Pauta: reunião a ser definida na Comissão, avaliando o estágio da pandemia e da vacinação.
7 de junho de 2021:
Pauta: reunião a ser definida na Comissão, avaliando o estágio da pandemia e da vacinação.
10 de junho de 2021:
Pauta: reunião a ser definida na Comissão, avaliando o estágio da pandemia e da vacinação.
14 de junho de 2021:
Pauta: reunião com o Presidente do Tribunal de Contas da União e o Ministro da Controladoria-Geral da União para debater o acompanhamento dos gastos públicos relacionados ao combate à pandemia e campanha de vacinação. Audiência com:
– Ana Arraes, Presidente do Tribunal de Contas da União;
– Wagner Rosário, Ministro da Controladoria-Geral da União.
17 de junho de 2021:
Pauta: reunião mensal com o Ministro da Saúde para debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos respectivos prazos, bem como as medidas de combate à pandemia, com o Ministro Eduardo Pazuello.
21 de junho de 2021:
Pauta: reunião mensal com o Ministro da Economia para debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos respectivos prazos, bem como a situação fiscal, com o Ministro Paulo Guedes.
24 de junho de 2021:
Pauta: disponibilização do relatório final da Comissão aos seus membros, para sugestões.
28 de junho de 2021:
Pauta: deliberação do relatório final da Comissão.
1º de julho de 2021:
Pauta: divulgação do relatório final da Comissão e apreciação para aprovação.
Edição: Denise Griesinger
Política Nacional
Câmara dos Deputados vota esta semana a PEC Emergencial
Publicado
7 de março de 2021, 14:18
A Câmara dos Deputados marcou para esta semana a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, a PEC Emergencial. O presidente da Casa, Arthur Lira, anunciou que pautará a PEC para apreciação diretamente no plenário, sem passar por comissões. A expectativa é aprovar a admissibilidade do texto na terça-feira (9) e, no dia seguinte, a votação em plenário em dois turnos.
Na avaliação de Lira, é importante aprovar logo a PEC para possibilitar o pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial à população ainda em março.
O relator da proposta na Câmara é o deputado Daniel Freitas (PSL-SC).
O texto cria mecanismos de ajuste fiscal, caso as operações de crédito da União excedam as despesas. Entre as medidas, estão barreiras para que a União, os estados e os municípios criem despesas obrigatórias ou benefícios tributários. A PEC também possibilita o pagamento do auxílio emergencial com créditos extraordinários sem ferir o teto de gastos públicos.
No Senado, o texto sofreu mudanças importantes. O relatório do senador Márcio Bittar (MDB-AC) teve que ceder à resistência de vários colegas e foi retirado o trecho mais polêmico do seu parecer, o fim da vinculação obrigatória de parte do orçamento a investimentos com saúde e educação. Bittar também retirou a redução de salário e jornada de trabalho dos servidores públicos, como expediente de ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas.
Bittar adicionou uma “trava” a mais para evitar um gasto excessivo com o auxílio emergencial. O relator limitou a R$ 44 bilhões o valor disponível para pagamento do auxílio emergencial. O governo estima retornar com o auxílio emergencial em forma de quatro parcelas de R$ 250 ainda este mês.
Edição: Fernando Fraga

Delegacia de Colíder inaugura Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher

Polícia Civil prende traficante apontado como autor de tentativa de homicídio em Poconé

União pagou R$ 1,35 bilhão de dívidas de estados em fevereiro

Projeto Mulheres na Roda de Samba dá visibilidade a cantoras e musicistas de Cuiabá

Enzo Celulari se declara para Bruna Marquezine: “Te amo”
Política MT


Mulheres na política já!
O debate sobre a representatividade das mulheres na política ainda se encontra muito distante do desejado e naturalmente deve ser...


Deputado Claudinei cobra regularização de repasses para Santa Casa de Rondonópolis
Com o avanço da pandemia de Covid-19 e do aumento da taxa de ocupação dos leitos da Unidade de Terapia...


Mulher Maravilha, eu?
Estamos no mês da Mulher e, este ano, eu achei necessário escrever sobre uma das perguntas que ao longo da...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Polícia Civil prende traficante apontado como autor de tentativa de homicídio em Poconé
Assessoria/Polícia Civil-MT Um homem apontado como um dos autores de uma tentativa de homicídio ocorrida no município de Poconé (104...


Delegacia de Colíder inaugura Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher
Assessoria | Polícia Civil-MT A Polícia Civil do município de Colíder (650 km ao norte de Cuiabá) inaugurou nesta segunda-feira (08.03),...


Polícia Civil prende em flagrante assaltante envolvido em roubo em supermercado em Várzea Grande
Assessoria | Polícia Civil-MT Um dos autores do roubo cometido em um mercado em Várzea Grande, foi preso pela Polícia...
Mais Lidas da Semana
-
Política Nacional1 de março de 2021, 22:21
Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
-
Política Nacional1 de março de 2021, 22:47
Presidente sanciona lei que autoriza União a aderir ao Covax Facility
-
Cidades2 de março de 2021, 10:39
Balança comercial tem superávit de US$ 1,152 bilhão em fevereiro
-
Cidades2 de março de 2021, 10:39
Governo de MT atualiza medidas restritivas anunciadas; confira as mudanças
-
Policial1 de março de 2021, 19:21
Polícia Civil encontra corpos de bebês gêmeos enterrados em casa na Capital
-
Entretenimento2 de março de 2021, 16:49
Câmara pede prisão de Danilo Gentili após humorista ameaçar deputados no Twitter
-
Entretenimento2 de março de 2021, 11:46
Polícia pede prisão de Negão da BL e mais 13 por bailes funk na pandemia
-
Cuiabá2 de março de 2021, 11:21
Instalação de consórcio para vacinas ocorre até o dia 22; Emanuel reforça esforço para imunizar população cuiabana