conecte-se conosco


Mato Grosso

Corpo de Bombeiros lança documentário sobre os 60 anos da corporação em MT nesta quinta-feira (28)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) lança nesta quinta-feira (28.11) um documentário que celebra os 60 anos de criação da corporação no Estado. A produção retrata a trajetória da instituição, destacando a atuação dos bombeiros militares e as principais ocorrências que marcaram sua história ao longo dessas seis décadas.

Intitulado “Vidas: 60 anos do Corpo de Bombeiros”, o documentário é realizado em parceria com o Instituto Memória, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e será exibido em sessão única nos cinemas de 11 municípios, como parte das celebrações comemorativas. Veja os locais ao final da matéria.

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, o documentário é uma homenagem a todos os militares que fazem parte da corporação, assim como aos civis que, de diferentes maneiras, contribuíram para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos. Além disso, é uma forma de preservar a memória da corporação.

“Esse projeto é uma forma de reconhecer a dedicação, a coragem e o compromisso dos nossos bombeiros que, todos os dias, arriscam suas vidas para salvar e proteger. Além disso, é uma oportunidade ímpar de reviver os momentos mais significativos da nossa história e refletir sobre a importância vital do Corpo de Bombeiros para a população mato-grossense”, afirmou o coronel.

A corporação foi criada inicialmente como “Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar de Mato Grosso”, por meio da Lei nº 2.184, publicada em 19 de agosto de 1964, e efetivada em 1967. Em 1994 os bombeiros militares conquistaram sua independência, separando-se da Polícia Militar e passando a ser uma instituição autônoma.

Ao longo dos 55 minutos de exibição, o documentário não apenas relembra as histórias mais marcantes da corporação, mas também destaca as grandes transformações tecnológicas e operacionais que o CBMMT experimentou desde sua fundação, em particular com as aquisições de equipamentos e a crescente inclusão de novos militares.

O presidente da comissão responsável pela organização do documentário, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, comandante-geral adjunto e chefe do Estado Maior, explicou que a elaboração do projeto envolveu uma extensa curadoria.

“Fizemos um trabalho de resgatar e preservar a memória da corporação, reunindo imagens, depoimentos e documentos históricos que, juntos, narram a evolução de uma instituição que faz parte da vida e da história de Mato Grosso”, afirmou o coronel.

Exibição nos cinemas

Em Cuiabá, o documentário será exibido no dia 28 de novembro às 10h30, nos cinemas do Shopping Estação Cuiabá em uma sessão única.

O documentário também será exibido em outras 11 cidades no interior, onde existem unidades operacionais da corporação. Após a exibição nos cinemas, o documentário estará disponível na grade de programação da TV Assembleia e também no Youtube.

Veja os locais e horários de exibição abaixo:

Cuiabá – Shopping Estação Cuiabá – 10h30
Barra do Garças – Cine Laser Cinemas – 10h30
Cáceres – Cinexin Cinema Cáceres – 10h30
Lucas do Rio Verde – Cine Xin Lucas do Rio Verde – 10h30
Primavera do Leste – Cine Teatro Vila Rica –10h30
Rondonópolis – CineVip.com – 10h30
Sinop – Moviecom –10h30
Sorriso – Cine Laser Cinemas – 10h30
Tangará da Serra – Cine Laser Cinemas – 10h30
Alta Floresta – Cine Floresta – 14h00
Guarantã do Norte – Cine Floresta Guarantã – 15h00

Veja o trailer de “ Vidas: 60 anos do Corpo de Bombeiros”

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

Publicado

por

Só Notícias (arte: arquivo/assessoria)

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes inauguram, no próximo dia 20, o viaduto na 163 com acesso ao centro de Nova Mutum e ao setor industrial, que começou a ser construído ano passado. A prefeitura investiu mais de R$ 21 milhões para fazer a obra e resolver um dos principais problemas no setor de logística, proporcionando também maior segurança para moradores que precisam atravessar a rodovia e, com o viaduto, os riscos de acidente diminuem.

As obras iniciaram em fevereiro. Na parte superior são quatro pistas (duas sentido Cuiabá e duas a Sinop), cada uma com 3,6 metros de largura e 2,5 metros de acostamento em cada lado. A altura do viaduto será de 5,5 metros para garantir a passagem de carretas. A passagem inferior, pela avenida Mutum, tem as mesmas características com duas vias de 8,5 metros de largura cada e canteiro central de 20 metros de largura com acesso à rotatória menor (do lado da cidade) e à rotatória maior do lado oposto.

Leandro liderou a articulação para a prefeitura fazer a obra. Ele se reuniu com a diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e em seguida com a concessionária para viabilizar o viaduto. Há poucos dias, com a conclusão das obras, o prefeito e o presidente da concessionária Nova Rota Oeste, Cidinho Santos, definiram a data de inauguração do viaduto.

Após a solenidade de inauguração, haverá show gratuito para os moradores com o cantor Eduardo Costa.

O governador e o presidente da Nova Rota Oeste também devem inaugurar, dia 20, os 100 km de duplicação da 163 do Posto Gil até Nova Mutum. A data ainda será confirmada. As obras das pontes estão na reta final.

As obras iniciaram em julho do ano passado logo após o governo do Estado assumir o controle acionário da empresa que concessionária da rodovia. Com as conclusões de trechos duplicados, o tráfego passou a ser liberado melhorando o fluxo e aumentando a segurança. Em setembro, Mauro Mendes inaugurou mais 18 km (9 km em Mutum e outros 9 na região do Posto Gil). A ponte no rio dos Patos está praticamente pronta.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil cumpre 12 mandados judiciais contra o crime organizado em Terra Nova do Norte

Publicado

A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (13.12), em Terra Nova do Norte, a Operação Terra Limpa para cumprimento de doze mandados judiciais de prisão preventiva e de busca contra integrantes de uma organização criminosa instalada no município.

A ação ocorreu de forma simultânea, com apoio da Delegacia Regional de Guarantã do Norte e das Delegacias de Peixoto de Azevedo, Matupá, Itaúba e Sinop.

Sete suspeitos alvos foram presos na cidade de Terra Nova do Norte, um localizado em Sinop, e os outros quatro mandados de prisão preventiva cumpridos nas unidades prisionais de Sinop e Peixoto de Azevedo.

Os criminosos respondem inquéritos que tramitam na Delegacia de Terra Nova do Norte por torturas, homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa. Os crimes eram cometidos pelo grupo que agia com extrema violência.

Eles são apontados por envolvimento em vários homicídios, que eram ordenados por líderes da facção com o objetivo de dominar o tráfico, além de praticar crime de tortura física, conhecido como “salve”, contra membros da própria organização e de rivais como uma forma de punição e controle do comando.

Conforme o delegado Fábio Viana Mateus, além de desarticular a facção criminosa, a operação busca estabelecer a segurança pública na região.

“Essa ação reafirma o compromisso da instituição no combate ao crime organizado. A Polícia Civil está comprometida e continuará as investigações, uma vez que há suspeitas que a grupo tenha ramificações em outras cidades. As diligências seguem para identificar e prender todos os envolvidos”, destacou o delegado.

Denúncia

A população pode colaborar com denúncias pelo Disque 197. As informações são anônimas e ajudam nas investigações para esclarecer crimes e prender os autores.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana