Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Geral

Covid-19: Brasil lidera pesquisas entre nações ibero-americanas

Publicado

O Brasil lidera o ranking de países ibero-americanos em pesquisas sobre a pandemia do novo coronavírus. O país é o que tem mais artigos científicos sobre o assunto e mais instituições trabalhando em aspectos diversos, do conhecimento do fenômeno às formas de prevenção e tratamento.

De acordo com levantamento da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a partir da base de trabalhos científicos PubMed, cientistas brasileiros haviam publicado nessa segunda-feira (20) 833 artigos. Em seguida vêm o México (231), a Colômbia (157), Argentina (153), o Chile (110) e o Peru (76). No total, foram mapeadas 1.478 investigações.

O Brasil é a origem das instituições com mais trabalhos publicados: Universidade de São Paulo (165), seguida pela Fundação Oswaldo Cruz (65), Universidade Federal de Minas Gerais (51), Universidade Federal do Rio de Janeiro (50). Em seguida vem a Universidade Tecnológica de Pereira (46), na Colômbia.

A entidade disponibiliza um observatório voltado ao tema, atualizado em tempo real, e que pode ser consultado na internet.

Quando considerada uma rede de repositórios institucionais de artigos científicos da região denominada LA Referência, a Argentina é a que tem mais trabalhos publicados (131), seguida pelo Peru (124), Brasil (45), Chile (33) e a Costa Rica (19).

No levantamento sobre essa base de dados, destacam-se as universidades de Rosário, na Argentina (50), Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (42), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Comissão Nacional de Investigação Científica e Tecnológica do Chile (33) e o Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (29).

Para o coordenador de Desenvolvimento de Cooperação da OEI-Brasil, Allan Torres, a liderança brasileira mostra a importância do trabalho feito pelos pesquisadores do país sobre o tema neste momento excepcional.

“Acho que isso mostra a qualidade das nossas universidades e o senso de urgência que tiveram perante a seriedade com que a covid-19 atingiu o Brasil. Tanto o Brasil quanto a Ibero-América mostram o valor do seu capital humano, e o mais interessante disso tudo é o espírito colaborativo”, afirma.

Comentários Facebook
publicidade

Geral

Prefeitura de Sinop faz manutenção nas ruas da Comunidade Fátima

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realiza manutenção nas ruas 01, 02 e 03 da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. O serviço é executado ao longo dessa semana e consiste na colocação de cascalho e no patrolamento e compactação do solo para garantir a durabilidade do serviço. Outras estradas também recebem os mesmos trabalhos.
 
O objetivo da manutenção é garantir aos moradores da região e aos condutores que realizam, com veículos pesados, o escoamento da produção regional, as boas condições de trafegabilidade e evitar pontos de atoleiros nas vias administradas pelo município. O secretário da pasta, Vilmar Scherer, acompanha o serviço e garante que a Prefeitura tem intensificado os trabalhos nas áreas rurais para proporcionar qualidade de vida à população.
 
“Essa semana o trabalho foi concentrado nas ruas 01, 02 e 03 da Comunidade Fátima. Cascalhamos as ruas, fizemos patrolamento e compactamos o cascalho para garantir a vida útil maior desse serviço. Os maquinários da Prefeitura e os servidores estão em uma força tarefa para concluir os serviços de manutenção dessas ruas públicas para garantir o bom tráfego dos motoristas”, disse ele.
 
Scherer explica que outras estradas também receberam os serviços. Ao menos duas vicinais recebem essa manutenção. “Estamos com três frentes de trabalho simultâneos. Temos dois caminhões na Estrada Lívia, termiando o serviço lá. Temos outra turma com caminhões, também, na Estrada Lucila e esses também dividem os puxamentos [cascalho] para Comunidade Fátima. E temos uma equipe com maquinários na cascalheira”, explicou.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Defesa Civil de Sinop emite alerta para chuvas intensas e ventos fortes nas próximas 24h

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Defesa Civil Municipal, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, emitiu um alerta de chuvas intensas válido até às 10h desta sexta-feira, 14 de novembro, com ventos de até 60 km/h. A orientação reforça a necessidade de atenção redobrada por parte da população diante das condições climáticas previstas para o município.
 
De acordo com o aviso meteorológico, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/h, acompanhada de ventos fortes entre 40 e 60 km/h. As condições favorecem a ocorrência de transtornos típicos de tempestades.
 
As equipes de monitoramento destacam três riscos principais durante o período de validade do alerta: descargas elétricas: temporais podem intensificar a incidência de raios, exigindo que moradores evitem áreas abertas e busquem locais seguros; queda de galhos e árvores: rajadas de vento podem provocar desprendimento de estruturas frágeis, causando danos em vias públicas, e, alagamentos: chuvas volumosas em curto intervalo podem ocasionar enxurradas e acúmulo de água em pontos críticos da cidade.
 
Orientações à população
 
A Defesa Civil recomenda que a população evite trafegar por áreas alagadas, não se abrigue sob árvores durante tempestades, reforce telhados e estruturas vulneráveis, redobre a atenção ao dirigir sob chuva intensa, mantenha distância de fios rompidos e acione imediatamente as autoridades.
 
Canais de emergência
 
Em caso de ocorrências, a população pode acionar:
 
193 – Corpo de Bombeiros
 
199 – Defesa Civil
 
A Prefeitura de Sinop segue monitorando as condições climáticas e mantém equipes de prontidão para atender possíveis chamados. As atualizações oficiais serão divulgadas pelos canais de comunicação do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana